torta de batata com açafrão e abóbora

acho que todo mundo já percebeu o quanto gosto da tão famosa comfort food, aquela comidinha que conforta a alma… e essa foi uma delas… fiz às pressas para o almoço do dia seguinte juntando um pouco de um tudo que tinha na geladeira e o resultado foi que parei 1 minuto só para me deliciar…

torta de batata é algo que minha mãe sempre fez e eu, e especialmente minha irmã sempre amamos… mas ela fazia a versão basicona, carne moída com um molho caprichado e a batata por cima… mas eu tinha alguns ingredientes a mais e decidi ousar e deu muito, muito certo!

eu já tinha aproximadamente 300g de carne moída temperada com bastante cebola, alho, um tantinho de páprica e 1 colherada de extrato de tomate, era uma carne sem muito molho… adicionei a ela uns pedaços de abóbora bem macios, quase desmanchando. então untei um refratário e cobri o fundo com a carne, enquanto isso fiz um purê com 3 batatas médias, que depois de cozidas e amassadas receberam 1 colher de sopa generosa de manteiga, 1 colher de café de açafrão e um pouquinho de sal. cubri a carne com uma camada generosa desse purê e por cima salpiquei um tantinho de queijo parmesão ralado. agora é levar ao forno em temperatura média por aproximadamente 30 min ou até que o queijo comece a gratinar levemente…

espere esfriar um tantinho para não queimar a língua, rs… e resista a não repetir uma ou duas vezes…

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

11 comments on “torta de batata com açafrão e abóbora”

Dica: quando eu faço aqui em casa, eu coloco pra gratinar com 1 lata de creme de leite com 1 lata de milho, bate no liquidifidor e cobre o purê, e leve ao forno para gratinar… fica divino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *