Bomba de chocolate

Aprenda a fazer essa deliciosa bomba de chocolate que a fofa da Maria fez questão de compartilhar aqui no naminhapanela.

Muito antes de eu começar o blog já ficava de site em site de culinária em busca de receitas gostosas, e numa dessas buscas caí no digamaria, com suas receitas fantásticas e suas fotos de fazer babar… e agora tenho a honra de ter a Maria nessa panela aqui! Com vocês a blogueira que me faz salivar com suas receitinhas feitas no forno…

Bomba de Chocolate
Yield: 8 bombas

Bomba de Chocolate

Prep Time: 20 minutes
Cook Time: 30 minutes
Additional Time: 10 minutes
Total Time: 1 hour

Ingredients

  • 125 ml de água;
  • 125 ml de leite integral;
  • 1 colher de chá rasa de açúcar;
  • 1 colher de chá rasa de sal;
  • 110 g de manteiga;
  • 140 g de farinha de trigo;
  • 5 ovos;

Instructions

  1. Pré-aqueça o forno a 180°.Coloque a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga em uma panela e leve à fervura;
  2. Assim que ferver junte a farinha toda de uma vez;
  3. Bata vigorosamente até ficar uniforme.Continue batendo a mistura por mais 2-3 minutos até a massa secar e desgrudar das laterais da panela, formando uma bola (aqui demorou um pouco mais que isso e não formou exatamente uma bola);
  4. Transfira-a para uma tigela grande na batedeira.Adicione os ovos, um a um, batendo bem para que cada ovo seja completamente incorporado antes de adicionar o seguinte;
  5. Quando a massa cair como uma fita, está pronta para ser modelada segundo a receita e assada em seguida.Coloque uma parte da massa dentro de um saco de confeitar;
  6. Molde direto sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, mantendo um bom espaçamento pois a massa crescerá;
  7. Se quiser polvilhar açúcar cristal e amêndoas, a hora é essa. Leve ao forno pré-aquecido até a massa crescer, secar e dourar;
  8. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade;

Notes

(*) Para congelar, molde a massa sobre um tabuleiro e leve ao congelador até firmar. Retire do tabuleiro e embrulhe em filme plástico. Na hora de usar, retire-as do congelador, coloque sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga e leve ao forno normalmente.

Acho que quem gosta de cozinhar se sente honrado sempre que é convidado pra entrar numa cozinha que não a sua. Pelo menos assim, lisonjeada, recebi e aceitei o convite pra participar desta seção.

Tratei de escolher uma receita que me parecesse bem gostosa para agradecer à Camilla por dar o primeiro passo nessa bem-vinda aproximação e oferecer pra você, leitor do naminhapanela, uma provinha saborosa do DigaMaria! Espero que gostem, comentem e experimentem!

Encontrar uma boa bomba, seja ela do sabor que for, não é das tarefas mais fáceis. Os paulistanos certamente poderão indicar alguns bons lugares para comê-las (por favor o façam!), mas quando não estamos na capital essa tarefa pode parecer quase impossível.

Pâte à choux ou massa choux, a massa da bomba de chocolate

Foi depois de procurá-la naquela que é considerada a melhor doceria da minha cidade, e de vivenciar uma frustração coletiva – éramos três desejosos de uma bomba de chocolate – que resolvi achar uma boa receita e produzí-la eu mesma. Consultei alguns livros e logo aprendi que havia a possibilidade de preparar a massa, chamada pâte à choux, ou massa choux, com água ou com leite – a primeira com um resultado mais leve e crocante e a segunda mais saborosa, macia e úmida.

Optei por uma que era o meio termo: metade água, metade leite.

A preparação foi mais simples do que eu esperava e aproveitei o bom rendimento da massa para congelar* seis unidades. Com o restante moldei cerca de 15 unidades pequeninas que se tornariam mais tarde essas bombinhas das fotos.

Como fazer Bomba de chocolate

Durante o tempo de forno, acendi algumas vezes a luz interna e fiquei babando, maravilhada com a transformação daquela massa pálida e mole numa outra consistente e dourada, com gotículas brilhantes evaporando na superfície. Recomendo o programa. :)

E assim que saíram, lindas e cheirosas, mal tiveram tempo de descansar sobre a grade e já tinham ao seu redor uma platéia sedenta.

Moral da história: não deu tempo de preparar o crème pâtissière para recheá-las e as levamos direto pra mesa, acompanhadas de um bom doce de leite, de chocolate meio amargo derretido e misturado com creme de leite fresco e chocolate branco no mesmo esquema. Cada um montou a sua bombinha com quanto quis de recheio e cobertura.

Bomba de Chocolate

Rendimento e formatos que você pode dar a massa

A massa é uma das melhores que já comi, sem exagero. Se você quiser preparar uma bomba de chocolate tradicional, aqui está a receita do creme para recheá-la.

Outra opção é moldar a massa em formato de carolinas – bolinhas de 4-5 cm – e salpicá-las com açúcar cristal e amêndoas picadas sem pele antes de irem ao forno; depois de prontas recheie com sorvete e sirva com chantilly e calda quente de chocolate e terá um belo profiteroles.

Agora que você já sabe fazer a massa e como preparar a bomba de chocolate, confira essa receita de Eclair de nutella com chocolate branco

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

29 comments on “Bomba de chocolate”

Cami, que engraçada essa coincidência! Sábado fiz bombas com uma amiga e postei lá no Manual. Aí hoje chego aqui e vejo uma colaboração da Maria, que eu tb adoro, falando justamente sobre elas.
Fiquei curiosa pra testar essa receita nova, a minha só tem água, o quanto antes.
Beijo grande nas duas!

Bom dia gente!
Amei a ideia… tudo de lindo, estou doida para experimentar!! Mas fiquei com algumas dúvidas… Qual a temperatura do forno? Quanto tempo (ainda q estimado) de forno? E qual o rendimento?
Mto obrigada, bjks!!!

Olá, Carol! O forno deve ser pré-aquecido e mantido a 180 graus. O rendimento aproximado foi de 6 bombas do tamanho tradicional e cerca de 15 pequenas com +/- 8 cm de comprimento cada.
Se prepará-las por favor volte para nos contar! :)

Cami que pecado essas bombinhas viu!! Ótimas escolha ter chamado a Maria para vir aqui “na panela”! Maria, parabéns estão lindas essas bombinhas!! Fiquei com água na boca! Meu marido é de SP e sente falta destas delicias já que moramos em Maceió e nem sempre achamos doces tão perfeitos assim… Vou ver essa receitinha! Humm… E Cami parabéns pelo post !! Deliciosas!! Beijos, Tereza

Olá, Dayse! Assim que a mistura de leite ferver, mantenha a panela no fogo e misture vigorosamente a farinha, mantendo no fogão até desgrudar das laterais e secar um pouco.
A massa sai do fogo na hora de acrescentar os ovos. :)

Huuumm, to curiosa para experimentar essa receita, adoro bombas e raramente acho um lugar que tem uma deliciosa, geralmente as massas são bem pesadas. Simpatizei muito com a receita e fico na expectativa pra ver o resultado! Parabéns às duas!

Carol, cerca de uma xícara de farinha. Sugiro comprar um daqueles copos medidores que tem as medidas em ml, gramas para açúcar e farinha, xícaras, etc. Podem ser encontrados por menos de R$5 e quebram um super galho! ;)

Gente, eu que faço doces há mais de 30 anos, e ADORO éclairs, bem sei o quanto fazê-la é coisa pra gente grande!
Precisa acertar o ponto da massa, saber assar, e depois tem o recheio e fondant da cobertura.

Essas bombas estão maravilhosas, lindas, e certamente divinas!
A Maria é uma menina linda, querida e competente!!
Parabéns a ela, e a este lindo Blog !!!

Beijos
Helena Gasparetto

Como sou muito ansiosa, já fiz sem esperar a resposta acima!! hehe

Cresceu rápido, fez as gotículas que a Maria “babou”, mais demorou para dourar!! E acabou não ficando tão douradinha quanto a da foto! snif!!! Ficou uma 1 hora no forno!! Será que é o frio de Curitiba?!

Queria saber se a consistência interior ficou macia, como se fosse um “pudim”!? rs Espero que sim, porque mesmo desse jeito ficou uma delícia!! hehe

Valeu

Olá, Ana Paula! :)
Acho que aqui também ficou cerca de uma hora no forno mas o interior ficou oco (e o ideal é que fique assim pra que seja mais leve e tenha espaço pro recheio). Provavelmente isso teria acontecido se ficasse mais tempo no forno pois o líquido evaporaria e ela douraria mais também. Você ficou com receio de deixá-las mais tempo no forno?
Beijo! E que bom que gostou mesmo sendo uam bombinha pudim. ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *