nhoque de mandioquinha

eu tenho que admitir, eu adoro essa tal de mandioquinha! percebam que meu vício está intenso e volta e meia ela está aparecendo por aqui. e então juntei o nhoque (tipo de massa que eu adoro) com o esse legume.. o resultado? bem o resultado é esse aí, rs…

eu sei, nhoque não é uma comida que não dê trabalho para fazer. realmente, não rola para fazer no almoço rapidinho. mas poxa, vale super a pena tirar um dia do find para mexer com a massa e se aventurar nessa delícia. e esse particularmente ficou bem levinho e sabe por que? há um tempinho atrás postei uma outra receita de nhoque e vários de vocês me deram a preciosa dica de assar o legumes e assim diminuir a quantidade de água do mesmo, o que faria a massa precisar de menos farinha. e vou dizer, foi tiro e queda! perfeito!

então foi assim. assei 1/2kg  de mandioquinha, envolvendo cada uma delas com papel alumínio e levando ao forno em temperatura média até que você espete um garfo e esteja bem macio. eu não tiro a casca não, mas caso você prefira fique a vontade. mandioquinha bem macia, amasse bem e deixe esfriar um pouquinho. adicione então 1 ovo, 1/2 colher de sopa de manteiga,  1/2 xíc. de farinha de trigo e 1 colher de chá de sal.  misture bem. para saber se a massa realmente está grudando na mão, limpe sua mão completamente, você vai ver que essa dica boba ajuda. se a massa ainda estiver muito mole, adicione mais farinha, mas se ela estiver firme mas ainda grudando um pouco na mão, só adicione mais farinha na hora de trabalhar na mesa, quando você vai fazer tirinhas de massa e cortar no formato.  aí é mergulhar essa massa em água fervendo e com um pouquinho de sal e quando os danadinhos boiarem é hora de retirar!

para acompanhar um molho de costelinha picante e a felicidade estava feita!!!

ps: vou aproveitar esse post e agradecer muitíssimo a todas as dicas que vocês deixam para mim! desde que comecei esse blog aprendi tantas coisas, mas tantas coisas, que mal vocês sabem!

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

40 comments on “nhoque de mandioquinha”

Hummmmm
Acabei de almoçar, mas vendo as fotos, juro que se um prato desse aparecesse na minha frente eu comeria ele fácil….
Ahh posso te dar uma dica?
Eu peguei essa dia no Panelaterapia..
Sabe aqueles saquinhos de plástico que tem em supermercado para trazer as frutas, legumes?
Então..
é só você colocar a batata, mandioquinha picadinhas (Que foram as que eu já fiz) no saquinho, amarrar, e fazer uns furinhos. Colocar no Microondas por 5 minutos, e depois que desligar esperar uns 2 minutinhos e pronto! Legumes cozidos e sem água..
Dependendo da quantidade pode ser mais ou menos tempo..
No Blog da Tati ela ensina direitinho como fazer…

Bjus
Amo seu blog.. Já fiz vááááárrriiiaasss receitas e sempre foram sucesso!

ô ana brigada… mas só deixei esse comentário e respondi para ela não achar que esse blog não aceita críticas… que por sinal são super bem vindas quando feitas com educação… daqui a pouco apago… :-*

Eu amoooooo mandioquinha!!! Vou testar! Ah, e repetindo uma pergunta acima, vc acha que funciona pra batata?
Ah, vc viu o nhoque de banana da terra, do Diga Maria? Achei as confecções parecidas!
Adoro seu blog!
Beijos

Oi Camila!!!
Adoro suas receitas!!! Mas sou traumatizada com nhoque…sempre que faço tiro assim que boiam na panela, mas nao adianta; ou ficam com gosto de cru ou cozidos demais!
Qd tirar da panela tem que dar aquele choque termico com água gelada??? Qts minutos mais ou menos esse levou pra boiarem?
Ah! E por favor, de a receita desse molho!!!
Bjs

boiou eu tiro… e não dou choque térmico não…
ô amore, o molho é um molho de tomate caprichado, costelinha desfiada, em um toque de pimenta :-9

Nossa, hj foi a 1 vez que vi este Blog, Parabéns !!! Suas receitas parecem ser ótimas vou fazer o nhoque amanha mesmo..aposto que e maravilhoso..Amei seu blog, e a variedade de receitas e espetácular, agora vou viciar nele !!!!

Parabéns e muito sucesso !!!!

meu Deus essas receitas deixam qualquer um com agua na boca , nossa senhora ,mulher tu tens maosde fada , as tuas receitas tenhem um aspecto tao fofinho e tao bonitinho k ate da uma dor no coraçao so de pensar k se vai ter k desfazer o formato pa comer.

Como é gostoso ver suas receitas, estou viciada! todo dia entro no blog

encaminho alguns truques que aprendi que talvez vc aproveite.

Quando a batata do nhoque estiver muito úmida, colocar no forno já amassada para secar a água.

empadinhas: usar um pires liso apertar com os dedos , colocar a forminha sobre essa massa e puxar para o lado, já sai perfeitinha. ai é so pincelar e levar ao forno.

abs

estou babando nas receitas e essa de nhoque é tudo!! Parabéns pela praticidade das receitas. Amo cozinhar e por isso estarei sempre aqui testando suas receitas. Parabéns.

gostaria de saber se dá certo cozinhar a mandioquinha no vapor, pois achei q forno demora mais…e tb se dá para fzer com farinha integral.
obrigada

Gisele,
Pode ser tbm… pode ser que você precise de um tantinho a mais de farinha!
Nunca fiz nhoque com farinha integral, mas com certeza dia dessas vou testar :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *