pão mais que perfeito de cebola

qualquer dieta minha acaba no momento que encontro pela frente um pão quentinho e deliciosamente cheiroso… consigo resistir a chocolate, a bolo quente e quem sabe até ao pudim, mas com o pão não tem nenhum perigo de acontecer… e como proceder quando o seu marido decide fazer o melhor pão do mundo?

o rafael se tornou um estudioso quando o assunto é pão. as técnicas, segredos, hora certa de colocar cada ingrediente, estão entre as lições que ele me dá toda vez que está na cozinha preparando uma nova receita… e de vez em quando uma nova dica é encontrada e eu tenho que servir de cobaia, q sacrifício não é não?

o que falar dessa receita quando o título já fala por si só??? bem, posso dizer que o aroma delicioso já começa enquanto a massa está sendo preparada, que a textura é incrível, o sabor mais ainda e que ele não precisa ficar horas crescendo para ficar bom…

mas bora pra receita, né? comece cortando 1 cebola grande em 4 e depois fatie a mesma em lascas mais finas (não precisa ser muito). leve-as ao forno em temperatura média com um fio generoso de azeite para que possam assar levemente, só para tirar o croc croc… enquanto isso misture2 xíc. e 3/4 de farinha , com 2 pacotes de fermento para pães (20g ou 2 colher de sopa) e 2 colheres de açúcar… esquente um pouquinho 1 xíc. de leite (só para ficar morno, se ferver vc vai matar o fermento hein)  e misture o mesmo aos ingredientes secos e deixe essa mistura crescer uns minutinhos (é o fermento acordando, rs)… passado esses minutinhos misture à massa  1 ovo, 2 colheres generosas de manteiga, 1 colher de chá de sal e por fim as cebolas (que não devem estar muito quentes). sove bem a massa e se necessário adicione um pouco mais de farinha até a massa estar elástica e desgrudando da mão, mas coloque aos pouquinhos, para não passar do ponto e ficar duro demais, ok?  deixe essa massa crescendo por volta de 20 min em um local onde não haja corrente de vento – tipo dentro do forno. depois desse tempo dê o formato que você achar bacana para seu pão, no caso do rafa, ele fez uma tira e depois foi enrolando como um caracol… deixe crescer por mais 20 min e quando seus pães estiverem bem crescidos, pincele-os com a mistura de 1 ovo inteiro com 2 colheres de sopa de água e leve-os ao forno pré aquecido em temperatura média até que fiquem douradinhos…

eu já fiquei esperando o pão sair do forno bem quente para espalhar uma manteiga e comer até não me aguentar mais… e tenho que dizer, amo meu maridinho cada dia mais por ele me dar presentes como esse!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

28 comments on “pão mais que perfeito de cebola”

Não querendo ser chato, mas já sendo…daria para refinar um pouco mais a busca?! Estava tentando procurar outras receitas de pão, mas você não possui esta categoria.O site é delicioso para olhar receita por receita, mas quando estamos com pressa sabe como é!!

Att

CARACA!!! Que eficiência!!!
Que bom se todo serviço no Brasil funcionasse assim…

Já arrisquei o pão de cebola e ficou delícia, a namorada aprovou!!!

Valeu e voltarei sempre!!

Descobri o seu blog ha exatos 3 dias, já separei pelo menos 15 receitas e hoje, mais precisamente agora, fiz a primera! O Pão de Cebola. Ficou delicioso, textura incrível…. Mas, NAS PRÓXIMAS vezes que eu fizer essa receita, vou dar uma temperada a mais na massa… talvez um pouco de lemon pepper ou algumas folhas bem picadinhas de manjericão…

Parabéns pelo blog….

Beijos

Fiz o pão como havia te dito pelo twitter, ficou maravilhoso, a unica coisa que fiz diferente foi a cebola que piquei mais por conta de uma certa pessoa aqui de casa que não gostar muito dos pedaços da dita cuja.
Parabéns mesmo,esse blog é 10!

Esse pão é indecente de tão bom. Que marravilha!!! O pão mais fofo que já fiz. Só queria saber uma coisinha: será que é possível congelar? Pq fiquei pensando a maravilha que seria acordar, pegar um pãozinho, botar no forno e hummmm pão quentinho.

bjs e obrigada

dani,
por aqui nunca sobrou para congelar não, mas não custa tentar né? tira ele do forno antes dele ficar totalmente dourado, assim quando ele for no forno ele dá uma dourada… só de lembrar desse pão já me deu vontade de comer de novo!

Fiz esse pão algumas vezes, e é sucesso garantido. Pra mim não precisa de mais nada, só manteiga e pronto. Parabéns pelo blog. Já está na minha lista de favoritos. bjo

Gente, eu fiz esse pão e depois de assado congelei alguns pra testar. Pra descongelar coloquei no forno ( 295°) por uns 5, 6 minutos. Deu certo! Coloquei no congelador ainda quente. Eu congelo pão francês, pra ter ele fresco de manhã sem precisar ir à padaria e fiz o mesmo com os de cebola.
Camila, sua linda, obrigada pela receita!
Beijos pra todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *