Pão de batata de longa fermentação

O cheirinho que invade a casa enquanto esse pão de batata está forno com toda a certeza já vai ser um bom indício que você vai viciar nessa delícia.

pão de batata

Porque esse pão de batata é tão diferente?

Fofinho por dentro, com uma casquinha crocante, esse pão é inegavelmente diferente do pão de batata que você está acostumado a ver por aí.

Para começar, ele é feito em um processo de fermentação longa, o que por si só já traz um pão mais leve e com digestão mais fácil.

Além disso, diferente das versões mais comuns, ele não leva leite e nem ovos. Mas não se engane, ele não perde em nada por isso. E dessa forma, ainda se torna uma opção deliciosa para quem tem alergias a esses ingredientes ou até mesmo segue uma dieta vegana.

Pão de batata

Dicas importantes para deixar seu pão perfeito

Como eu falei, esse pão é um pouco diferente da versão mais comum de pão de batata. Dessa forma, o preparo dele é também não é o mesmo. E para te ajudar a deixar seu pão perfeito como o nosso, alguma dicas são super importantes, como por exemplo:

  • Você vai precisar preparar um pré fermento. Como falei, esse pão é de longa fermentação, ou seja, você vai fazer um pré fermento com pelo menos 8h de antecedência. Aqui nesse post, nós explicamos tudo sobre esse processo.
  • Seu pão será feito em duas etapas. Dessa maneira, como falei acima, depois de 8h você vai realmente preparar seu pão. Então é importante ler a receita com atenção para organizar seu tempo. Vai valer a pena!
  • Ter uma balança é importantíssimo para fazer pão. Assim como na confeitaria, na panificação é muito importante seguir medidas exatas. Mas caso queira arriscar, temos um guia de conversões, veja aqui.
  • Asse suas batatas. Com toda a certeza uma das dicas mais importantes dessa receita. Isso vai fazer com que as batatas não fiquem úmidas demais, mudando a estrutura da sua massa.
  • Se possível, asse seu pão em uma panela de ferro/cerâmica. Dessa maneira você conseguirá o mesmo resultado que nós: um pão dourado, com casquinha fina e crocante e interior bem macio.

Confira a receita do pão de batata

Pão de batata
Yield: 1 pão grande

Pão de batata de longa fermentação

Prep Time: 15 hours
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 15 hours 40 minutes

Delicioso, fofinho e com a casquinha perfeita, esse pão de batata tem longa fermentação e com certeza vai ser uma das melhores receitas que você já testou!

Ingredients

Patê fermentée - pré fermento

  • 136 g de farinha de trigo;
  • 88 g de água filtrada;
  • 3 g de sal;
  • 1 g de fermento biológico seco.

Massa do pão

  • 247 g farinha de trigo;
  • 68 g de farinha integral;
  • 275 g de água;
  • 8 g de sal;
  • 5 g de fermento biológico seco;
  • 113 g de batata assada;
  • 225 g de pré fermento.

Instructions

    Patê fermentée - pré fermento

  1. Misture o fermento na água e até dissolver;
  2. Logo após, adicione a farinha, misture bem e depois adicione o sal. Sove rapidamente a massa, faça uma bola e deixe descansar por 8h a 12h (esse tempo pode mudar de acordo com a temperatura).

Massa do pão

  1. Dissolva o fermento biológico na água, adicione a essa mistura as farinhas e a batata assada resfriada e amassada;
  2. Numa batedeira planetária, bata por 1 min em velocidade baixa para incorporar os ingredientes (caso esteja fazendo na mão, sove até incorporar tudo);
  3. Com os ingredientes bem misturados, adicione o sal aos poucos e continue trabalhando a massa. Caso esteja usando a batedeira serão mais 2 min em velocidade 1.
  4. Em seguida, adicione o patê fermentée em pedaços a massa e continue sovando para desenvolver bem o glúten. Na batedeira esse processo demorará de 3 a 4 min em velocidade 2. O ponto que queremos é que a massa comece a desgrudar do fundo do bowl e esteja bem lisa;
  5. Faça uma bola com essa massa e deixe descansar por 1h30m no total, Porém, após 45 min de descanso vamos abrir um pouco a massa e fazer 4 dobras sobre ela mesma;
  6. Logo após esse tempo, é hora de colocar seu pão no formato que desejar. Para isso, leve sua massa para uma bancada com pouca farinha, e abra a mesma num formato quadrado, usando a ponta dos dedos e depois vá dobrando suas pontas para dentro para ir dando um formato de bola;
  7. Em seguida, coloque sua massa em um bowl ou forma com um pano de prato limpo enfarinhado por baixo, vai facilitar na hora de desenformar para assar;
  8. Deixe descansar por 1h a 1h30 antes de assar ou até dobrar de tamanho;
  9. Para assar, é importante seu forno estar bem quente, dessa forma, aqueça seu forno na temperatura máxima por no mínmo 30 min;
  10. Caso queira uma casca mais fina indicamos assar dentro uma panela de ferro bem untada de azeite e farinha para não grudar, ou papel manteiga untado com azeite para forrar a panela;
  11. Faça cortes na sua massa usando uma lâmina bem afiada e borrife um pouco de água por cima da mesma antes de levar para assa;
  12. Caso esteja usando uma panela, após 25 min retire a tampa para ele dourar. O pão leva em torno de 30 a 40 minutos para ficar pronto.

Outras receitas de pão de longa fermentação

By Rafael

O Rafa fica por trás da câmera, buscando sempre as melhores fotos! Além disso, é ele que coloca a mão na massa para fazer todos os pães que você encontra por aqui.

7 comments on “Pão de batata de longa fermentação”

Oi Cami e Rafa! Gosto muito de sua pagina e receitas!! Voces tem receitas de Paes veganos com farinha sem gluten? Tudo isso é pedir demais, né? Mas gosto muito do seu site e gostaria de aprender com voces. Nao me dou bem com o gluten e sou vegana. Muito obrigada por qualquer resposta.

Oi!! Gostei demais da sua receita, vou fazer este pão de batatas para minha família! Gostaria de saber se posso usar máquina de pão para os processos de mistura, descansar a massa e assar.

Olá!
Me deu a maior vontade de fazer porque adoro pão de fermentação lenta.
Mas essas quantidades tão “picadas” e baixas, acho que só balança de fazer remédios é capaz de medir!
Acho que nenhuma balança comum consegue ter essa precisão. Tenho uma digital e ela não consegue medir um grama.
Seria pedir muito que você meça em colheres ou xícaras?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *