Essa focaccia de pesto além de deliciosa é super fácil de fazer. Isso porque você nem vai precisar sovar a massa. A única coisa que você vai precisar fazer é ter paciência!
E o melhor, é uma ótima opção para servir com antepastos e molhos, mas também serve de base para sanduíches deliciosos. Aqui você vai conferir a versão feita com pesto de manjericão, mas fica uma delícia com esse pesto de tomate seco também.
Vem conferir como fazer!
Focaccia de pesto
Deliciosa e fofinha, essa focaccia de pesto e parmesão é fácil de fazer e até quem não tem habilidade em fazer pães vai conseguir fazer.
Ingredients
- 1 colher de chá de fermento biológico;
- 1 colher de chá de sal;
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1 xícara de água morna;
- Azeite - aproximadamente 1/4 de xícara;
- Molho pesto - aproximadamente 1/4 de xícara;
- Queijo parmesão - aproximadamente 100g.
Instructions
- Comece misturando a farinha, o açúcar e o fermento e mexendo um pouco;
- Em seguida, adicione a água aos poucos, misturando bem até formar uma massa mais uniforme e pegajosa. Deixa descansar por alguns minutos e adicione o sal;
- Cubra com plástico filme encostando na massa e leve à geladeira para crescer de um dia pra outro ou por 12h;
- Depois desse tempo, espalhe a massa em um tabuleiro com azeite, adicione o molho pesto na quantidade que desejar e o parmesão ralado, e com a ponta dos dedos vá fazendo cavidades na massa;
- Deixe crescer em temperatura ambiente até dobrar de tamanho, pode levar de 1 a 2h;
- Finalize levando sua massa para assar a 200° por mais ou menos 30 min ou até que esteja douradinha;
- Espere esfriar antes de servir.
Notes
Nossa dica é preparar o molho pesto caseiro (veja a receita aqui) e servir essa focaccia com essa deliciosa geleia de tomate (veja como fazer aqui)
Por que deixar minha massa fermentar na geladeira?
É provável que você possa estranhar um pouco a etapa de deixar sua massa descansar na geladeira. Mas, eu garanto a você que esse passo faz toda a diferença!
Isso porque, fazendo dessa maneira, você consegue dar mais tempo para que a massa passe pelo processo de fermentação, mesmo usando uma quantidade pequena de fermento.
Esse passo permite que sua massa fique mais leve, ajudando na digestão do seu pão.
Como armazenar minha focaccia
Sem dúvida o ideal é que você consuma sua focaccia caseira o mais fresca possível. Porém, se você não conseguir acabar com ela de uma vez, minha dica é:
- Armazenar em um pote hermético ou saco de papel;
- Levar a massa à geladeira;
- Na hora de aquecer, basta tirar da geladeira e levar direto para o forno ou grill. Uma dica é borrifar um pouco de água na massa para ela ficar mais macia.
Mais receitas de pães caseiros
- Se você realmente não quer ter trabalho, esse pão rústico também é a escolha perfeita;
- Mas, se você não se importa de sovar a massa ou tem uma batedeira para te ajudar, eu te garanto que esse pão de batata é uma das melhores receitas que você vai fazer;
- Agora, se você quer um pãozinho rápido, essa receita de naan é ótima!