Categorias
Bolos

brownie com chocolate extra

enquanto o rafa misturava os ingredientes desse brownie me peguei pensando que este bolo é tão gostoso e ao mesmo tempo tão fácil de ser feito… não tem perigo de solar, você não fica na tensão de ele não crescer e você pode abrir o forno em qualquer momento que ele não vai estragar…

sim eu fico tensa quando eu faço bolo, enquanto não tiro ele do forno e corto o primeiro pedaço eu não sossego. mas com brownie não tem stress… ah tem sim, afinal preciso me controlar para não comer um pedaço atrás do outro.

é engraçado como cada receita traz um resultado diferente! aqui no blog já postei esta, esta e esta receita e nenhuma delas me rendeu o mesmo resultado. todas, incluindo esta nova receita, só tem uma coisa em comum: são fáceis e muito boas…

sem mais blá, blá, blá, a receita

comece derretendo uma barra de 180g de chocolate meio amargo e 120g de manteiga, misture bem e então acrescente, sempre mexendo, 1/2 xíc + 2 colheres de sopa de açúcar, 3 ovos, 1/2 xíc. de farinha, 3 colheres de sopa generosas de chocolate em pó e uma pitada de sal… sua mistura vai render uma massa bem grossa que você vai espalhar em um tabuleiro que deve estar coberto com papel alumínio ou com papel manteiga (assim fica mais fácil você cortar depois de pronto). leve ao forno em temperatura baixa e depois de 30 min. comece a fazer o teste do palitinho, a diferença aqui é que o mesmo deve voltar com uns pedacinhos.

para dar um toque especial derreti um pouquinho de chocolate branco e com a ajuda de uma colher fui fazendo os desenhos de cima… diz se não ficou fino?

e que coisa boa, casquinha extra crocante, sabor intenso de chocolate e massa muito, mas muito molhadinha, ai, ai…

 

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

120 respostas em “brownie com chocolate extra”

Olá!!!

Adorei essa receita!:) Fiquei com dúvida nessa parte “1/2 xíc + 2 colheres de sopa de açúcar”! É 1/2 xic de que? Outra dúvida é se o chocolate tem de ser derretido em banho maria.

Obrigada!

bjs

Olá..parece ser mt gostoso mesmo! Mas tenho uma dúvida: esse tabuleiro, pode ser substituído por outro tipo de “forma” ? Qual seria? Posso colocar em que tipo de outra “forma”?

Daiane,
você pode usar a forma que você quiser, lembrando que não pode ser muito gradona para a massa não ficar muito fininha já que ele diferente do bolo não cresce…

ameeeei o blog, descobri hj e passe a tarde toooda lendo as receitas maravilhosas!! Beijos e esse brownie?? Jesus apaga a luz q eu tou grávida e a medica falou q nao posso mais engordar!!!

Ai, ai, Camilla… cada dia vc se supera mais!!! Claaaaaaro q eu vou “ter” q fazer!! hahahaha…. Sempre amo suas receitas, e faço várias, tb admiro bastante as fotos, mas essa do batedor escorrendo a massa ficou DEMAIS!!!!! Bjks!!!!

Juro…
Quando acho que você já mostra uma das melhores receitas….
Pum… Vem mais uma…
certeza que vou fazer….. Amanhã que hoje vou assistir Harry Potter..
Tem a cara de um que eu amo de uma padaria de São Paulo.. A diferença é que o da padaria tem nozes.
Vou fazer essa receita colocando umas nozes picadas… será que vai dar certo?
Volto aqui pra falar….
Parabéns…

to fazeeeeeeeeeendo ta no foooorno, ai ai ai camilitcha!!! só me diz uma coisinha, esse chocolate branco derretido, ponho depois de assar ou antes?

well… agora vai ter que ser depois pq néam… já tá no forno, mas responde ai que fiquei na duvida..

amo seu blog, pra mim um dos melhores de gastronomia, e as fotos que vc coloca… pára néam… deliiiiiiicia master

Plagiando um pouco o Claude: Que marravilha é seu blog!
Bom, nunca fiz brownie e sua receita me encorajou. Já comprei o chocolate…, mas tenho dúvida com relação ao tamanho da assadeira e quantas pessoas serve. Acho que pra 5 pessoas formigas pode ser pouco, talvez.
Abraços!

Ana,
Ele rende uns 25 quadradinhos como da foto, não é tão pouquinho não… como ele é um bolo mais pesado, acho que dá sim… a forma que fiz tinha mais ou menos 30×25 cm…

Oiii
Fiz o brownie e foi o maior sucesso. (eu q perguntei no twitter se tinha q servir frio ou quente)
as minhas amigas amaram e achei super fácil de fazer
parabéns pelo blog =)

….Parece maravilhoso, mas será que fica bom se fizer com chocolate ao leite ?! Definitivamente não sou muito chegada em chocolate meio amargo … Obrigada, bjs.

Oi…
essa receita deve ser uma delícia, mas eu não entendi uma coisa. Quando for colocar os ingredientes secos, eu tiro o chocolate já derretido do fogo para poder colocá-los????
Haaa e essa receita não leva baunilha, será que dá certo colocar um pouco??

Obg… =)
Bjsss

Sua angústia em fazer bolo é a mesma minha. Já nem faço mais… Mas adooorei fazer o brownie. Me senti especialista, já que não tem erro, além de ser prático! Parabéns pela receita e por compartilhar!

Oi, Camila!

Como sempre seu site tá SENSACIONAL!!

Sei que essa pergunta é super difícil, mas vou fazer assim mesmo rsrsrsrs:

Das receitas de Brownie que você já fez, tem alguma preferida??

Bjos

Dayse,
Posso dizer a verdade, os 3 são deliciosos! A primeira versão pra mim é a mais fácil… as duas últimas tem como principal característica serem beeemmm molhadinhos. Fazendo qualquer um deles vc vai amar…

Como eu sou uma pessoa muito severamente com esse tipo de coisa (chocolate) e muito hardcore, coloquei pedacinhos de chocolate branco na massa!
Olha… Vc não tem noção do que ficou não!!
Bom demais!!
Umas amigas vem pra minha casa hoje a noite e elas vão provar, aí digo o que elas acharam!!
Amei seu blog, já tá nos meus favoritos!!!
Beijo

Fanática por chocolate, essa é a primeira receita que faço desse blog maravilhoso! Só digo que foi o melhor brownie que já comi na vida!
Fiz com chocolate ao leite, pq nao sou fã de meio amargo.
Delícia demais!!!

Meu deus, estava procurando alguma coisa no mano Google e vim parar no seu blog.
E como não podia ser diferente, me apaixonei (:
Eu amo cozinhar desde bem pequena (a velha de 18 aninhos falando, né?! ;p )
não sosseguei enquanto não vi todas as receitas, e como não sao poucas, virei a noite passada lendo todas e anotando as que mais me encheram os olhos pra depois pegar a receita…
Li varias vezes pensando qual faria primeiro, mas como minha mae me pediu para ficar longe da cozinha 2 semanas por motivos de saúde, e esse “século” acaba amanha, tem que ser um mto especial, então escolhi essa! (:
Parabéns pelo seu blog, estarei sempre aqui vendo receitas!

Poxa Nanda, também sou assim, qnd acho um blog q gosto só sossego depois que vejo tudinho!
eu tbm gosto de cozinhar desde bem novinha…
espero que a sua volta ao mundo dos doces tenha sido em grande estilo e deliciosa!!!

põe deliciosa nisso!
ficou tudo uma delicia, amei as receitas do blog, as historias que vc conta de quando era mais nova e tudo mais…
espero que o blog lhe proporcione cada vez mais momentos de felicidade! :D
beijos

Camila adoro seu site… nunca fui prendada mas suas receitas são super fáceis…
Me tira algumas dúvidas sobre essa receita pois quero fazer amanhã.
1 xícara equivale a qnts ml mais ou menos??
e a farinha é farinha de q?? trigo??
desculpa a perguuunta que pode ser óbvia mas pra mim… é uma dúvida cruel… =)
bjs

Nossa, AMEI O BLOG! e como eu sou uma formiga fico aqui vendo as receitas direto! rsrsrs

Parabéns mesmo, além das receitas maravilhosas, vcs são super educados e simpáticos! xD

Vou fazer esse brownie, to querendo colocar chantily por cima, qm sabe fica bom néh?! rsrs

bjss xD

cami… qdo eu for por a massa na forma.. tem que ser com o papel aluminio oou manteiga?
se for com o papel aluminio.. eu forro a forma toda com o papel aluminio e dps so despejo a massa dentro? é isso?
bjos

você pode usar ou um ou outro, o melhor é o papel manteiga, mas se não tiver o alumínio ajuda demais…
isso mesmo, vc forra a forma com o papel e depois joga a massa…

Fiz hoje a receita e gostaria de dar uma dica… assem realmente em forno baixo,eu não considerei esse toque e a textura não ficou tão boa e quando percebi a temperatura do forno estava média – alta (+/- 230°) e ja era um pouco tarde pois estava assado em menos de 20 minutos!
Outra dica basiquinha… não tinha manteiga em casa e usei a melhor margarina que conheço (Delicia Supreme sem sal), deu hiper certo!!

O sabor ficou excelente mas da próxima vez forno baixo para garantir a cremosidade!

Super obrigada por compartilhar essa ótima receita

Beijo, Damaris

é realmente, assar em temperatura bem baixinha faz toda a diferença, eu já coloquei no fogo alto e ficou parecendo bolo seco…

Cami, já morei nos Estados Unidos e AMO brownies! Adorei essa receita e estou louca pra fazê-la. Só tenho uma dúvida: em qual temperatura devo assar? 150°? 180°? Vou fazer na quarta feira para levar como sobremesa em um jantar internacional que terá na casa do meu chefe, então se você puder me responder até quarta, eu agradeceria muuuuito! Obrigada desde já!

Amore,
o meu forno não tem a temperatura certinha, eu sempre faço no mínimo, mesmo que demore um pouco mais, acho que o resultado é melhor.
Eu se fosse você faria em 150°
espero que seja um sucesso!!!

Só leva 1/2 xícara de farinha de trigo? estou impressionada! Na verdade estou testando hoje, já está no forno… Estou com medo de não dá certo. Porque na minha “antiga” receita de brownie sempre levava 4 xicaras cheia de farinha, agora só 1/2, achei pouco! É espera na torcida pra dá certo!

Acabo de saborar sua receita, e, realmente, vim aqui deixar meu testemunho apenas para somar ao coro dos que se apaixonaram por esta delícia!

Somente senti falta de algumas nozes… acabei abrindo mão, já que o preço anda proibitivo…

Muito obrigada por dividir esse carinho conosco, leitores(as)!

Oi Camila, só em olhar a foto já deu água na boca, e depois de ler todos esses comentários com certeza irei fazer, só queria que vc me tirasse uma duvida se eu colocar o chocolate ao leite(é o que eu tenho e queria muito fazer hoje kkkkk) devo tirar o açúcar para não ficar muito doce, ou será que tirando o açúcar vai influir na textura da massa.
Estou adorando seu site, já coloquei um monte de receitas suas nos meus favoritos p o mais breve faze-las.
Um abraço
Simone

Ehhhh, quantas calorias deve ter essa receita??? Estou perguntando porque comi um inteiro durante todo o dia…
Mas o sabor diminuiu a minha culpa…
Amei! Mas uma receita que faço e dar super certo!!!

Essa farinha, é farinha comum, né? Sem fermento.
Vou aproveitar a dica das nozes tb!
E servirei esse fim de semana com um sorvete de coco verde, essa combinação é sucesso aqui na Bahia!

Huuuuuuummmm parece ser uma delícia!!! Fiquei salivando com as fotos… Vou fazer para um lanhchinho de confraternização… uma dúvida, Camila, você usou a manteiga com sal ou sem sal? Obrigada e parabéns pelo blog.

Cami,
A receita parece deliciosa!! Mas vim aqui para te falar outra coisa:
CUIDADO! A página inicial do seu site foi hackeada! Está redirecionando para uma página falsa do site da Adobe, onde qualquer link representa uma ameaça ao usuário!
Percebi e me vi na obrigação de te avisar.
Abraços

olá, poxa fiz a receita e não ficou com gosto de brownie, molhadinho e grudento, ficou igual a um bolo que não cresceu…a única coisa que fiz diferente é que só tinha uma barra de 150 gr de chocolate, será que 30 gr fez tanta diferença assimm??? help…

olaa!!!!!! por favor me ajude,….. estou procurando uma receita de brownie que de certo .ja testei varias e nada,…. tenho uma duvida vc diz que a massa fica grossa,..e porque fica dura para mexer e dificil de espalhar na forma?
estou procurando uma receita para vender, ate agora todas que fiz nao deu certo.
obrigada..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.