Rabanada com leite condensado

Sem dúvida, essa rabanada com leite condensado é uma das minhas versões favoritas. Isso porque além de deliciosa, ela fica super cremosa.

Seja quentinha ou bem gelada, essa receita vai fazer você querer comer rabanadas durante todo o ano.

Rabanada com leite condensado
Yield: 10 porções

Rabanada com leite condensado

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 25 minutes
Total Time: 35 minutes

Deliciosa e muito cremosa, essa rabanada com leite condensado é a melhor receita que você vai experimentar. Você precisa testar.

Ingredients

  • 1 lata de leite condensado;
  • a mesma medida de leite integral;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha - opcional;
  • aproximadamente 8 pães - usamos o tipo "careca";
  • manteiga e óleo para o preparo;
  • açúcar e canela para finalizar.

Instructions

  1. Comece misturando os ovos com o leite condensado e a baunilha;
  2. Em seguida adicione o leite e mexa até formar um creme uniforme;
  3. Mergulhe seus pães cortados em fatias nesse creme até que estejam bem úmidos;
  4. Leve para grelhar na frigideira, já pré aquecida, com manteiga e óleo, virando quando estiverem bem douradas;
  5. Finalize passando na mistura de açúcar e canela imediatamente após retirar do fogo.

Rabanada cremosa

Sem dúvidas, uma das características que eu mais gosto nessa receita é o quanto ela fica cremosa. Ao misturar os ingredientes que você vai usar para umedecer o seu pão, você vai perceber que ele vai render um líquido bem cremoso.

Mas, desde já, eu preciso te avisar. O resultado final fica um tanto doce, pelo menos para o meu gosto. Por mais delicioso que seja, se você prefere uma versão menos adocicada, pode dobrar a quantidade de leite da receita.

Qual pão escolher?

Certamente você já deve ter visto os famosos pães de rabanada que invadem padarias e mercados na época de final de ano. Geralmente, só é possível encontrá-los nesse período do ano e eu sou defensora que rabanada se deve comer o ano todinho.

Por isso mesmo, que acredito que é não só possível, como também incrível testar outros tipos de pães.

Por exemplo, já fiz rabanada com brioche e ficou DELICIOSA! Com pão de forma, certamente é a forma mais prática. E para essa receita, escolhi o “pão careca” que é aquele que geralmente usamos para fazer cachorro quente.

Não só ficou uma delícia e super leve, como também ficou um charme, já que rendeu mini rabanadas.

Dicas para preparar a rabanada com leite condensado perfeita

Fazer rabanada é bastante simples, mas ao mesmo tempo trabalhoso, afinal são várias etapas entre a produção e finalização.

Mas vamos reunir algumas dicas, que podem te ajudar a preparar a rabanada perfeita:

  • Organização é a chave: Separe um espaço na sua bancada para já organizar tudo que você vai precisar. Já que você vai precisar deixar seus pães já cortados, o creme já pronto, sua frigideira esquentando e para finalizar a mistura de açúcar e canela já preparada;
  • Não molhe demais seu pão: Claro que você quer uma rabanada bem molhadinha, mas o creme em excesso pode fazer seu pão perder estrutura e se desfazer;
  • Cozinhe tempo suficiente para o ovo não ficar cru: Mas calma, o ovo cozinha em alguns minutos, ou seja, é só não preparar suas rabanadas em fogo altíssimo e de forma apressada que vai dar tempo dele cozinhar sem problemas;
  • Pré aqueça sua frigideira, mas controle a temperatura durante o preparo: É legal sua frigideira já estar previamente quente antes de adicionar seus pães. Mas não mantenha em temperatura alta, já que isso pode fazer com que suas rabanadas queimem por fora, mas não cozinhem o suficiente por fora.

Como preparar a rabanada sem fritura

Preciso confessar uma coisa para você: eu nunca fiz rabanada frita por imersão. Primeiro, porque eu não sou muito fã de fazer frituras, e além disso, eu acho o resultado da versão “grelhada” muito mais gostosa.

Para isso, em uma frigideira antiaderente, vou derretendo manteiga com um pouco de óleo (para ajudar a manteiga a não derreter) numa quantidade de cubra toda a minha panela e vou adicionando mais conforme for necessário.

Como falei ali em cima, é importante ir controlando a temperatura para que suas rabanadas fiquem douradas e bem cozidas.

O resultado é um toque amanteigado delicioso que certamente você vai amar.

Itens que podem ajudar a fazer sua rabanada 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Frigideira antiaderente: Sem dúvidas, uma boa frigideira é essencial para facilitar a sua vida na cozinha. Aqui, há tempos essa é uma panela que investimos mesmo. E minha dica é comprar uma de tamanho maior, que será bem mais versátil;
  2. Louças: Nas fotos que ilustram essa receita usamos as louças da Oxford Porcelanas.

Mais receitas de rabanadas

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

10 comments on “Rabanada com leite condensado”

Eu amo rabanada mais nunca fiz grelhada e vou experimentar fazer, com certeza ficará uma versão diferente mais muito gostosa também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *