fbpx

Pão de batata de longa fermentação

 de longa fermentaçãoCertamente um dos melhores pães que você vai fazer em casa

O cheirinho que invade a casa enquanto esse pão de batata está forno com toda a certeza já vai ser um bom indício que você vai viciar nessa delícia.

pão de batata

Porque esse pão de batata é tão diferente?

Fofinho por dentro, com uma casquinha crocante, esse pão é inegavelmente diferente do pão de batata que você está acostumado a ver por aí.

Para começar, ele é feito em um processo de fermentação longa, o que por si só já traz um pão mais leve e com digestão mais fácil.

Além disso, diferente das versões mais comuns, ele não leva leite e nem ovos. Mas não se engane, ele não perde em nada por isso. E dessa forma, ainda se torna uma opção deliciosa para quem tem alergias a esses ingredientes ou até mesmo segue uma dieta vegana.

Pão de batata

Dicas importantes para deixar seu pão perfeito

Como eu falei, esse pão é um pouco diferente da versão mais comum de pão de batata. Dessa forma, o preparo dele é também não é o mesmo. E para te ajudar a deixar seu pão perfeito como o nosso, alguma dicas são super importantes, como por exemplo:

  • Você vai precisar preparar um pré fermento. Como falei, esse pão é de longa fermentação, ou seja, você vai fazer um pré fermento com pelo menos 8h de antecedência. Aqui nesse post, nós explicamos tudo sobre esse processo.
  • Seu pão será feito em duas etapas. Dessa maneira, como falei acima, depois de 8h você vai realmente preparar seu pão. Então é importante ler a receita com atenção para organizar seu tempo. Vai valer a pena!
  • Ter uma balança é importantíssimo para fazer pão. Assim como na confeitaria, na panificação é muito importante seguir medidas exatas. Mas caso queira arriscar, temos um guia de conversões, veja aqui.
  • Asse suas batatas. Com toda a certeza uma das dicas mais importantes dessa receita. Isso vai fazer com que as batatas não fiquem úmidas demais, mudando a estrutura da sua massa.
  • Se possível, asse seu pão em uma panela de ferro/cerâmica. Dessa maneira você conseguirá o mesmo resultado que nós: um pão dourado, com casquinha fina e crocante e interior bem macio.

Confira a receita do pão de batata

Pão de batata

Pão de batata
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor: naminhapanela.com
Serve: 1 pão médio
Ingredientes
Patê fermentée
  • 136 g de farinha de trigo;
  • 88 g de água filtrada;
  • 3 g de sal;
  • 1 g de fermento biológico seco.
Massa do pão
  • 247 g farinha de trigo;
  • 68 g de farinha integral;
  • 275 g de água;
  • 8 g de sal;
  • 5 g de fermento biológico seco;
  • 113 g de batata assada;
  • 225 g de pré fermento.
Modo de Preparo
Patê fermentée
  1. Misture o fermento na água e até dissolver.
  2. Logo após, adicione a farinha, misture bem e depois adicione o sal. Sove rapidamente a massa, faça uma bola e deixe descansar por 8h a 12h (esse tempo pode mudar de acordo com a temperatura).
Massa do pão
  1. Dissolva o fermento biológico na água, adicione a essa mistura as farinhas e a batata assada resfriada e amassada;
  2. Numa batedeira planetária, bata por 1 min em velocidade baixa para incorporar os ingredientes (caso esteja fazendo na mão, sove até incorporar tudo);
  3. Com os ingredientes bem misturados, adicione o sal aos poucos e continue trabalhando a massa. Caso esteja usando a batedeira serão mais 2 min em velocidade 1.
  4. Em seguida, adicione o patê fermentée em pedaços a massa e continue sovando para desenvolver bem o glúten. Na batedeira esse processo demorará de 3 a 4 min em velocidade 2. O ponto que queremos é que a massa comece a desgrudar do fundo do bowl e esteja bem lisa;
  5. Faça uma bola com essa massa e deixe descansar por 1h30m no total, Porém, após 45 min de descanso vamos abrir um pouco a massa e fazer 4 dobras sobre ela mesma;
  6. Logo após esse tempo, é hora de colocar seu pão no formato que desejar. Para isso, leve sua massa para uma bancada com pouca farinha, e abra a mesma num formato quadrado, usando a ponta dos dedos e depois vá dobrando suas pontas para dentro para ir dando um formato de bola;
  7. Em seguida, coloque sua massa em um bowl ou forma com um pano de prato limpo enfarinhado por baixo, vai facilitar na hora de desenformar para assar;
  8. Deixe descansar por 1h a 1h30 antes de assar ou até dobrar de tamanho;
  9. Para assar, é importante seu forno estar bem quente, dessa forma, aqueça seu forno na temperatura máxima por no mínmo 30 min;
  10. Caso queira uma casca mais fina indicamos assar dentro uma panela de ferro bem untada de azeite e farinha para não grudar, ou papel manteiga untado com azeite para forrar a panela;
  11. Faça cortes na sua massa usando uma lâmina bem afiada e borrife um pouco de água por cima da mesma antes de levar para assa;
  12. Caso esteja usando uma panela, após 25 min retire a tampa para ele dourar. O pão leva em torno de 30 a 40 minutos para ficar pronto.

Outras receitas de pão de longa fermentação


Quer saber mais sobre comida de verdade?

Já conhece nosso projeto sobre comida saudável e nutritiva? Nos canais do Quero Comida de Verdade você encontra conteúdo exclusivo pensado para te ajudar no dia a dia.
Você pode fazer parte através dos canais:

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 10 =

O que acharam:  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário para essa receita. Seja o primeiro :)

Anterior
Como fazer a salada perfeita
Pão de batata de longa fermentação