torta de carne com legumes

o rafa não gosta dessas tortas “massudas”, fazer ele comer aquela torta de sardinha que tanto fez parte das nossas infâncias é um sacrilégio senão uma missão impossível. mas dessa ele gostou e repetiu… quem sabe pq a massa não fica com gosto de torta de liqüidificador e também pq é tão leve que não sobressai aos ingredientes que realmente importam.

e o bacana é que dá para ousar nos legumes e assim satisfazer o gosto até daqueles que torcem o nariz para umas comidinhas mais saudáveis… acredito que seja perfeita para a mamães de plantão que lutam buscando formas diferentes dos pirralhos (e pode chamar assim mamis e papis?) comerem legumes. eu tenho certeza que se minha mãe fizesse uma dessas eu ia comer linda sem saber o q tinha dentro e ainda repetiria, rs… sim eu fui (sou) uma pessoa com sérios problemas com comida…

a receita será feita em 3 partes: a carne que será usada como base, os legumes e por último o creme! comece picando os legumes que vc quiser em cubos pequenos (eu usei batata, cenoura e chuchu, mas já pensei em uma versão com abobrinha, berinjela, hummm). enquanto isso você vai reforgar 500g de carne moída com um tanto de alho e cebola picadinha… vai temperar do jeito que vc achar mais gostoso, afinal cada um tem um jeitinho especial né? com caldo de cubinho, sem caldo, com mais alho ou mais cebola, enfim, vc vai precisar de uma carne moída sequinha e bem temperadinha no final. e então em um refratário untado com manteiga vc vai espalhar uma camada de carne moída e apertar com as costas da colher para ficar tudo bem juntinho, por cima você vai colocar seus legumes cozidos (aqui usei 1 batata grande, 1/2 chuchu e 1 cenoura média pq era o q tinha) e por cima você vai jogar o creme. e como fazer o creme? fácil lindinhos, você vai bater 3 ovos inteiros com 200g de iogurte natural, 2 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa bem cheias de queijo parmesão, uma pitada de sal e um tantinho de pimenta à gosto e pode ser na mão mesmo, não precisa sujar batedeira não. vc vai distribuir esse creme em cima da carne e dos legumes e vai levar ao forno em temperatura média por aproximadamente 40 min ou até que fique uma camada levemente dourada por cima…

fiquei pensando seriamente se essa não seria a receita ideal para eu me aventurar na “carne” de soja… quem sabe numa próxima vez…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

15 comments on “torta de carne com legumes”

Cami, acho que rola sim a Proteína de soja =) Dia desses tu perguntou se dava pra fazer bolo de carne com ela, uma vez tentei mas não deu muito certo… ela retém água, mesmo que você aperte muito, e isso dificulta um pouco na hora de dar liga. Mas o kibe é mais tranquilo fazer com ela =)

Amei essa massa!

Adorei seu blog! Não sei como não conhecia ainda! Eu que sou louca por receitas, gastronomia em geral, ainda nao conhecia… mas agora estarei sempre por aqui! Também tenho um blog, ainda tem muito chão pela frente, mas enfim… adorei! Beijos! :)

tenho frequentado seu blog ha algumas semanas e gostado de muitas coisas. resolvi testar essa receita. usei a soja como vc sugeriu… nao sei qual o problema,nao sei se foi a soja propriamente ou se faltou cobertura,pois a “carne” ficou se soltando do restante da torta. vou tentar dobrar a receita usando leite ou creme de leite e o dobro de ferinha e queijo ralado.sera que vai dar certo? te conto depois!

Sabrina,
eu ainda não testei com a soja sabe, mas na minha a carne solta um pouquinho também da massa, pode relaxar q não foi só a sua não… mas se vc quiser pode tentar colocar uma camada de massa por baixo da carne…

é a primeira vez que vejo suas receitas e estou adorando, nossa me deu uma fome agora, ainda mais que estou gravida e tava enjoada da minha comida, agora com essas dicas quem sabe meus enjoos passam rapidinhos….

Camila, vou fazer essa receita hoje pro jantar com minha namorada e a irmã dela. Posso trocar o iogurte natural por creme de leite ou coisa parecida?
Curto muito tuas receitas.

Há braços.

Olá!!! Adorei a receita, só tenho uma dúvida. Como a primeira camada é a carne, na hora de partir ela não fica caindo não? Pois os outros ingredientes misturam na massa e vc não coloca uma camada de massa no fundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *