Gato de botas

Se acaso você é um fã de doce de banana, com certeza vai adorar o gato de botas.

É provável que essa sobremesa se transforme em uma das mais pedidas pelos amigos e familiares.

Chico balanceado

É provável que você conheça essa sobremesa como gato de botas, ou então chico balanceado e quem sabe até torta de banana. Realmente, o nome pode mudar de acordo com a região e com a família.

Mas o que importa é que, independente do nome a base é a mesma: uma camada de banana caramelada, seguida por um creme com base de leite condensado e gemas e para finalizar, claras em neve com açúcar.

O protagonista: doce de banana

Sem dúvida, o gato de botas pede alguns cuidados especiais no seu preparo, principalmente quando falamos da banana, que é a base dessa sobremesa.

Por isso, antes de apresentar a receita completa, compartilhamos esse post especial, com a receita detalhada do doce de banana caramelada.

Receita gato de botas

gato de botas

gato de botas

Uma sobremesa deliciosa para encontros com amigos e família

Ingredients

  • Doce de banana caramelada (seguindo a receita acima)
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 medidas da lata de leite (usamos o integral)
  • 2 ovos
  • 1 colher e ½ de sopa de maisena
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Essência de baunilha

Instructions

  1. Agora que você já tem o doce de banana pronto, deixe esfriá-lo um pouco.
  2. Ao mesmo tempo, comece a preparar o creme dessa sobremesa, misturando em uma panela, no fogo médio, o leite condensado, o leite, a gema dos 2 ovos (reservando as claras) a maisena e a essência de baunilha.
  3. Então, deixe esse creme ferver e mexa até que ele fique um creme bem grossinho.
  4. Em seguida, você começará a montar o seu doce em um refratário de sua preferência, colocando uma camada de banana caramelada e por cima o creme.
  5. Logo após, bata as 2 claras em neve, junto com o açúcar, até que fique na consistência firme.
  6. Por fim, coloque as claras por cima do creme e leve o doce ao forno médio, até que as claras fiquem levemente tostadas.
  7. Depois que estiver pronto, leve à geladeira e deixe tempo suficiente para que ele fique gelado e firme.

Notes

Para que a sua sobremesa fique ainda mais gostosa, separamos dicas: para que não fique com cheiro de ovo, tire a pele da gema antes de colocá-la na panela.

Além disso, para deixar as suas claras em um formato de suspiro, você pode utilizar um garfo para “puxar” a clara e criar essa pontinha.

Outras receitas com banana

Certamente nós somos suspeitos para falar, mas temos outras receitas incríveis, além do doce gato de botas, que levam banana.

  • Por outro lado, se você busca uma opção de acompanhamento, esse purê de banana da terra fica incrível com diferentes proteínas.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

31 comments on “Gato de botas”

Alessandra, Dani, Ana Paula e Vanessa,
qnts nomes criativos minha gente!!! daonde tiraram gato de botas e Chico Balanceado??? rs… Manezinho Araújo tem bastante lógica, na verdade que homenagem deliciosa!!!
Iale e Julia,
vai por mim vale muito a pena testar, fica bom demais!!!
Regina,
fico me perguntando pq fiquei tanto tempo sem comer isso!!!
Adri,
q idéia boa, dá uma quebrada no doce realmente (se bem q sou meio formiga, rs)
Jú,
juro pra vc q depois do seu comentário fiquei bastante encucada. te dou minha palavra que tento simplificar ao máximo o jeito como passo as receitas, mas óbvio que o que para mim pode ser muito simples nem sempre realmente é! eu cresci vendo minha mãe cozinhando e vendo ela preparar várias e várias caldas e mesmo assim tenho certeza que ainda não aprendi. Prometo que tentarei ser mais didática das próximas vezes, mas se mesmo assim eu ficar devendo, pode me perguntar que terei o maior prazer em te ajudar! Agora quanto a receita: para ajudar sempre indico esse passo-a-passo para fazer a calda, tenho certeza que vc nunca mais vai errar. Imagino que tenha ficado muito doce mesmo, como você diminuiu a quantidade de bananas, teria q ter diminuído o açúcar também… mas ó não desiste não!!! cozinha é assim mesmo, experimentar, errar, acertar e o mais importante se divertir! Qnt ao post sobre as fotos vou pedir por Rafa fazer sim, é uma ótima idéia, mas desde já uma dica: sempre tente fazer as fotos aproveitando a luz do dia, assim fica mais difícil de errar!!!

Poxa muito bonito!faço aqui em ksa mas no lugar do doce (acho enjoado),eu frito as bananas,polvilho com canela e despejo essas 2 camadas.Testa vc vai gostar!

Olá, Camilla!
Conheci hoje seu blog e fiquei encantada com a quantidade de receitas fáceis, com ingredientes bem básicos e fotos maravilhosas.
Sou uma cozinheira de primeiríssima viagem. Pra você ter ideia fiz meu primeiro arroz ano passado… hihi. Venho aprendendo bastante e me interessando cada vez mais mas dou boas mancadas!
Li várias receitas suas e senti um pouco de falta de uma explicação mais detalhada para iniciantes como eu… Parece tudo super fácil mas na hora de colocar a mão na massa surgem as dúvidas. Por exemplo, hoje fiz esta receita e de cara queimei o açúcar na panela. Joguei fora e comecei de novo mas daí já misturando a água com o açucar pra fazer a calda. Acho que o doce até deu certo mas ficou bem mais clarinho o doce de banana – nada daquele alaranjado forte bonito da sua foto. Eu também não tinha 12 bananas e só coloquei 6 caturras. Achei que o doce ficou doce demais e talvez até tenha sido pela diferença na quantidade… E como você mesma comentou não conseguimos esquecer o doce na geladeira e comemos ainda meio morno, ou seja, despencaram as camadas pois o doce não estava firminho ainda! hihi. Ficou bom, mas doce pra caramba…
Tirei umas fotos mas que não chegam aos pés das suas. Por sinal, gostaria até de sugerir um post sobre como tirar fotos de comidas. Tenho uma super máquina mas as fotos de minhas tentativas culinarísticas são um fracasso, hehe. Tá certo que não tenho os refratários lindos como os seus e tal, mas a comida mesmo fica feinha… igual a quase 100% dos outros blogs!
Bom, chega de papo. Parabéns pelo blog, receitas, empenho e lindas fotos. Nos próximos dias vou tentar outras receitas suas e conto depois o resultado!
Beijos. Ju.

Adorei conhecer este blog, e estou começando a testar as receitas em casa.
Amei este doce, não conhecia e foi sucesso total aqui em casa.
Bjos**

Querida,

descobri a pouco tempo este site e estou adorando, já copiei várias receitas que pretendo fazer, este doce em especial nós conhecemos como Chico balanceado, minha mãe que me contou (acho este nome um barato mas bem estranho para um doce) . Aqui em casa já fiz algumas vezes mas nunca consegui deixar muito tempo na geladeira. Vou experimentar as receitas e. depois te escrevo. Um abraço e obrigada

Hmmm…. Eu fiz e realmente ficou um doce muito bom e bonito! Todos aqui em casa adoraram e já querem mais :)
Parabéns, e por favor, sempre coloques receitas novas, adorei teu site ^^

Minha avo ja fazia esse doce ha 50 e tantos anos atras com o nome de manezinho araujo.E mesmo uma delicia, mas de gatos de botas nao tem nada.Beijos

Camila,
amo receitas que levam bananas….. por acaso vc já fez essa receita acrescentando queijo? Uma vez eu comi um doce desse tipo que levava queijo, mas nunca consegui a receita.
Bjo

Vou tentar fazer a receita hj, espero que consiga!!!!
Gostei muito do site, só de olhar as fotos dá água na boca.

Ah, tenho uma sugestão para o porquê do nome da receita. Acho que é gato de botas devido ao olhar que ele faz, aquele tãaaao cativante. Deve ser o mesmo que a gente vai faz quando o doce fica pronto e sabe que só pode comer depois de algumas horas na geladeira. Ai que vontade de comer logo!!!….rsrsrs

Após o almoço e durante os intervalos da filmagem do “Gato de Botas”, o diretor (grande consumidor de doces) e sua equipe comiam uma sobremesa com essas características, daí o porquê do nome…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *