Categorias
Carnes e Aves

Estrogonofe de carne

Se você ama estrogonofe de carne certamente vai adorar essa receita. Aqui, vamos compartilhar não só o modo de fazer como também algumas dicas para fazer o estrogonofe perfeito.

Estrogonofe

Sem dúvida essa é uma receita que já se tornou tão brasileira como russa. Na verdade, demos um jeitinho de deixar ela com a nossa cara, e é provável que todo mundo tenha uma receita que sempre faz.

A receita original, geralmente feita com creme azedo, certamente se difere um pouco da versão brasileira. Por aqui, geralmente usamos o creme de leite e nos permitimos adicionar ingredientes como cogumelos, milho e até mesmo ketchup.

Como fazer estrogonofe simples e fácil

Mesmo com tantas possibilidades de variações, aqui vamos para uma versão simples, mas ao mesmo tempo cheia de sabor.

Particularmente, sou do time que não gosta do ketchup no estrogonofe, dessa forma, vamos usar o extrato de tomate para trazer sabor e cor para o prato.

Da mesma forma, indico a utilização de 2 ingredientes frescos que vão fazer toda a diferença no resultado final. A versão fresca do creme de leite é na verdade a única apresentação do ingrediente indicada para ser aquecida em altas temperaturas. Além disso irá trazer um leve toque de acidez a sua receita.

Além disso, quando você utiliza os cogumelos frescos você adiciona muito mais sabor ao seu estrogonofe, diferente da versão em conserva, que geralmente tem mais sabor da salmora do que de cogumelo.

De qualquer forma, você pode utilizar essa base para fazer a versão que preferir.

Qual carne usar para fazer estrogonofe?

Na verdade, é possível usar variados tipos de carne para preparar a sua receita. E quando digo isso é que já tendo testado versões utilizando desde carnes de 1ª como também cortes de 2ª.

O que pode mudar um pouco é o tempo de preparo, já que para alguns cortes de carne pode ser necessário ou maior tempo de cozimento ou até mesmo a utilização da panela de pressão.

Uma dica importante é escolher um corte que não contenha muita gordura, isso porque o creme de leite, ingrediente base dessa receita, já é bastante gorduroso e dessa forma, o resultado pode ser uma receita pesada.

Nesta receita utilizamos a alcatra, mas você pode usar também:

  • Filé Mignon
  • Contra filé
  • Patinho
  • Coxão duro e mole

Lembrando que as 2 últimas opções, possivelmente precisarão de mais tempo de cozimento para ficarem bem macias.

Quer mais dicas sobre cortes de carne? Vem conferir clicando aqui.

O que acompanha o estrogonofe

Certamente a versão mais original é servir o estrogonofe com batatas fritas. E, na verdade, possivelmente você vai encontrar essa combinação com facilidade por aqui também. Mas sem dúvidas, a batata palha se tornou uma opção deliciosamente crocante que particularmente eu adoro.

Além disso, o arroz branco também completa essa mistura tão clássica.

Mas, sem dúvida você pode variar nas combinações, como por exemplo:

  • Que tal usar o estrogonofe como recheia de uma batata assada?
  • Da mesma forma, vai ficar uma delícia servida com uma batata rostie;
  • E se quiser apostar numa forma super diferente de comer estrogonofe, que tal apostar em um escondidinho?

Receita de estrogonofe de carne

Yield: 2 porções

Estrogonofe de carne

Prep Time: 15 minutes
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 15 minutes

Aprenda como fazer um delicioso estrogonofe de carne em uma receita cheia de sabor

Ingredients

  • 500 g de alcatra
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola média
  • 150 g de cogumelo (utilizamos o paris)
  • 4 colheres de sopa de molho de tomate
  • 2 colheres de chá de molho inglês
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • Sal e pimenta a gosto

Instructions

  1. Comece picando sua carne em cubos não muito grandes e temperando com sal e pimenta. Deixe marinando por 15 min;
  2. Então, em uma panela adicione 1 colher de azeite e cozinhe seus cogumelos cortados em fatias até que fiquem bem macios, retire da panela (junto com o caldo que irá formar) e reserve;
  3. Em seguida, na mesma panela e em fogo alto, refogue a cebola cortada em cubos junto com o restante do azeite e a manteiga. Quando a cebola estiver amolecida, adicione sua carne e deixe dourar bem;
  4. Logo após, abaixe o fogo e adicione o molho de tomate, o molho inglês e aproximadamente 1/2 xícara de água quente e em fogo baixo deixe essa mistura reduzir (caso tenha optado por uma carne de 2ª ver notas);
  5. Quando o molho estiver mais grosso, adicione os cogumelos e o creme de leite fresco e deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar um pouco;
  6. Por fim, acerte o sal e a pimenta e sirva logo em seguida.

Notes

Se você está usando um tipo de carne mais firme, pode ser necessário adicionar mais água para um cozimento mais prolongado. Além disso, você pode utilizar a panela de pressão para realizar esse cozimento em menos tempo.

Lembre que você quer uma carne macia, porém que mantenha seu formato, por isso não cozinhe demais a ponto de desmanchar a carne.

Você fez essa receita?

Deixe um comentário ou poste sua foto

Mais receitas para o dia a dia

Separamos algumas receitas deliciosas e que vão deixar o seu cardápio do dia a dia ainda mais gostoso! Vem conferir essas opções:

Guarde essa receita no seu Pinterest para fazer depois

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to Recipe
Sair da versão mobile