caramelo caseiro

herdei do meu pai o vício por doce de leite e por isso, desde pequena, o meu sorvete sempre teve calda de caramelo… isso mesmo, nada de chocolate nem morango, o que eu gostava mesmo era de caramelo.

e então um dia desses descobri que dava para fazer caramelo em casa e que não dava um mega trabalho e corri para cozinha para realizar um sonho de criança: poder colocar o quanto quissesse de calda no meu sundae… e por incrível que pareça eu não comi com sorvete (ainda) mas já fiquei feliz pq no dia que tiver um filho que seja como eu, poderei ser a melhor mãe do mundo! eu sei fazer caramelo!!

e como comi essa delícia saboreando esse pão de banana delicioso que a Jú do Pitadinha fez para mim, prontamente pedi a receita e por isso hoje vai ser assim: 1 post e 2 receitas!

o caramelo

comece fazendo uma calda tipo a do pudim usando 300g de açúcar e 4 colheres de sopa de água.  quando a calda estiver pronta, moreninha e grossinha,  em fogo bemmm baixinho, adicione 3 colheres de sopa de manteiga e mexa bem para misturardireitinho (cuidado nessa hora, pq qnd coloca a manteiga respinga um pouquinho). retire a panela do fogo, deixe esfriar um pouco e então misture 200ml de creme de leite. Eu coloquei em potes com tampa e ele está lá firme e forme na geladeira há quase 2 semanas…

o pão

minha gente, que coisa gostosa, q textura boa… e nem é difícil ó só… você vai precisar de 14 colheres de sopa de óleo de canola/coco ou azeite, 2 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 e 1/2 xícara de açúcar demerara, 4 ovos inteiros, 2 bananas prata amassadas (ou 4 nanicas), 1 pitada de sal, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de canela em pó , 1/2 colher de chá de noz-moscada e amêndoas em lascas para decorar… misture os ingredientes na sequência acima, transfira para a fôrma untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 45 minutos.

preciso dizer que passei uma noite passando o caramelo em fatias generosas desse pão, feito com tanto carinho…

mais um detalhe sobre o caramelo é que ele rendeu bem (levando em conta que vc não vai comer de colherada né? ou vai?) e fica lá na geladeira para incrementar as sobremesas, seja ela uma taça de sorvete ou uma fruta que clama por um acompanhamento, rs…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

29 comments on “caramelo caseiro”

Uma pergunta: quando você coloca a água com o açúcar, você mexe? Ouvir dizer que não pode fazer isso!!

Eu me lembro de ter acertado calda com creme de leite uma vez na vida, mas nem lembro mais como fiz: se mexi, sacudi, deixei quieto!! rs

Beijos!

Ana,
eu mexo um tantinho sim, principalmente quando está só o açúcar para não queimar…
o creme de leite vc coloca quando tirar a calda do fogo, e mexe com a colher mesmo…

GENTE! Para tudo com esse caramelo… sempre quis aprender a fazer mas por algum motivo achava que era dificil demais. Mas e bem facinho :)

Sou novata aqui no site mas to adorando tudo e ja arrisquei algumas receitas, todas com a aprovacao do maridao!

Vou ali fazer o caramelo e ja volto…

CAMILA, acabei de fazer esse caramelo pra colocar em cima do sorvete. Mas eu não gostei do gosto… senti muito a manteiga… explica o truque??

Esse caramelo deve ser uma delicia!, mas ele é pra fazer na frigideira??
No aguardo de uma resposta bem rapida , pois estou morta de vontade de come-lo!!!

oi amadinha, eu fiz o caramelo hj. muitoooooo bom.
mais resolvi usar açúcar demerara, ai ele deu uma empelotadinha, porque o açúcar é mais grosso.
desliguei a panela, joguei no liquidificador, bati. voltei pra panela, dei uma cozidinha nele igual brigadeiro. ficou demais.
depois apliquei nas maças. pra fazer Apple Gourmet.
super facinho de fazer. eu adorei. aqui não da pra anexar mais manda email que te mostro o resultado. beijoca

Eu tentei fazer só que depois que tirwi do fogo coloquei a esfriar um pouco e endureceu de formas que não consegui misturar o creme de leite. Ficou assim tipo tentar misturar água com chocolate… kkkk… não sei o que fiz de errado. Help tô louca para tentar de novo.

Quando você colocar o creme de leite , não desista e continue mexendo para desfazer o caramelo . Vá mexendo e dando aquela esmagadinha no caramelo contra a panela . Quando ver que a calda está quente e começando a borbulhar , desligue para não queimar e continue mexendo para dissolver . Se ainda estiver endurecido , ligue o foge novamente e faça o mesmo processo até dissolver completamento ou pelo menos a maioria .

Que tristeza! Caramelizar o açúcar sempre foi uma missão quase impossível para mim. E dessa vez não foi diferente, queimei o coitado, para não perder o hábito..rsrsrs. Dessa vez vou ter que ficar só na vontade :-( Beijos!!!

Qual é o nome desse pão lá no “Pitadinha”?Fui lá e não achei… Tem certeza que é essa quantidade toda de óleo (14 colheres)??? Achei muito pro tto de farinha…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *