fish and chips

muito obrigada ingleses por inventarem uma combinação tão deliciosa!!! e desde que nós nos deliciamos com a versão do Botto Bar (super indicação de bar aqui no RJ) decidimos que a gente necessitava fazer a nossa versão… e ficou tãããoooo boa que viciamos <3 

e a verdade é que depois de buscar milhares de referências, principalmente de receitas gringas, juntamos várias dicas que são o grande segredo dessa receita!

e antes de passar a receitinha, vamos fazer 1 minuto de silêncio em respeito a essa casquinha lindamente dourada que estava mega crocante e escondia um peixinho suculento por dentro <3

fish and chips3

fish and chips2

primeira dica é: escolha o peixe certo! lá fora eles fazem com bacalhau fresco, algo praticamente impossível de achar por aqui! então depois de conversar com amigo chef e com o peixeiro de onde sempre compramos tínhamos um escolhido: o linguado!

o primeiro passo vai ser temperar 600g de linguado cortado em filés (a gente cortou eles mais fininhos para não ter perigo de quebrar) com sal e pimenta do reino moída na hora e deixamos na geladeira por 1h. o sal ajuda a diminuir a água que o peixe solta na hora da fritura e com isso, a sua casquinha fica sequinha e fantástica :-)

e então, chega a hora de empanar! e vão ser 2 etapas: uma seca e uma melequenta, rs…

misture 1 xícara de farinha de trigo com 1/2 xícara de amido de milho e um tantinho mais de sal e pimenta. passe todos os filés nessa mistura. aí vem a parte melequenta: vá adicionando a farinha que sobrar aproximadamente 200ml de cerveja witbier. a ideia é formar um creme denso, então pode ser que a quantidade de cerveja possa variar um pouco certo? mergulhe os filés nesse creme e leve para fritar em óleo beeemmm quente por 4 min, 2 para cada lado.

siiimm, o tempo certinho faz toda a diferença pro peixe não ficar cru e a casquinha bem crocante e dourada.

para acompanhar batatas rústicas, limão e sour cream <3

 

 


Olha isso aqui...


  • Rosangela Braga Negreiros

    gostei muito parabens