Safra abril

Quero Comida de Verdade

Confira dos destaques deste mês

A safra de abril está recheada de alimentos deliciosos e nutritivos. Com as temperaturas baixando, já dá para fazer purês e preparos quentes com as delícias que estarão disponíveis esse mês.

Destaques safra abril

Caqui

Como outros vegetais de cor alaranjada e avermelhada, o caqui também é fonte de betacaroteno, nutriente que ao consumirmos se transforma em vitamina A em nosso organismo.

Essa vitamina é muito importante para saúde dos olhos, da pele e do nosso sistema imunológico.

Além disso, o caqui também é fonte de licopeno, carotenoide responsável pela cor vermelha, que tem potencial antioxidante, anti-inflamatório e anticancerígeno.

Vitamina C e minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio também fazem parte da sua composição, portanto é uma fruta que ajuda e muito no equilíbrio geral do nosso corpo.

Atenção somente a baixa durabilidade e sensibilidade, o ideal é que o lavemos somente na hora em que formos consumi-lo.

Berinjela

Tem algum tempo que a berinjela recebeu a fama de ajudar a reduzir os níveis de colesterol, ajudar no emagrecimento etc.

Entre minhas pesquisas não consegui encontrar nada comprovando essa fama de fato, mas o que dá para afirmar é que a berinjela é fonte de minerais como potássio, magnésio, ferro, zinco, cobre e manganês. Cada um deles exerce importante influência no funcionamento equilibrado do nosso organismo como o controle da pressão arterial, sistema imunológico, maturação sexual, fertilidade e reprodução, desenvolvimento neural entre outros.

O que podemos certamente afirmar é que ela é rica em fibras e com baixo teor lipídico, o que faz dela um alimento aliado no emagrecimento.

Além disso, a berinjela é fonte de fitoquímicos como polifenóis com potencial antioxidante e possui potencial de reduzir a absorção da glicose intestinal.

Escarola

Verdura de folhas firmes e sabor predominantemente amargo, principalmente se consumida crua.

Possui benefícios como toda verdura, além de conter muitas fibras e baixo teor calórico, o que auxilia na saúde intestinal e emagrecimento.

A combinação das vitaminas C, A e as vitaminas do complexo B com minerais como ferro, cálcio, potássio, selênio, magnésio e zinco, faz da escarola uma verdura excelente para fortalecer nosso sistema imunológico além de ajudar na recuperação muscular.

Se você não curte muito o sabor amargo, dá pra refogar rapidamente e amenizar o amargor, mas é aquela refogada rápida, deixando-a ainda levemente crocante. Quando deixamos amolecer demais, ela perde muita água e acaba ficando amarga novamente.

Inhame

Esse legume é fonte das vitaminas A, C, betacaroteno, complexo B, minerais como potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre. Além disso é fonte de fibras, promovendo a saciedade mais rapidamente!

Confira alguns dos benefícios que fazem do inhame um super alimento:

  • Promove a saúde cardiovascular
  • Tem poder anti-inflamatório
  • Ajuda a regular níveis hormonais
  • Melhora a memória
  • Fortalece os sistemas nervoso e imunológico!

Por esses motivos é legal incluí-lo no seu cardápio. E ele é super versátil! Veja algumas formas de consumir: cozido, como purê, em cremes ou sopas, do mesmo modo que fica delicioso em chips, assim como em vitaminas ou sucos (cru ou cozido sem sal). Você também pode fazer leite de inhame ou então uma pastinha cremosa tipo requeijão.

Superdica: SEMPRE DEIXE O INHAME QUE VOCÊ VAI CONSUMIR DE MOLHO EM ÁGUA COM LIMÃO OU VINAGRE DA NOITE PRO DIA! Isso elimina antinutrientes responsáveis pela má digestão desse legume, intolerâncias em pessoas mais sensíveis e facilita a absorção dos nutrientes presentes nele.

Nabo

Mais um alimento riquíssimo em nutrientes e pouquíssimo utilizado por nós, brasileiros.

O nabo pertence a família das brassicas e tanto a raiz quanto às folhas podem ser consumidos em preparações deliciosas. Além disso, são pouco calóricos e ricos em magnésio, cálcio, potássio, fósforo e vitamina C.

É também rico em fibras solúveis, auxiliam no controle e redução do colesterol e na destoxificação, além de promover a saúde intestinal, auxiliando na redução de inflamações crônicas.

O consumo regular de nabo ajuda no tratamento contra excesso de muco, pois fluidifica o mesmo.

Você pode consumi-lo cru ralado ou em lâminas bem fininhas, além de poder usar no preparo de sopas e ainda pode fazer chips crocantes.

Maçã

Você já ouviu a frase “Coma uma maçã por dia e mantenha o médico longe”? Pois é! Ela faz sentido já que a maçã é uma fruta que traz muitos benefícios a sua saúde!

A fruta possui quantidades significativas de:

  • Vitaminas B1, B2, B3, que auxiliam na saúde do cérebro;
  • Vitamina E, que tem propriedade antioxidante e auxilia na saúde dos pulmões, diminuindo a ocorrência de doenças respiratórias
  • Além disso sua casca possui grande concentração de pectina, uma fibra que contribui para a redução do colesterol.

Confira algumas receitas com os vegetais da safra de abril

Joice Amaro – especializada em nutrição funcional
para mais dicas siga no instagram: @joiceamaro_


Quer salvar essa safra para ver depois? Utilize o Pinterest!

safra de alimentos mês de abril

By Joice

Especializada em nutrição funcional, acredita que comida de verdade é a melhor forma de manter o corpo nutrido e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *