Pudim de leite condensado

O pudim de leite condensado é definitivamente a sobremesa mais clássica dos eventos em família. Mas mesmo sendo uma receita tão comum, existem algumas dicas para deixar o seu doce ainda mais perfeito.

Pudim de leite condensado
Sem dúvida, uma das melhores receitas de pudim que você já testou!

Pudim com ou sem furinho?

Para quem não sabe, o pudim é uma sobremesa que tem como sua origem o crème caramel, um doce francês bem parecido com o nosso pudim, mas com algumas técnicas diferentes das nossas. E, inegavelmente, nessa versão não há furinhos!

Os furinhos na massa acontecem por causa do ar incorporado a clara de ovo e geralmente acontece quando batemos a massa no liquidificador e assamos o pudim em alta temperatura. Se você gosta dessa versão de pudim, agora você já sabe como conseguir!

Mas se esse não é o seu caso e você prefere a versão bem lisinha do doce a gente tem algumas dicas para você.

Como fazer o pudim bem liso?

Acredite em mim, fazer o pudim de leite condensado sem furinhos e bem cremoso é mais simples do que parece. Mas é imprescindível seguir algumas dicas:

  • Sua massa não pode ter nenhuma espuma. Possivelmente você usa o liquidificador ou mixer para bater a sua massa de pudim. Esse processo cria uma espuma que você precisa eliminar. Neste caso, você pode deixar sua massa descansar por alguns minutos ou retirar o excesso com a ajuda de uma colher, assim como, pode coar sua massa em uma peneira bem fina.
  • Asse seu pudim em temperatura baixa e coberto com papel alumínio.
  • E por último, mas não menos importante, você deve assar seu pudim em banho maria, porém a água deve estar em temperatura ambiente, ou seja, a água deve ir esquentando conforme você assa seu pudim.

Confira agora a receita do pudim de leite condensado

pudim de leite condensado
Yield: 10 porções

Pudim de leite condensado

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 1 minute
Total Time: 1 minute

Confira agora como fazer o pudim de leite condensado perfeito. Super cremoso e delicioso.

Ingredients

  • 2 latas de leite condensado;
  • 2 medidas (da lata) de leite integral;
  • 4 ovos;
  • 1 xícara de açúcar;
  • ½ xícara de água fervente.

Instructions

  1. Comece batendo o leite condensado, o leite e os ovos no liquidificador até ficar uniforme. Deixe descansar por alguns minutos;
  2. Enquanto isso, em uma panela e em fogo baixo, derreta o açúcar até formar um caramelo bem dourado;
  3. Em seguida, adicione então a água fervente e deixe formar uma calda (que não pode ser muito espessa e nem líquida demais). Espalhe a calda na forma. Para conferir a vídeo receita da calda de pudim, clique aqui;
  4. Finalize retirando o excesso de espuma da massa do pudim e passe por um coador antes de colocar sua massa na forma. Desta forma seu pudim ficará bem lisinho;
  5. Asse o pudim em banho maria, em temperatura baixa e coberto com papel alumínio, por aproximadamente 1h ou até que ao espetar um palito o mesmo volte limpo;
  6. Deixe esfriar bem e na hora de desenformar, aqueça um pouco o fundo da sua forma, para que a calda desgrude do fundo.

Itens que podem ajudar a preparar o seu pudim 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Forma para pudim: Essa receita rende um pudim relativamente grande, então é legal ter uma forma não muito pequena. E claro, essa forma vai servir pra outros preparos também;
  2. Liquidificador: Por aqui preparamos nosso pudim no liquidificador, e eu confesso que estou namorando um de copo de vidro para comprar em breve, já que é bem mais fácil de limpar!
  3. Mixer de mão: Mas, sem dúvida, você pode usar um mixer para misturar sua massa também. Esse, certamente, é um acessório que uso bastante por aqui, principalmente pela praticidade.

Confira outras receitas de pudim

Guarde essa receita no seu Pinterest

Pudim de leite condensado

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

17 comments on “Pudim de leite condensado”

Oi! Uma dúvida, duas medidas de leite integral? Duas medidas de que? Dois copos? Ou medida com a lata de leite condensado?

A forma tem que encaixar na panela de pressao com folga, e a panela tem que ser aquela de fechamento em cima. Cobrir cim papel alumínio, água no fundo. Cozinhar por 20 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *