Sobremesas de natal

Reunimos aqui uma super seleção de receitas de sobremesas de natal que, certamente, vai deixar essa data ainda mais gostosa. Além de sobremesas clássicas, incluímos também algumas opções um pouco diferentes das tradicionais para você escolher a melhor para sua ceia ou almoço.

Tenho certeza que seja qual for sua escolha, você arrancará muitos elogios!

Para abrir a receita completa, é só clicar nos links do texto ou na imagem.


Como escolher a sobremesa para sua ceia

Antes de mais nada, é importante eu reforçar, que o critério mais importante para escolher a sobremesa que você vai servir é além do seu gosto pessoal levar em conta sua memória afetiva. Essa é uma ótima época para investirmos em comidas que nos conectam com memórias boas e fazem a gente ficar mais feliz.

Dito isso, algumas dicas podem ajudar quem, mesmo assim, ainda não sabe o que servir, como por exemplo:

Gosto dos convidados

Antes de mais nada, é importante pensar no que vai agradar a maioria das pessoas. Não adianta ficar horas na cozinha preparando um doce super elaborado, se sua família prefere mesmo o bom e prático pudim!

Refrigeração

Sem dúvida, esse ponto é extremamente importante de ser levado em conta. Afinal, além de nessa época geralmente termos dias bem quentes, é bastante normal nossa geladeira/freezer, estar lotada com preparos e bebidas. Dessa maneira, é importante você prever um espaço para sua sobremesa e não pensar em sorvete, se seu freezer está abarrotado, ou ficará sendo aberto de 5 em 5 minutos;

Cardápio

Inegavelmente, eu sou dessas que pensam na sobremesa depois de pensar no que vou servir. Claro que, se a sua ceia ou almoço é para um grande número de pessoas, a probabilidade de o cardápio ser bem variado é bem grande. Com isso, também é possível pensar em mais de 1 opção de sobremesa. Mas se você, assim como eu, faz uma ceia menor, aconselho a pensar numa combinação de sabores. Por exemplo, se vou servir uma receita mais leve, como uma salada de bacalhau, tendo a ir para sabores mais cítricos e refrescantes, como uma sobremesa com limão. Ao mesmo tempo, se vou para um frango com batatas, aposto em uma sobremesa com sabor leve, porém mais marcante, como o pudim, por exemplo.

Como calcular a quantidade de sobremesa por pessoa

É provável que essa seja uma dúvida bastante comum na hora de organizar qual sobremesa servir e o quanto preparar. Para chegar nessa conta, um coisa que você deve levar em conta é como é o apetite da sua família e/ou amigos para sobremesas.

Além disso, levar em consideração se vai ter 1 sobremesa, se vai servir rabanada e frutas também, pode influenciar nessa medida.

De qualquer forma, uma boa média a ser levada em consideração é de 120g de sobremesa por pessoa. Caso vá servir sorvete, aumente a porção para 180g.


Pudim de leite condensado

É provável que em todas as ceias seja certo ter um pudim! Além de ser um clássico, é, realmente delicioso. E, dando o play no vídeo abaixo, eu te ensino todos os truques para fazer um pudim lisinho e super cremoso.

Para conferir a receita detalhada, clique aqui.

Acredite em mim, fazer o pudim de leite condensado sem furinhos e bem cremoso é mais simples do que parece. Mas é imprescindível seguir algumas dicas…


Torta de limão

Outro clássico que tem o enorme benefício de ser extremamente refrescante. E é provável que essa versão que eu vou te ensinar seja uma das mais gostosas que eu já testei. Clique aqui e já garante essa receita.

Torta de limão

Pavê

É provável que, junto com o pudim, o pavê seja uma das receitas mais requisitadas da ceia. Além de ser uma ótima opção, não só por ser gostosa, como também fácil de fazer, tem a vantagem de poder ser feita em diferentes sabores.

Eu super indico testar essa receita clássica.

A nossa receita é super tradicional, mas nem por isso menos gostosa. E com nossas super dicas você vai fazer o pavê perfeito!

Receita de pavê

Quer mais opções? Confira aqui algumas receitas deliciosas de pavê:


Manjar

Essa sobremesa bem brasileira inegavelmente tem seu lugar garantido na lista de sobremesa. E para quem ama esse preparo de coco, eu tenho uma sugestão deliciosa: uma versão de manjar com calda de maracujá!


Cheesecake

É provável que essa não seja uma receita tão típica do nosso Natal, mas eu tenho certeza que vai ser difícil não impressionar com esse doce delicioso! Clicando aqui você vai conferir como fazer esse cheesecake de baunilha PERFEITA!

Tendo como base cream cheese, ovos e açúcar, é uma receita bastante simples de preparar, mas que certamente impressiona na hora de servir


Torta banoffee

Apesar de também não ser tão comum, você vai se surpreender como essa torta é fácil de fazer e MUITO gostosa. Se você não quer ter muito trabalho, mas, ainda sim, quer servir uma sobremesa deliciosa, pode apostar na banoffee. Clique aqui e veja a receita completa.

Torta Banoffee - naminhapanela.com

Sorvete

Já que dezembro é super quente, apostar no sorvete como sobremesa para a ceia ou almoço, pode ser certeiro. Mas você nem imagina o quanto vai ser fácil de fazer esse sorvete de doce de leite super cremoso (clique aqui e veja a receita em detalhes).

Sorvete de doce de leite

Ama muito sorvete? Confira também essa versão de limão, assim como esse sorvete com toque de café.


Brigadeirão

Agora, quem não abre mão de chocolate, não pode deixar de pensar no brigadeirão como uma ótima opção. Impossível não agradar com essa receita cremosa e com sabor intenso de brigadeiro. Clique aqui e veja a receita detalhada.

Além de gostoso é também uma opção prática para servir de sobremesa. Isso porque é relativamente fácil de fazer e é um doce com boa estrutura aguentando ficar até mesmo em temperatura ambiente

Agora, se você quer apostar em uma versão diferente de sobremesa com chocolate, aposte nessa torta de brigadeiro. Sem dúvida, uma das minhas receitas favoritas.


Rabanada

De fato, não existe Natal sem rabanada! E eu te garanto, depois de fazer essa nossa receita você nunca mais vai querer fazer de outro jeito. Para conferir todas as dicas detalhadas de como fazer essa rabanada com leite condensado, clique aqui.

Uma das características que eu mais gosto nessa receita é o quanto ela fica cremosa…

Rabanada com leite condensado

Se você ama rabanada, vai adorar saber que temos uma seleção de receitas deliciosas que testamos ao longo dos anos, clique aqui e confira.


Mousse de manga sem açúcar

Se por acaso, na sua família, houver alguém que não possa comer açúcar, eu te aconselho a testar esse mousse de manga (clique aqui e veja como fazer). No meu último Natal levei para atender a demanda de 1 pessoa que não podia consumir açúcar, mas no final, foi a sobremesa favorita da noite.


Mais dicas para deixar o seu Natal mais gostoso

  • Clique aqui e confira várias dicas de como fazer uma ceia inesquecível;
  • Se você está buscando ideias para receitas de Natal, nós vamos te ajudar! Basta clicar aqui.
  • E, certamente, não existe Natal sem bacalhau, e clicando aqui você vai conferir nossas melhores receitas.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *