Tabela de Pesos e Medidas

Com toda a certeza você já se pegou na dúvida sobre o quanto de cada ingrediente colocar numa receita, não é mesmo? Mais com esse guia completo de conversão de medidas culinárias, isso não vai mais acontecer.

Porque é importante seguir as medidas exatas?

Principalmente na produção de doces, massas e pães, respeitar as medidas é extremamente importante para o sucesso da sua receita. Mas não se engane, essa orientação vale para todos os tipos de preparo.

Uma forma de padronizar é usar copos, xícaras e colheres medidoras, assim como uma balança. Existem opções no mercado de todos os valores e materiais, então por mais simples que seja, é super importante garantir esses itens para a sua cozinha.

modelo medidores culinários

E pra você saber quantas gramas tem uma colher de sopa, confere a nossa tabela de pesos e medidas

Para te ajudar, existem algumas medidas padrões que podem ajudar e muito na hora de fazer receitas, como por exemplo:

MedidasEquivalência em colheresEquivalência em mL
1 xícara16 colheres de sopa240 mL
3/4 de xícara12 colheres de sopa180 mL
1/2 xícara8 colheres de sopa120 mL
1/3 de de xícara5 colheres de sopa e 1 de chá80 mL
1/4 de xícara4 colheres de sopa60 mL

Porém, como o volume de cada ingrediente pode variar, é provável que você precise fazer uma conversão específica para cada um deles. Para isso, você pode usar a tabela abaixo que com toda a certeza irá ajudar:

Baixe a tabela de conversão gratuita

Mesmo que você possa voltar sempre nesse post para conferir as medidas, da mesma forma que pode salvar a imagem aí em cima, que tal garantir um arquivo pronto para imprimir e deixar à mão na sua cozinha? PESOS E MEDIDAS

Pensamos em um formato que você consegue dobrar e fica bem pequeno, não ocupando quase nada de espaço. Para baixar a sua tabela de pesos e medidas, é só CLICAR AQUI!

E confira na imagem abaixo como montar.

Quer saber mais sobre alimentação saudável?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

26 comments on “Tabela de Pesos e Medidas”

Boa noite!…

Gostaria de fazer um bolo sem açúcar substituindo por mel, mas não sabemos a proporção, vocês podem nos ajudar.
Desde já agradecemos.

Carlos & Isabel

Olá pessoal, tudo bem?
Infelizmente não acredito que seja tão simples. Acredito que a substituição vá interferir na textura da massa, já que o açúcar, geralmente, ajuda na estrutura do bolo. Só testando mesmo. Mas nunca fiz bolo só com mel :-(

Parabéns pelo conteúdo, essa foi a medida de equivalência mais completa e clara que já vi, vou salvar e imprimi, uma relíquia!

Depende do tamanho da xícara, tenho uma xícara de chá que tem 160ml. Pega aqueles copinho de remédio ou um copo com marcação de ml e vai medido na sua xícara.

Eu vejo nos copos medidas que consta uma medida em “OZ” e não entendo o que significa , por favor se puder esclarecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *