briochinhos de alho

coisa que me dava invejinha era o rafa fazer os pães fofinhos e deliciosos e eu achando que nunca conseguiria. mas eu CONSEGUI! fui pra cozinha, me arrisquei e consegui fazer esses briochinhos lindos e deliciosos!

 

e se eu consegui todos conseguem, vai por mim!! e olha que eu fui pessimista até o momento em que experimentei o primeiro pedaço. eu achei que não ia crescer e cresceu, eu achei q não ia assar direito e assou lindamente, eu achei q ia ficar com muito gosto de fermento e não aconteceu nada disso!!! então se joguem nos pãezinhos!

bora colocar a mão na massa??

comece misturando 20g de fermento para pão (usei aquele em pó) com 1/2 xíc. de leite morno e 2 colheres de sopa de açúcar. deixe descansar por 15 minutos ou até que dobre de volume. em uma tigela grande, misture, 3 xíc. de farinha de trigo, 1 colher de sopa de sal, 2 gemas de ovo e 4 colheres de manteiga (que você deve derreter) com 1 cabeça de alho amassado (eu levei a manteiga para derreter junto com o alho para que ele não ficasse tão crú). misture a isso a mistura do fermento e sove a massa por pelo menos 10 min. se necessário adicione mais farinha até que a massa fique homogênea.

deixe a massa em formato de uma bola, faça um corte no meio, e deixe a mesma crescer por aproximadamente 1h ou até que dobre de tamanho. divida a massa em bolinhas menores e vá organizando em um refratário untado com manteiga, deixando um espaço pequeno entre eles. deixe crescer mais uma vez até dobrar de volume. agora é passar um pouquinho da clara que sobrou dos ovos que você usou, salpicar gergelim, queijo parmesão, semente de mostarda, ou o que você achar mais gostoso e levar ao forno em temperatura média por uns 30 minutos ou até que fique bem douradinho por cima.

nem preciso dizer que me fiz com esses pãezinhos quentinhos só com manteiga né? mas aviso aos navegantes, o gosto de alho fica bem marcante, por isso, se você preferir pode colocar uma quantidade menor ou não colocar esse ingrediente.

essa receita rendeu 9 pãezinhos de tamanho médio, por isso, se você vai precisar de uma quantidade maior, é bom dobrar a receita.

e sim, eu estou muito orgulhosa do meu primeiro pão <3

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

69 comments on “briochinhos de alho”

Tenho acompanhados suas receitas deliciosas pelo e-mail e estou querendo inserir o seu blog no meu sob o ítem Blogs Essenciais. Quando eu coloco o endereço, aparece uma mensagem dizendo que não encontrou a URL. Vc. pode me informar qual é? grata, bjs E esse pãozinho vou fazer assim que chegar em casa hoje!

Lu,

n~sei como fazer as perguntas p/ cami, pois é a primeira vez q acesso…. se vc tiver a resposta em relação a outros sabores vc pode me enviar.
obrigada
abraço.
Rose.

Testada e aprovada! Achei o sabor do alho bem suave, e tive que colocar um tantinho a mais de leite para dar liga. Mas cresceram bem, e ficaram bem fofinhos! E deliciosos! :)

ao invés de cabeça de alho, não seria só um dente? Uma cabeça parece demais, me tire essa dúvida, gosto de fazer pães, quero fazer este pro pessoal aqui de casa. bjim

Essa sementinha na foto, é a de mostarda? Irei procurar!
Sempre quis achar a de papoula, mas acho que não vendem mais no Brasil :(
Farei esta fofura no fim de semana!

Gosto muito de sua maneira de nos ensinar as receitas,tudo fica tão prático,até mesmo as coisas mais dificéis se tornam prazerosas de fazer.
Muito obrigada por sua simplicidade em fazer de nosso lar,uma cozinha mais gostoza a cada dia.Meu marido adorou isto!!!!!!!!!!!

acho q dá sim, mas assim jú, tem q tomar cuidado com a calabresa por causa da gordura q ela libera, o que pode influenciar na ação do fermento, sabe…

tomei conhecimento deste site só ontem e já fiz o brioche que diga_se de passagem ficou ótimo, apenas troquei a cabeça de alho por alho frito industrializadoe ficou uma delicia! Parabéns e pode ter certeza que voce ganhou mais uma seguidora.

Testei e adorei o pão como a família é gde em casa dobrei a receita e mesmo assim foi pouco, este pão é simplesmente divino! (Eu não usei fermento de saquinho, usei o fresco msm e deu super certo!)
Descobri seu blog a apenas alguns dias e me encantei, já esperimentei duas receitas que aliás fizeram um sucesso enorme.

Eu juro que eu tentei…Mas,ficou horrível meu pãozinho, muito parecido com esse do Guilherme, minha massa cresceu muito pouco e ficou meio dura!E eu sei onde está o meu erro, pois na metade da receita tive uma dúvida crucial!!hahahaha A quantidade da manteiga eram 4 colheres dela já derretida ou 4 para derreter??Achei muito pra derreter, e preferi colocar 4 delas já derretidas,dai no final a massa estava sequinha e acabei colocando mais manteiga (derretidaa viu!) depois que eu já tinha amassado tudo, melhorou a massa, mas eu sabia que ainda não estava legal!Assei assim mesmo e não ficou bom!Vamos esperar pela próxim tentativa, pq por esses seus, eles parecem ficar divinos!!Não vou desistir!Beijoo

vou até ajustar no texto, mas são 4 colheres de manteiga não derretidas… como é tipo um briochinho, leva bastante manteiga mesmo…

Cami,este brioche e demais adorei fiz ontem segui paso a paso sua receta,mas ficou tao bom que aqui em casa nao deu pra quem quiz hoje fiz de novo mas como eu tinha presa entao mudei o esquema de fazer crescer fiz a masa formei os brioche colocei na assadeira levei pro forno eletrico a 50 grados por 20 minutos e depois retirei a assadeira subei a temperatura para 170 grados e mas 10 minutos e ficaram maravilhosos obrigado pela receita aqui te deixo uma dica pra esta receta.beijos rosangela

Amo cozinhar, vou fazer assim que voltar pra casa pois estou viajando. Como sou diabética vou testar com adoçante e, depois posto a quantidade ideal do adoçante em substituição ao açúcar. bj

Oi! Fiz o pãozinho e ficou ótimo, mas achei bem salgadinho. É uma colher de sopa de sal mesmo?
Parabéns pelo blog!
Eu e meu namorado somos fãs de carteirinha!

ele fica um tantinho salgado mesmo para quem é mais sensível a sal, da próxima vez pode colocar menos que não altera na textura não ;-)

Para os amigos que não tiveram sucesso na feitura, verifiquem se os ingredientes estavam em temperatura ambiente e a manteiga já morna (não quente, pois quente ela mata o fermento fresco ou inibe o granulado, o chamado “em pó”).

Vejam a validade de seus fermentos (e da farinha), com antecedênciatestem a ação do fermento: Misture um pouco dele com um punhado de farinha e vá pingando águá (ambiente!) até formar uma pastinha não muito molhada. Se dalí a 15/30 min essa esponja não crescer é porque o fermento não está legal.

Outra possibilidade pode ser a temperatura do forno ou o tempo no forno.

Ainda pode ser o tipo de farinha, algumas podem pedir mais ou menos úmidade. A temperatura do dia tmb pode influir.

Já passei por esses sufocos e aprendi com meus erros!!

Não desistam pois acabará dando certo! :D

Não sei o que aconteceu com o meu, mas ele não deu certo também… Aquela mesma história de não crescer e ficar massudo. Não sei o que fiz de errado :(

fiz a receita… mas ficaram bem ruinzinhos hehe. a massa cresceu, e tudo parecia que ia dar certo, mas daí ficaram meio durinhos, com uma textura bem diferente dessa da foto, de ‘pão’ mesmo, a minha pareceu de ‘bolinho’…
segui direitinho, fermento ok, manteiga derretida, dia quente. :/

Ei Cami, fiz a receita, mas também ficou duro e massudo, parecia mais um biscoito salgado.
Só uma dúvida, pode usar aquele fermente biológico seco instantâneo?
Ah, adoro o site, já fiz várias receitas.

Conheci hoje o blog, já acompanhava pelo insta mas nunca tinha entrado aqui..estou amando não só as receitas, mas seu jeito carinhoso de fazer as postagens e as dicas nas receitas.Parabéns pelo sucesso.. como amor pelo que se faz tudo tende a dar certo.
Estou imprimindo para depois fazer..

Abçs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *