empanado de brócolis e outros legumes

eu já disse aqui que o rafael é o louco dos empanados né? mas não sei se disse também que ele é louco por brócolis (carinhosamente chamado de brocos) e então que um dia desses, quando eu liberei ele fritar algo ele foi para cozinha e inventou essa receita…

na verdade ele se inspirou livremente em uma receita do livro a grande cozinha, mas como nós dois não conseguimos, ele mudou uma coisinha aqui outra ali e deu nisso. um delicioso empanado de brócolis… e aí que ele começou a empanar todos os legumes que tinham na casa… um pedacinho de couve flor, outro de cenoura e porque não cebola?

na verdade, na verdade, não é bem uma receita, já que já apareceram várias versões de empanados por aqui, a diferença é que dessa vez a escolha foi pelos legumes/verduras e um ingrediente que fez toda a diferença…

e foi assim: 500g de brócolis congelados foram cozidos no vapor, tendo cuidado para não deixar molengo depois… depois foram mergulhados em uma mistura de 1 ovo mexido, 2 dentes de alho amassados, 1 xíc. de farinha,  1 colher de café de açafrão e 50g de amendoim picado bem miúdo. tempere com sal à gosto e vá adicionando um pouquinho de água fria até render uma massa grossinha, mas líquida…

mergulhe o brócolis (ou o que você escolher) nesse creme e frite em óleo bem quente e novinho…

tão gostosinho que ficou, crocante e diferente… e sem contar que ó tem legumes, verduras, é mais saudável né (risos, muitos risos)?

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

3 comments on “empanado de brócolis e outros legumes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *