creme levinho de batata baroa com alho poró

durante 6 anos eu não senti frio! isso mesmo, rs… pode parecer engraçado, mas enquanto morava em Recife o máximo que acontecia eram noites chuvosas em que eu não ligava nem ventilador para dormir… e daí, que eu voltei pro RJ bem no inverno (que vamos combinar está sendo bem tranquilo esse ano) e aproveito as noites mais frias para fazer sopas e cremes e assim esquentar a alma…

claro que não passei 6 anos sem comer sopa, muito pelo contrario, um dos meus lugares preferidos em Recife é uma soparia super simplesinha mas com um cardápio delicioso. mas tenho que admitir, comer uma sopinha cremosa nos dias frios é bom demais! se bem que essa receita, com certeza será repetida várias e várias vezes, até mesmo no verão, de tão levinha e gostosa que ficou e porque não dizer até light?

aproveitei que a batata baroa (ou mandioquinha) olhou pra mim e deu uma piscadela e levei algumas delas pra casa o que resultou nessa delicinha!

e você vai fazer assim: em uma panela, refogue 1/2 xíc. de alho poró cortado em tiras bem fininhas, junto com um fio de azeite. quando o alho poró estiver bem macio, adicione 400g de batata baroa cortada em cubos pequenos (assim cozinha mais rápido). em fogo baixo, misture por aproximadamente 2 mín. adicione então 3 xíc. de água e sal à gosto. eu ainda usei um temperinho que tem sido meu companheiro, uma mistura de alho, cebola e salsa desidratada que deixa qualquer purê ou molho basicão com um gostinho delicioso, vale super a pena procurar no mercado! em fogo baixo e mexendo de vez em quando, deixe  a batata ficar bem macia (se necessário, adicione mais água). batatitas macias? processe as mesmas até formar um creme. volte a panela, adicione 250g de creme de ricota (eu usei o light, mas você pode usar o normal ou até mesmo creme de leite), 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado e um tantinho de pimenta do reino moída na hora. mexendo sempre, deixe borbulhar um tantinho e pronto!

na hora de comer, ainda dei meu toque final com um tantinho de azeite e umas gotinhas de pimenta (eu uso essa daqui e garanto a vocês: é deliciosa, viciante).

juro pra vocês, já tô aqui pensando em voltar no hortifruti e trazer mais umas batatinhas para casa só para repetir essa receitinha…

 


Olha isso aqui...