bolo de chocolate e banana

Eu devo confessar que bolo de chocolate nunca foi dos meus preferidos. pode até ser por não ser o sabor de bolo que eu tenho como memória de comer quando criança. mas na verdade, acho que um dos grandes motivos é que nunca curti muito bolo muiittoo doce.

Mas depois que eu perdi o medo de fazer bolos (mas ainda continuo tenho um pouquinho, rs…) testei algumas receitas de bolo de chocolate que hoje já tem um lugarzinho especial no coração.

E com esse foi assim… ele é diferente! textura, cheiro, sabor! e isso me fez cair de amores e comer 2 pedaços sem nem respirar, rs…

bolo de banana e chocolate
bolo de banana e chocolate
bolo de banana e chocolate
bolo de banana e chocolate

Essa receita é super fácil de fazer, com uma super peculiaridade: a banana é a base desse bolo! até por isso, espere uma textura mais densa, mas bem fofinha.

E vamos parar de babar e ir pra cozinha não é mesmo? comece amassando beemmm 3 bananas super maduras (e sim, isso faz toda a diferença) e numa batedeira bata junto com 1 ovo e 3/4 de xíc. de açúcar mascavo.

Quando formar um creme uniforme, adicione 1 colher de sopa de extrato de baunilha, 1/2 xíc. de chocolate em pó (não use achocolato, please), uma mini pitada de sal e 1 xíc. de farinha de trigo.

Misture um pouco e por último adicione 1/2 colher de sopa de fermento para bolo.

Eu ainda adicionei 1/2 xícara de chocolate meio amargo e incorporei a massa bem delicadamente.

eu assei em uma forma pequena porque queria um bolo alto (usei uma retangular de 29x23cm) e fiz uma camada de papel manteiga porque não queria virar o bolo.

Por cima, ainda salpiquei mais uns pedacinhos de chocolate e levei para assar em temperatura média por aprox. 40 min.

A única coisa que eu acho que poderia ter feito diferente e ter tirado 2 minutinhos antes, para ele ficar ainda mais molhadinho, mas por motivos de esquecimento mesmo, não fiz isso. por isso #ficaadica, depois de 30 min, fique de olho, assim que o palitinho sair limpinho pode tirar.

Preparem-se para o cheiro delicioso que vai invadir a casa quando estiver fazendo esse bolinho… agora é só chamar umas pessoas queridas e passar um cafézinho para uma tarde doce e gostosa <3

bolo de chocolate e banana

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

20 comments on “bolo de chocolate e banana”

Olá,

Gostaria de saber de essa 1/2 xícara de chocolate meio amargo é em pó ou chocolate em barra???? (bolo de banana com chocolate)

Grata

Abraços

Luciane

Oi Cami, que delícia de receita. Vou tentar fazer agora mesmo. Eu comprei uma forma de silicone e tenho uma pergunta de iniciante: mesmo esse tipo de forma precisa ser untada?
Beijos
Gi

Olá,
estava procurando receitas fáceis com banana quando me deparei com essa… nem pensei duas vezes e já fui colocando em prática, rsss
Acabei de desligar o forno, assim que experimentar venho aqui dar minha opinião!!!
Obrigada!!

Olá, a minha opinião sobre esse bolo: M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O !!!!
Gente, pode fazer sem medo, eu dobrei a receita para ficar um bolo grande e também porque tinha bastante banana; moderei na quantidade de chocolate – pois só tinha achocolatado – e mais um pouco de chocolate meio amargo.
Agradeço pela receita e já está no meu caderninho de receitas, rssss

Receita ótima e faço uma muito parecida, substituindo a farinha de trigo por aveia, ficando assim mais saudável e se quiser pode acrescentar nozes, passas e gotas de chocolate meio amargo ficando ainda mais saboroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *