muito antes de eu começar o naminhapanela já ficava de site em site de culinária em busca de receitas gostosas, e numa dessas buscas caí no digamaria, com suas receitas fantásticas e suas fotos de fazer babar… e agora tenho a honra de ter a Maria nessa panela aqui! Com vocês a blogueira que me faz salivar com suas receitinhas feitas no forno…
Acho que quem gosta de cozinhar se sente honrado sempre que é convidado pra entrar numa cozinha que não a sua. Pelo menos assim, lisonjeada, recebi e aceitei o convite pra participar desta seção. Tratei de escolher uma receita que me parecesse bem gostosa para agradecer à Camilla por dar o primeiro passo nessa bem-vinda aproximação e oferecer pra você, leitor do naminhapanela, uma provinha saborosa do DigaMaria!Espero que gostem, comentem e experimentem!
Encontrar uma boa bomba, seja ela do sabor que for, não é das tarefas mais fáceis. Os paulistanos certamente poderão indicar alguns bons lugares para comê-las (por favor o façam!), mas quando não estamos na capital essa tarefa pode parecer quase impossível.
Foi depois de procurá-la naquela que é considerada a melhor doceria da minha cidade, e de vivenciar uma frustração coletiva – éramos três desejosos de uma bomba de creme – que resolvi achar uma boa receita e produzí-la eu mesma. Consultei alguns livros e logo aprendi que havia a possibilidade de preparar a massa, chamada pâte à choux, ou massa choux, com água ou com leite – a primeira com um resultado mais leve e crocante e a segunda mais saborosa, macia e úmida. Optei por uma que era o meio termo: metade água, metade leite.
A preparação foi mais simples do que eu esperava e aproveitei o bom rendimento da massa para congelar* seis unidades. Com o restante moldei cerca de 15 unidades pequeninas que se tornariam mais tarde essas bombinhas das fotos.
Durante o tempo de forno, acendi algumas vezes a luz interna e fiquei babando, maravilhada com a transformação daquela massa pálida e mole numa outra consistente e dourada, com gotículas brilhantes evaporando na superfície. Recomendo o programa. :) Mas quando saíram, lindas e cheirosas, mal tiveram tempo de descansar sobre a grade e já tinham ao seu redor uma platéia sedenta. Moral da história: não deu tempo de preparar o crème pâtissière para recheá-las e as levamos direto pra mesa, acompanhadas de um bom doce de leite, de chocolate meio amargo derretido e misturado com creme de leite fresco e chocolate branco no mesmo esquema. Cada um montou a sua bombinha com quanto quis de recheio e cobertura.
A massa é uma das melhores que já comi, sem exagero. Se você quiser preparar uma bomba tradicional, aqui está a receita do creme para recheá-la. Outra opção é moldar a massa em formato de carolinas – bolinhas de 4-5 cm – e salpicá-las com açúcar cristal e amêndoas picadas sem pele antes de irem ao forno; depois de prontas recheie com sorvete e sirva com chantilly e calda quente de chocolate e terá um belo profiteroles.
Ingredientes (extraída do livro Chefs – Segredos e Receitas e com comentários meus)
125 ml de água
125 ml de leite integral
1 colher de chá rasa de açúcar
1 colher de chá rasa de sal
110 g de manteiga
140 g de farinha de trigo
5 ovos
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180°.Coloque a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga em uma panela e leve à fervura. Assim que ferver junte a farinha toda de uma vez. Bata vigorosamente até ficar uniforme.
Continue batendo a mistura por mais 2-3 minutos até a massa secar e desgrudar das laterais da panela, formando uma bola (aqui demorou um pouco mais que isso e não formou exatamente uma bola). Transfira-a para uma tigela grande na batedeira.
Adicione os ovos, um a um, batendo bem para que cada ovo seja completamente incorporado antes de adicionar o seguinte.
Quando a massa cair como uma fita, está pronta para ser modelada segundo a receita e assada em seguida.
Coloque uma parte da massa dentro de um saco de confeitar (eu não tinha então improvisei um com uma sacolinha plástica dessas pra armazenar alimentos) e molde direto sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, mantendo um bom espaçamento pois a massa crescerá. Se quiser polvilhar açúcar cristal e amêndoas, a hora é essa. Leve ao forno pré-aquecido até a massa crescer, secar e dourar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
(*) Para congelar, molde a massa sobre um tabuleiro e leve ao congelador até firmar. Retire do tabuleiro e embrulhe em filme plástico. Na hora de usar, retire-as do congelador, coloque sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga e leve ao forno normalmente.
Ângela Goldstein
junho 15, 2011Cami, que engraçada essa coincidência! Sábado fiz bombas com uma amiga e postei lá no Manual. Aí hoje chego aqui e vejo uma colaboração da Maria, que eu tb adoro, falando justamente sobre elas.
Fiquei curiosa pra testar essa receita nova, a minha só tem água, o quanto antes.
Beijo grande nas duas!
Carol
junho 15, 2011Bom dia gente!
Amei a ideia… tudo de lindo, estou doida para experimentar!! Mas fiquei com algumas dúvidas… Qual a temperatura do forno? Quanto tempo (ainda q estimado) de forno? E qual o rendimento?
Mto obrigada, bjks!!!
Maria
junho 15, 2011Olá, Carol! O forno deve ser pré-aquecido e mantido a 180 graus. O rendimento aproximado foi de 6 bombas do tamanho tradicional e cerca de 15 pequenas com +/- 8 cm de comprimento cada.
Se prepará-las por favor volte para nos contar! :)
Cozinha Perfumada
junho 15, 2011Cami que pecado essas bombinhas viu!! Ótimas escolha ter chamado a Maria para vir aqui “na panela”! Maria, parabéns estão lindas essas bombinhas!! Fiquei com água na boca! Meu marido é de SP e sente falta destas delicias já que moramos em Maceió e nem sempre achamos doces tão perfeitos assim… Vou ver essa receitinha! Humm… E Cami parabéns pelo post !! Deliciosas!! Beijos, Tereza
raquel
junho 15, 2011essa foi uma das melhores receitas que vi aqui.
babei muito e já favoritei!
Dayse
junho 15, 2011Oi, Maria !!
Uma dúvida: quando eu colocar o trigo eu tiro do fogo p/ misturar ou misturo ainda no fogo?
Obg.
Maria
junho 15, 2011Olá, Dayse! Assim que a mistura de leite ferver, mantenha a panela no fogo e misture vigorosamente a farinha, mantendo no fogão até desgrudar das laterais e secar um pouco.
A massa sai do fogo na hora de acrescentar os ovos. :)
Fabiane Carício
junho 15, 2011Acrescenta os ovos com a massa quente mesmo?
Adorei a receita!!!
Maria
junho 15, 2011Sim, Fabiane. Mas fora do fogo, já na tigela da batedeira, e um de cada vez para incorporá-los bem à massa. :)
Viviane Peres
junho 15, 2011Hmmmmmmm…. sem palavras!
Carol
junho 15, 2011Huuumm, to curiosa para experimentar essa receita, adoro bombas e raramente acho um lugar que tem uma deliciosa, geralmente as massas são bem pesadas. Simpatizei muito com a receita e fico na expectativa pra ver o resultado! Parabéns às duas!
Carol
junho 15, 2011Mas agora tenho uma dúvida… sou péssima qdo a medida é em grama, a farinha seria quanto mais ou menos? Tipo quantas colheres?
Ana
junho 15, 2011Ai que delícia! Amo o blog da Maria e estou doida para fazer essas bombinhas!!
Que delícia!
Beijos
Ana
.mila.
junho 15, 2011Maria é a pessoa com a maior capacidade de fazer a gente babar! Incrível! :)
Maria
junho 15, 2011Carol, cerca de uma xícara de farinha. Sugiro comprar um daqueles copos medidores que tem as medidas em ml, gramas para açúcar e farinha, xícaras, etc. Podem ser encontrados por menos de R$5 e quebram um super galho! ;)
HELENA GASPARETTO
junho 15, 2011Gente, eu que faço doces há mais de 30 anos, e ADORO éclairs, bem sei o quanto fazê-la é coisa pra gente grande!
Precisa acertar o ponto da massa, saber assar, e depois tem o recheio e fondant da cobertura.
Essas bombas estão maravilhosas, lindas, e certamente divinas!
A Maria é uma menina linda, querida e competente!!
Parabéns a ela, e a este lindo Blog !!!
Beijos
Helena Gasparetto
cami
junho 22, 2011oh Helena,
é uma honra receber um elogio seu :-)
Maria
junho 22, 2011Honra mesmo!!
Amehlia Digital
junho 15, 2011Agora, diga…”ora pois” Maria… o que faremos com a vontade de morder a tela do “ecrã”… =D
Receita e fotos deliciosas, gostei purdimais!
Um bejim grande!
Vinni
Maria
junho 23, 2011Corre pra cozinha pra preparar! ;) Na próxima semana farei as tradicionais de creme!
Ana Paula Ruggini
junho 17, 2011Vou me arriscar nesta receita! Será que haverá problema substituir a manteiga por margarina?
Abraços!!
Maria
junho 23, 2011Ana Paula, acredito que não. Mas, eu nunca uso margarina.
Maria
junho 23, 2011Ana Paula, acredito que não. Mas eu nunca uso margarina.
Ana Paula Ruggini
junho 17, 2011Como sou muito ansiosa, já fiz sem esperar a resposta acima!! hehe
Cresceu rápido, fez as gotículas que a Maria “babou”, mais demorou para dourar!! E acabou não ficando tão douradinha quanto a da foto! snif!!! Ficou uma 1 hora no forno!! Será que é o frio de Curitiba?!
Queria saber se a consistência interior ficou macia, como se fosse um “pudim”!? rs Espero que sim, porque mesmo desse jeito ficou uma delícia!! hehe
Valeu
Maria
junho 23, 2011Olá, Ana Paula! :)
Acho que aqui também ficou cerca de uma hora no forno mas o interior ficou oco (e o ideal é que fique assim pra que seja mais leve e tenha espaço pro recheio). Provavelmente isso teria acontecido se ficasse mais tempo no forno pois o líquido evaporaria e ela douraria mais também. Você ficou com receio de deixá-las mais tempo no forno?
Beijo! E que bom que gostou mesmo sendo uam bombinha pudim. ;)
Ana Paula Ruggini
junho 25, 2011A segunda leva ficou com o fundo oco!! Sabe, sou extremamente ansiosa, e a primeira fornada acabei tirando antes!! hehe
Abraços!
cami
junho 29, 2011oh ana, a maria vai ficar super feliz de saber q deu certo!!! \o/
Maria
julho 31, 2011Amei saber que deu certo aí, Ana!!! E isso me fez lembrar que ainda tenho seis bombinhas congeladas à espera de uma dona que as leve ao forno! ;)
Beijo e obrigada por voltar pra nos contar!
Thati
março 24, 2016Pode ser consumido até quanto tempo depois? E como posso conservar?