Categorias
Bolos Café da manhã

bolo de iogurte com limão

sim, me apaixonei por fazer bolinhos. misturar os ingredientes, colocar um tantinho de amor, ficar de olho enquanto está no forno, dar pulinhos quando ele cresce, dar pulinhos extras quando ele desenforma todo bonitão, sentir o carinho na primeira garfada fofinha e o gostinho de amor no primeiro pedaço é amor puro. 

mas calma, até bem pouco tempo atrás eu era péssima com bolos. solava, não crescia, se crescia não desenformava, enfim era o meu pesadelo na cozinha. mas eu persisti e consegui (música de superação ao fundo, rs…). brincadeiras à parte, acredito que alguns truques me ajudaram bastante:

1. o fermento tem que estar novo! pode parecer óbvio, mas era assim, eu quase não usava, ele ficava meses na geladeira e meu bolo estava fadado ao fracasso.

2. a farinha vai por último, e você mistura ela só o suficiente para ela incorporar a massa e não ativar muito o glúten.

3. sim, você precisa untar bem a sua forma, e enfarinhar ajuda mais ainda. eu nunca colocava farinha/fubá e depois que comecei foram pouquíssimos os bolos que grudaram.

4. às vezes não vai dar certo e ponto. é isso, tem dias que você faz tudo certinho, mas não adianta! o que não vale a desistir, certo?

e num acesso de mestre cuca, fui colocando uma coisa ali, outra aqui e saiu esse bolo perfeitamente fofo, aerado, levinho, gostosinho e que dá vontade de comer todo sem deixar nenhum pedacinho.

então bora anotar essa receita, fazer um bolinho gostoso e deixar o dia mais legal!

comece misturando 3 ovos com 200ml de iogurte grego natural (pode fazer com o natural sem ser grego, mas o resultado fica um pouquinho diferente), adicione então 1/4 de xícara de óleo, 1 xícara de açúcar bem cheia, 1 colher de sopa de raspas de limão e 1 xícara e meia de farinha de trigo. por último, você vai adicionar 1/2 colher de sopa de fermento para bolos. aí, colocar sua massa em uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno (pré aquecido sempre) em temperatura média por aproximadamente 40 min ou até ele passar no teste do palitinho.

logo que desenformei, salpiquei açúcar de confeiteiro, que depois de um tempo deixa uma camada molhadinha no bolo que fica delicioso.

agora é passar um cafezinho, chamar aquela pessoa que você não vê há muito tempo e se deliciar <3

 

 

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

15 respostas em “bolo de iogurte com limão”

Cami… sempre fui um fracasso para fazer bolos!!! Ou queimavam ou ficavam crus. Ontem, olhando essa receita decidi comprar os ingredientes e fiz hoje. Não é que deu super certo!!! Fiquei surpresa… ficou ótimo, maravilhoso!!! AMO SEU BLOG!!! PARABÉNS!!!

Que delícia e QUE LINDO esse bolo! Estou passando por uma fase de querer muito fazer bolos, mas não dá certo! Geralmente grudam (estou desistindo das formas de silicone, mesmo untando elas grudam! Mas a minha de alumínio também dá errado…), mas o pior é a quebradeira ao desenformar! Não acerto de jeito nenhum, mesmo esperando esfriar.
Agora uma pergunta de novata… Esse seu “mistura” é misturar mesmo? Sem bater? Batedeira, liquidificador, nada?

Muito obrigada!

Oi, querida! Interessada em fazer este bolo lindo…mas, qual a quantidade de iogurte grego de gramas para ml?
Meus potinhos contém 90g cada… fico ansiosa no aguardo. Att, wilza

Adoreeeei seu blog, parabéns!
Fiz essa receita com raspas de limão siciliano, e acrescentei a massa côco ralado grosseiramente!
Ficou perfeito! Todos adoraram.

Já está no “meus favoritos”!
Bjins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.