Pavê

É provável que toda família tenha uma receita de pavê. A da minha é bem parecida com essa que vou compartilhar com você. Uma receita simples, deliciosa e que, certamente pode ser feita em dobro para porções ainda maiores.

Receita de pavê tradicional

Pavê clássico

O pavê é uma das sobremesas mais clássicas do Brasil. Feita com camadas de biscoito e creme, pode ter uma variedade de combinações de sabores.

Mas aqui, eu vou te mostrar uma receita mais clássica de pavê, com creme básico e biscoito maisena. E tenho certeza, que depois de provar a primeira colherada você vai ter certeza que é uma dessas receitas que remetem a momentos bons, em família.

Como falei anteriormente, essa receita é inspirada em um pavê feito por uma tia minha. Na época, era o pavê mais disputado das festas. Mas, diferente da versão dela, fiz na proporção de 1 lata de leite condensado para 1 de leite. A receita favorita da família usava 2 latas de leite condensado para 1 de leite, ou seja, fica bem doce. Mas, se você é uma formiguinha, certamente vai adorar.

Dicas para fazer o pavê perfeito

Sem dúvida, fazer pavê é bastante simples. Mas, com alguns segredinhos você vai preparar uma receita perfeita e que vai garantir o sucesso da sua sobremesa, como por exemplo:

  • O creme precisa ser feito com calma. Primeiro você vai precisar misturar tudo fora do fogo, em seguida, vai precisar cozinhar em fogo baixinho e mexendo sempre;
  • Mas, se mesmo com esse cuidado seu creme ficar com gomos, não tem problema. Para resolver isso basta você processar com um mixer ou liquidificador que ele voltará a ficar lisinho. Mas, de qualquer forma, não tem muito problema se não ficar muito lisinho viu?
  • Trabalhe com seu creme mais quente, isso porque, conforme ele esfria ele vai endurecendo o que é ótimo para estrutura do doce, mas pode te trazer dificuldades para espalhar as camadas;
  • A quantidade de camada fica a seu critério. Você pode fazer camadas mais generosas de creme, e dessa maneira, menos camadas de biscoito. Só lembre que isso pode deixar ele menos estruturada, como o nosso. Mas se você não liga pra beleza, tá tudo certo!
  • Nada de molhar demais o biscoito! Dessa maneira, você vai conseguir mais estrutura, além de ter uma textura diferente entre o creme e o biscoito;
  • Espere gelar por algumas horas antes de servir. Dessa forma, o seu creme ficará firme suficiente para você conseguir tirar pedaços mais certinhos.

Como adicionar mais sabor ao seu pavê

Como falei, aqui vou compartilhar uma receita mais simples. Os únicos detalhes que diferem meu pavê das versões mais básicas são que, eu adicionei extrato de baunilha no leite onde molhei o chocolate, assim como finalizei com um ganache de chocolate para trazer um toque de cor e sabor.

Mas você pode também, saborizar seu creme, por exemplo. Para isso, você pode adicionar o próprio extrato de baunilha, um licor ou quem sabe, chocolate em pó.

Além disso, na hora de finalizar, você pode optar por frutas, como morango, uva ou pêssego, da mesma maneira que pode adicionar bombons e pedaços de chocolate.

Veja aqui a receita de pavê fácil de fazer

Receita de pavê
Yield: 8 porções

Pavê

Prep Time: 20 minutes
Total Time: 20 minutes

Receita simples e deliciosa de pavê tradicional.

Ingredients

Creme

  • 1 lata de leite condensado;
  • mesma medida da lata de leite;
  • 200 ml de creme de leite;
  • 1/4 de xícara de amido de milho.

Camada biscoito

  • 1 xícara de leite;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha - opcional;
  • 2 pacotes de biscoito maisena - aproximadamente;

Ganache de chocolate;

  • 90 g de chocolate meio amargo;
  • 2 colheres de sopa de creme de leite.

Instructions

  1. Comece misturando todos os ingredientes do creme em uma panela, até que forme um creme uniforme;
  2. Leve para cozinhar em fogo baixo até que o creme comece a engrossar bem;
  3. Não espere seu creme esfriar muito e já comece a montagem. Para isso, misture o leite e o extrato, caso vá usar, e molhe seus biscoitos, mas sem deixar amolecido demais;
  4. A primeira camada deve ser feita de biscoito. Depois disso vá alternando entre biscoito e creme, finalizando com o creme;
  5. Caso deseje finalizar com o ganache, basta derreter o chocolate, misturar o creme de leite e espalhar por cima da última camada de creme;
  6. Leve para gelar por algumas horas e sirva bem gelado.

Mais sobremesas clássicas para você testar

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *