Bolo de limão com mirtilos

Eu tenho certeza que você vai se apaixonar por esse bolo de limão com mirtilos já no preparo. A massa fica linda, e depois de pronto, ele fica simplesmente perfeito. Massa amanteigada, úmida, macio mas ao mesmo tempo bem estruturada.

É provável que seja o seu bolo para dias especiais, assim como será por aqui.

Bolo de limão com mirtilos
Perfumado, delicioso e super fofinho, esse bolo de limão com mirtilos é a receita mais especial que já fiz!

Bolo com mirtilos

Sem dúvidas, se você já viajou para os EUA ou Europa já deve ter visto esse bolo em inúmeras cafeterias. É provável que esse bolo seja tão comum por lá porque tanto o limão siciliano como os mirtilos, são mais acessíveis e fáceis de encontrar.

No Brasil, são 2 ingredientes que você pode ter mais dificuldade de encontrar e por isso mesmo, esse bolo tem cara de data especial, mesmo que seja um domingo qualquer que você perceba que merece. E eu te garanto, vai valer muito a pena.

Que tipo de limão usar?

Antes de mais nada é importante dizer que sim, tem muita diferença no sabor do limão siciliano para o tahiti. Enquanto o primeiro é mais suave e aromático, o segundo é mais ácido e com sabor mais presente.

Para essa receita, usei o siciliano porque queria mais suavidade para harmonizar com o mirtilo. Mas, é possível sim usar o tahiti e até mesmo o limão cravo.

Além disso, a laranja também pode ser uma opção para quem preferir.

Calda de cream cheese

Já aviso logo que a calda de cream cheese é totalmente opcional. Afinal, por aqui, não temos muito costume de adicionar uma calda ligeiramente mais salgada nos nossos bolos.

Eu particularmente gosto bastante desse contraste de sabor e acho que combina perfeitamente com o sabor do limão e mirtilo.

Aprenda como fazer esse delicioso bolo de limão com mirtilos

Bolo de limão com mirtilos
Yield: 15 porções

Bolo de limão com mirtilos

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 50 minutes
Total Time: 1 hour

Buscando uma receita para dias especiais? Esse bolo de limão com mirtilos é a escolha perfeita! Fofinho, amanteigado e delicioso do jeito que a gente ama.

Ingredients

Bolo

  • 1 xícara de açúcar;
  • raspas de 1 limão siciliano;
  • 170 g de iogurte natural;
  • 3 ovos;
  • 3/4 xícara de óleo;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão -usamos o siciliano;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento para bolo;
  • 180 g de mirtilo passado na farinha de trigo.

Calda de cream cheese

  • 100 g de cream cheese;
  • 120 g de açúcar de confeiteiro;
  • 1 colher de sopa de suco de limão - usamos siciliano.

Instructions

  1. Comece juntando o açúcar e as raspas de limão e com a ponta dos dedos esfregue os 2 ingredientes para liberar bem o aroma do limão;
  2. Em seguida, de preferência, em uma batedeira, misture o açúcar (com as raspas de limão), os ovos e o óleo e bata até formar um creme bem fofo e esbranquiçado;
  3. Então, adicione o iogurte e os ovos e bata para incorporar bem;
  4. Para finalizar, misture a farinha e o fermento, de preferência peneiradas e misturando com a mão apenas o suficiente para a massa ficar uniforme;
  5. Então, passe seus mirtilos na farinha de trigo, não deixando excesso de farinha e misture os mesmos na massa do bolo;
  6. Logo após, transfira sua massa para uma forma untada com manteiga e enfarinhada e leve ao forno, pré aquecido, e em temperatura de 180 a 200° e asse por 40 a 50 min até que fique bem firme e dourado;
  7. Deixe esfriar um pouco e enquanto isso prepare a calda, caso deseje;
  8. Para isso, bata os 3 ingredientes, de preferência com um mixer, até formar um creme uniforme.

Notes

  • Se desejar, você pode misturar a massa na mão, porém o resultado fica ainda melhor quando misturado muito bem e certamente é mais prático fazer isso com a ajuda de uma batedeira.

Como substituir os mirtilos?

Quer fazer esse bolo mas não encontrou os mirtilos? Inegavelmente é possível fazer o bolo mais simples e vai ficar uma delícia também. Mas se você não quer perder esse efeito que o mirtilo dá na massa, você pode optar por usar uvas.

Para isso, é importante escolher uma fruta sem caroço e mais firme, como a vitória ou então a santa Isabel.

Outros bolos super especiais

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Bolo de limão com mirtilos

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Bolo de limão com mirtilos”

Já fiz outros também que ensinaram e amei todos. Esse é diferenciado com esses mirtilos na massa. Delícia! Testado e aprovado! Tirei até fotos, mas não vi onde enviar :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *