Caponata siciliana

Sem dúvida essa receita de caponata siciliana é uma das minhas favoritas. Isso porque além de ser fácil de fazer, é simplesmente deliciosa.

Tanto que por aqui serve não só como entrada como também de acompanhamento para alguns pratos.

O que é caponata

Essa receita bem típica italiana tem como base a berinjela salteada combinada com outros legumes.

É provável que você ache bastante parecido com um antepasto por exemplo. E de fato é! Porém, a principal diferença é que a caponata geralmente tem um preparo mais rápido, feito em uma frigideira, enquanto o antepasto, na versão mais tradicional é feita no forno de forma mais lenta.

Além disso, outro ponto que difere bastante é a textura. Na caponata os ingredientes mantém mais suas texturas original, enquanto no antepasto, por causa do longo cozimento, os ingredientes se misturam formando quase uma pasta.

Caponata siciliana

Receita siciliana

A culinária siciliana é marcada por uma fusão de gostos e temperos de diversos países não só da própria Europa, como também da Ásia e África.

Reconhecida como mediterrânea tem uma variedade de receitas frescas, com muitos vegetais, peixes e azeites de qualidade.

Sem dúvidas, essa versão de caponata traz esses sabores. O hortelã traz frescor e combinado com o sabor marcante da berinjela, juntamente com o adocicado da uva passa, faz com que essa receita se torne simplesmente deliciosa.

Como deixar a sua caponata do seu jeito

Caponata siciliana

Eu te garanto que a receita que vou te ensinar é simplesmente deliciosa. Mas, de fato, você pode adaptar ela ao seu gosto, adicionando, por exemplo:

  • Azeitonas: sem dúvida um ingrediente muito presente na culinária italiana. Minha única sugestão é tomar cuidado na adição de sal no preparo, já que a azeitona geralmente já é bem salgada;
  • Nozes, amêndoas ou pinholes: se você quer adicionar mais textura a sua caponata, certamente adicionar oleaginosas além de trazer sabor, vai deixar sua receita com uma crocância deliciosa;
  • Alcaparras: outro ingrediente bastante usado na Itália. Assim como a azeitona, tome cuidado na quantidade de sal no preparo;
  • Aliche: se você gosta de sabores intensos, é provável que vá amar adicionar o peixe em conserva na sua mistura. Porém, como o sabor do mesmo é bem forte, minha indicação é dosar bem a quantidade.

Receita de caponata siliciana

Caponata siciliana
Yield: 6 porções

Caponata Siciliana

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 30 minutes

Uma opção deliciosa de entrada com toque mediterrâneo. Você vai se apaixonar por essa caponata.

Ingredients

  • 1 cebola roxa média
  • 1 berinjela grande
  • 2 tomates pequenos
  • 1/4 xícara de aipo picado
  • 1/4 xícara de uva passa
  • 3/4 xícara de azeite
  • 2 colheres de sopa de hortelã fresco picado
  • sal e pimenta do reino a gosto

Instructions

  1. Comece cortando seus ingredientes em cubos não muito grandes. Dessa forma você poderá cozinha-los sem que percam suas texturas;
  2. Em seguida, você vai cozinhar todos os ingredientes por partes;
  3. Dessa forma, adicione 1 colher de sopa de azeite e o aipo até que fique ligeiramente cozido mas mantenha um pouco de textura. Retire da frigideira e reserve
  4. Repita esse processo com a cebola, o tomate e o por último com a berinjela, que possivelmente vai precisar de um pouco mais de tempo;
  5. Finalize misturando todos os ingredientes cozidos, com o hortelã fresco, a uva passa e o restante do azeite. Acerte o sal e a pimenta ao seu gosto;
  6. Sem dúvidas fica ainda mais gostoso servido no dia seguinte ao preparo.

Notes

  1. Caso deseje adicionar ingredientes como azeitonas, aliche, alcaparras ou oleaginosas (que devem estar torradas) deixe para fazer na finalização, já que nenhum deles precisa ser pré cozido.
  2. Experimente hidratar suas uvas passas para uma textura ainda mais macia. Para isso, basta deixar suas uvas de molho em água morna por alguns minutos.
  3. Outra opção para deixar ainda mais fresco é não cozinhar a cebola, o aipo, assim como o tomate. Para essa opção você vai precisar de menos azeite.

Como armazenar sua caponata

Como falei na receita, sem dúvidas a sua caponata ficará ainda mais gostosa no dia seguinte ao preparo. Isso porque todos os temperos estarão mais incorporados trazendo ainda mais sabor para o seu prato.

Dessa forma, meu conselho é que armazene sua caponata na geladeira em um pote hermeticamente fechado. Na hora de consumir, deixe voltar a temperatura ambiente por alguns minutos.

Em dias mais quentes, porém, super indico provar essa delícia ligeiramente gelada. Fica ainda mais refrescante.

Armazenando na geladeira, sua caponata durará pelo menos 1 semana sem problemas.

Mais receitas com berinjela

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Caponata siciliana

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Caponata siciliana”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *