polenta assada

confesso: amo tudo que seja feito de milho! cuscuz, angú, curau, canjica, pamonha e até sorvete! e então me faltava provar a tal da polenta em palito (pq para mim a polenta cremosa é o angú). e ta aí, realmente gosto de tudo de milho!

já estava encucada para fazer essa receita desde q vi uma receitinha lá no Simplesmente Delícia , que além de ser um blog super fofo tem umas receitas de fazer qq um babar litros na frente da tela. comigo não foi diferente. lá percebi q podia fazer a polenta palito no forno e que parecia ficar tão boa quanto a versão frita. como sempre prefiro usar o forno a frigideira a opção de assar a polenta foi extremamente tentadora.

comece fervendo 3 xícaras de água (ou se você consegue fazer caldos em casa a mesma quantidade do de legumes, eu usei 1 caldo de potinho desse sabor), com 1 colher de sopa de manteiga. quando começar a ferver vá misturando aos pouquinhos 1 xícara de fubá, sempre mexendo para não empelotar! mais calma, nem tudo está perdido se isso acontecer, na verdade é mais fácil empelotar do que ficar lisinho, mas ó a dica… basta dar uma processada com o mixer ou bater no liquidificador e voltar pra panela para ele ferver…  depois de uns 10 min desligue o fogo, acerte o sal e coloque 50g de queijo parmesão ralado e misture bem. unte, com margarina, uma forma (usei uma forma retangular tamnaho padrão, mas se você quiser palitos mais grossinhos opte por uma menor) e depeje o creme sempre tentando deixar uninforme, para não ficar mais grosso de um lado do q de outro. deixe esfriar bem… depois de frio ele vai ficar bem durinho, corte os palitos e vá empanando de 1 em 1 no fubá. leve ao forno em temperatura média, virando de vez em quando, para dourar bem (eu não untei a forma q foi ao forno não). qnd tirar do forno espere uns 2 minutinhos para ele ficar ainda mais crocante…
ficou tão gostoso que comi vários puros, sem nenhum acompanhamento… pessoas milho é amor demais!!!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

13 comments on “polenta assada”

Patty,
milho é bom demais!!! vai por mim, assada fica ainda melhor!
Rafaela,
fritura é uma coisa q se faz raramente aqui em casa, sempre tento adaptar as receitas para assar sempre e essa foi uma delíciosa surpresa!
Jú,
experimenta, experimenta!
Léo,
eu sou alucinada por funghi… me conta depois como ficou?

Nossa… amei!!! Sou super fã de polenta e coisas do milho tmb! Infelizmente a polenta frita eu nunca faço, pois odeio fritura! (fazer, pq comer é uma delícia) Tá na minha lista!!! Assim que fizer venho aqui te contar!!! Bjos

Vou fazer essa receita só que estou pensando numa pequena modificação. Vou rehidratar um pouco de funghi, filtrar a água da rehidratação pra tirar aquele restinho de terra, usar essa água pra fazer a polenta. Vou picar o funghi bem pequenininho, na faca mesmo, e misturar à massa. Vai virar polenta em palito assada com funghi …. acho que vai ficar bom hein :)

Estava procurando hà muito uma receita assada. Na minha polenta coloco, alem do caldo, cebola bem batidinha e, para não empelotar (dica da minha mãe), do total da água a ser utilizada, uso1/3 dela (fria) para dissolver o fubá. Assim que a água temperada ferver, misturo tudo. Não tem erro!!!
Adorei!!! Só que aqui em casa tive que dobrar a receita, porque todos são “polenteiros”.

Que deliciaaa!!! Vou fazer essa para a familia australiana com quem estou morando aqui em Sydney. Eles amam comida brasileira e essa receita vai me ajudar muuuuito! :)

adorei a ideia de assar, fica mais light, tenho uma receita de polenta tirada da internet (não copiei a fonte, esqueci)que meus amigos adoram, e que leva semola de milho. nunca mais usei fubá. fica incrivel, faço, congelo e quando necessario é só fritar

Polenta frita Bar Brahma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *