Antepasto de berinjela de forno

Esse antepasto de berinjela é definitivamente a receita que mais reproduzo por aqui. Isso porque além de ser fácil, tem um ótimo rendimento é fica ainda mais gostoso quando consumido alguns dias após ficar pronto.

antepasto de berinjela - naminhapanela.com

O que é antepasto?

Antespasto na itália é o nome dado para a primeira parte da refeição, quando geralmente se servem embutidos, legumes, queijos e azeitonas.

Por aqui, chamamos de antepasto a mistura de legumes assadas em azeite em abundância e assada devagar.

O de berinjela é certamente um dos mais comuns. Mas você também pode encontrar a versão feita com abobrinha (veja a receita aqui), assim como a versão feita com pimentões (veja a receita aqui).

A mistura de ingredientes e o cozimento feito com calma, resultam em um sabor inegavelmente delicioso. Perfeito para ser servido como entrada e petisco, acompanhado de pães, torradas ou grissinis.

Uma receita para ter sempre na geladeira

Sim, essa é uma receita ótima para ter sempre na geladeira já que, por ser assado em azeite em abundância a durabilidade dos legumes aumenta consideravelmente.

Do mesmo modo, consumir o antepasto somente no dia seguinte a produção irá maximizar os sabores. Embora também fique igualmente bom se consumido bem fresquinho.

Aliás, para armazenar, é importante que você guarde em pote hermeticamente fechado. Além disso, o ideal é consumir até 5 dias.

Confira a receita do antepasto de berinjela

Antepasto de berinjela
Yield: 300 g aproximadamente

Antepasto de berinjela

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 45 minutes

Esse antepasto é uma receita extremamente simples de fazer e certamente deliciosa.

Ingredients

  • 1 berinjela média
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1/2 pimentão amarelo
  • 1 cebola grande
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • aproximadamente 2/3 de xícara de azeite
  • sal e pimenta a gosto

Instructions

  1. Corte as berinjelas em fatias de mais ou menos 1 cm no sentido do comprimento;
  2. Logo após, misture em uma assadeira a berinjela, os pimentões cortados em pedaços grandes, a cebola também em pedaços grandes, o vinagre, o sal e a pimenta do reino moída na hora e metade do azeite;
  3. Em seguida, leve sua assadeira para o forno, em temperatura de mais ou menos 200° e coberta com papel alumínio.
  4. Enfim, depois dos primeiros 40 min, tire do forno para dar uma mexida e se necessário vá adicionando o azeite.
  5. Retire o papel alumínio, dê uma mexida e volte ao forno até que todos os legumes estejam bem macios.

Mais receitas super fáceis de fazer

  • Tomate confit – certamente o nome é mais difícil do que o preparo dessa receita.
  • Bolinha de queijo– é provável que você se apaixone por essa versão de bolinha de queijo já na 1ª mordida.
  • Pastel – que tal aprender a fazer essa massa deliciosamente simples e maravilhosa?
  • Pão de batata perfeito – inegavelmente o melhor acompanhamento para o seu antepasto.

Siga o naminhapanela no instagram

By Rafael

O Rafa fica por trás da câmera, buscando sempre as melhores fotos! Além disso, é ele que coloca a mão na massa para fazer todos os pães que você encontra por aqui.

45 comments on “Antepasto de berinjela de forno”

Que jóia! É bem parecido com o que eu faço… A única diferença é que além do orégano eu uso também um pouco de manjericão e umas 2 folhinhas de louro. Fica MUITO gostoso realmente! Excelente o blog, já está assinado =]

Abraços!

Vejam, o azeite foi feito para pratos frios. Então ele é vó último a ser acrescentado. Vira gordura trans. A foto da receita é exatamente o resultado, mas a maneira de fazer não corresponde. Tudo cortado grande.
Cozinhar um pouco em água quente é melhor.E cortar tudo em tirinhas finas.

Legal!!! Eu faço assim tb. mas vou finalizar eu faço um refogado à parte com azeite, cebola e alho e jogo no antepasto. Aqui em casa todos amam!!!

Eu adoro berinjela, eu faço essa receita desidratando a berinjela, misturando uma quantidade de sal nela e deixando no escorredor por 2 horas, depois e so lavar e deixar dormir coberta com vinagre, a minha não vai ao forno, pois o calor tira as propriedades do azeite e desde que descobri essa receita não troquei mais, pois o sabor da berinjela sem ir ao fogo, fica incrível. Se alguém quiser a receita, me escreva. ionemf@yahoo.com.br

Adoro pratos com berinjela! Eu faço com manjericão e azeitonas verdes e diminuo o sal pra compensar. Fica uma delícia! Na geladeira dura até uma semana.

Yone, Por favor você pode me passar a sua receita, acho que é mais prática, além de preservar as propriedades nutricionais dos alimentos. Obrigada!

Tenho procurado ( e não acho) uma receita de um antepasto de beringela onde ela é fervida em tiras (não vai ao forno e leva muito alho que, se q

Olá, adoro antepasto, mas nunca tentei fazer…Tu dissestes que é pra esperar ela escurecer…mas mais ou menos qual o tempo de forno??Obrigada

Nicolau, essa receita q vc procura, em tiras, eu tenho,mas não vai ao fogo. São tiras com bastante alho e azeitonas,né!? Se for, vou passar para vcs a minha.
1 kg de berinjela
Azeite o quanto baste
Vinagre branco
4 xícaras de sal
Azeitonas sem caroço fatiadas a gosto
Dentes de alho fatiados a gosto
Em primeiro lugar, descasque as beringelas e corte em fatias, depois em tiras finas. Coloque em uma vasilha e, sobre elas, coloque o sal. Deixe descansar por umas 4 horas, até q libere bastante água ( vc vai desidratar as tirinhas). Em seguida, lave bem em água corrente,retire todo o sal e esprema vem para retirar todo o excesso de água. Coloque novamente em uma vasilha, agora com o vinagre e deixe de molho por mais umas 4 horas. Lave tudo novamente, escorra bem e esprema para retirar todo o excesso de líquido. Agora a berinjela está pronta para ser preparada. De preferência em uma vasilha de vidro, coloque as tirinhas de berinjela, o alho, às azeitonas e o azeite, o suficiente para envolver todos os ingredientes, deixe descansar mais umas 2 horas para apurar o sabor e delicie-se!
Você vai notar que aquele 1 kg de berinjela vai render uma quantidade bem pequena, mas é delicioso!!! Se quiser,pode acrescentar pimenta tb. Excelente aperitivo com torradas e pães!

Ola, boa tarde.
Meu marido e eu estamos tentado experimentar coisas novas para tentar inserir mais vegetais na nossa alimentação. Eu queria fazer essa receita mas gostaria de saber se o azeite pode ser substituído por oleo se semente de uva ou oleo de abacate por exemplo (qualquer outra opção). Meu marido tem verdadeiro pavor de azeitona, logo, detesta azeita também, então, estou tentando pensar em uma forma de fazer essa receita para que nao seja desagradável pra ele logo de cara.
Obrigada

Ola,obrigada pela receita,fiz da mesma forma,no forno, so acrescentei passas,fica uma delicia,quanto ao azeite é so acrescentar depois se assado,que vai conservar as propriedades do azeite e fica otimo:)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *