Brigadeirão

Sem dúvida você já deve ter experimentado um brigadeirão e ficou pensando como fazer essa delícia cremosa. Uma versão gelada do clássico brigadeiro fácil de fazer e muito gostosa.

Eu tenho certeza que você vai adorar saber que para preparar essa massa você só vai precisar de um liquidificador e poucos minutos! Vem conferir como fazer essa delícia.

Brigadeirão
Delicioso, cremoso e fácil de fazer! O brigadeirão é a sobremesa perfeita para quem ama chocolate.

Brigadeirão cremoso

Me lembro de uma das primeiras vezes que fiz brigadeirão, sem nunca ter comido, e ter me impressionado com a textura dele. Sem dúvida, essa se tornou uma das minhas receitas favoritas entre os amigos.

Além de gostoso é também uma opção prática para servir de sobremesa. Isso porque é relativamente fácil de fazer e é um doce com boa estrutura aguentando ficar até mesmo em temperatura ambiente.

Sem contar, que ainda dá para incrementar e adicionar uma cobertura cremosa. O que certamente aumenta o nível de doçura, mas que, mesmo assim tende a agradar bastante.

Qual chocolate usar para fazer brigadeirão

Com toda a certeza, nas primeiras vezes que fiz essa receita, o achocolatado era o ingrediente escolhido. Mas eu não indico que você faça o mesmo!

Isso porque o achocolatado geralmente contém muito açúcar em sua composição, o que interfere não só no sabor, como também na textura do seu doce.

Por isso, minha sugestão é usar ou chocolate em pó (que também tem uma menor quantidade de açúcar) ou então o cacau puro. Esse último trará um sabor ainda mais intenso de chocolate.

Dicas para o brigadeirão perfeito

Sem dúvida essa é uma receita fácil que até quem não tem muita habilidade na cozinha vai conseguir fazer. Mas, certamente, algumas dicas podem ajudar ainda mais, como por exemplo:

  • Escolha ingredientes de boa qualidade, isso faz toda a diferença no sabor final;
  • É importantíssimo untar a sua forma com manteiga e em seguida adicionar uma camada de açúcar. Dessa maneira, além de deixar sua massa com brilho, facilita bastante na hora de desenformar;
  • Na verdade, caso prefira tirar da forma depois dele gelado, basta aquecer um pouco a sua forma direto na chama ou mergulhando em água quente. Isso fará com que a manteiga e o açúcar derretem, faciltando que ele saia inteiro;
  • Assar em banho maria é essencial para deixar ele todo cremoso. Caso asse direto, sem a água, pode ser que seja criada uma casca mais grossa em volta do doce. Não fica ruim, mas não é característico;
  • Finalize com um granulado gostoso para trazer um toque de textura.

Receita de brigadeirão cremoso

Brigadeirão
Yield: 6 porções

Brigadeirão

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 1 hour
Total Time: 1 hour 5 minutes

Cremoso, delicioso e fácil de fazer! Esse brigadeirão é uma ótima opção de sobremesa para quem ama chocolate

Ingredients

  • 1 lata de leite condensado;
  • 200 ml de creme de leite;
  • 1 xícara de chocolate em pó;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 3 ovos;
  • Granulado para finalizar

Instructions

  1. Num liquidificador misture todos os ingredientes (com exceção do granulado) e bata bem até formar um creme liso e uniforme;
  2. E seguida, transfira a massa para uma forma untada com manteiga e com uma camada de açúcar. Caso deseje que sua massa fique bem lisa, passe a mesma por uma peneira;
  3. Leve para assar em banho maria (com a água fria), cobrindo a forma com papel alumínio, em temperatura de 180 graus por aproximadamente 1 hora ou até que esteja firme;
  4. Espere esfriar para desenformar e finalize com granulado;
  5. Siva gelado.

Notes

Eu, particularmente, gosto de deixar o brigadeirão alguns minutos fora da geladeira antes de servir. Dessa maneira, acredito que ele fica mais cremoso.

Mais ideias de sobremesa com chocolate

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Brigadeirão

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *