Biscoitos de fubá

Com toda a certeza você vai se apaixonar por esses biscoitos de fubá logo na primeira mordida. Isso porque ele é delicioso, viciante e fácil de fazer, essa receita também não contém glúten.

Biscoitos de fubá
Yield: 80 biscoitos

Biscoitos de fubá

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 25 minutes
Total Time: 30 minutes

Você vai se apaixonar por esse biscoito delicioso e super crocante. E mais: ele não tem glúten!

Ingredients

  • 100 g de manteiga;
  • 1 ovo;
  • 2/3 de xícara de açúcar demerara;
  • 1 xícara de fubá fino;
  • 2/3 de xícara de amido de milho;
  • aproximadamente 1/2 xícara de goiabada em cubos pequenos (opcional).

Instructions

  1. Comece misturando a manteiga (que deve estar macia), com o ovo, o açúcar e o fubá;
  2. Logo após, vá adicionando aos poucos o amido de milho até formar uma massa uniforme e que desgrude da mão (essa quantidade pode variar um pouco da informada na receita, podendo ser menos ou mais);
  3. Faça pequenas bolinhas com a massa, achate levemente, organize no tabuleiro com uma esteira de assar ou papel manteiga untado, deixando um espaço entre eles;
  4. Em seguida, finalize, adicionando a goiabada no centro da massa e levando para assar em temperatura de 180° por 25 min ou até que comecem a ficar dourados por baixo.
  5. Deixe esfriar antes de desenformar.

Notes

Caso sua massa continue grudando na mão com as quantidades indicadas, antes de adicionar mais amido ou fubá, deixe a massa na geladeira por alguns minutos. Assim ela ficará mais firme para você moldar e dessa forma você verá se realmente é necessário incluir mais ingredientes secos.

Biscoitinhos sem glúten

Para quem tem alguma intolerância ao glúten esses biscoitinhos são uma ótima opção para se deliciar no lanche da tarde.

Isso acontece porque a massa não leva farinha de trigo e como resultado, você terá uma massa leve e extremamente crocante.

Algumas dicas para fazer o seu biscoito

Inegavelmente essa é uma receita extremamente fácil de fazer, ainda assim, algumas dicas vão te ajudar a ter um biscoito perfeito:

  • Embora eu vá passar as medidas corretas, pode ser necessário você adicionar uma quantidade diferente de amido de milho. Isso pode acontecer devido ao tamanho do seu ovo. Por esse motivo, é importante ir colocando aos pouquinhos até chegar numa massa homogênea e que não grude na mão;
  • Na hora de organizar seus biscoitos no tabuleiro, deixe um espaço bom entre eles, porque ele dá uma ligeira esparramada, e você não quer que seus biscoitos grudem um no outro, não é mesmo?
  • A massa depois de pronta fica bem delicada, por isso, para ajudar a desinformar, eu indicaria você usar uma esteira de silicone própria para ir ao forno ou então um papel manteiga – pode ser necessário untar mesmo com o papel manteiga, já que infelizmente os oferecidos no mercado brasileiros não tem uma super qualidade;
  • De fato, você precisa ter paciência! Isso porque quando você retirar seus biscoitos do forno, eles ainda estarão moles e dessa forma, você vai precisar esfriar para poder desinformar sem quebrá-los.
Biscoitos de fubá
Delicioso, fácil de fazer e super crocante, esses biscoitos de fubá são perfeitos para qualquer momento do dia.

Confira outros biscoitos deliciosos

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

29 comments on “Biscoitos de fubá”

Fiz essa receita ontem e o pessoal aqui de casa amou!

Nao tinha demerara, entao fiz com açúcar mascavo mesmo. Diminui a quantidade pra 1/2 xícara e deu super certo, apesar de um pouco doce demais pro meu paladar, acho que pelo açúcar mascavo ser mais forte.
Também troquei o amido de milho por polviho doce, precisei de mais ou menos 1 xícara pra dar no ponto.

Muito obrigada pelas receitas maravilhosas e carinho com o blog. Acompanho vocês há mais de 7 anos e nunca havia comentado aqui!

Um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *