Categorias
Acompanhamentos Entradas e Petiscos

empadinhas

sabe aquela receita que a sua mãe faz que todos os seus amigos, primos e afins adoram? aquela que faz eles terem inveja quando você informa que está comendo? então, a receita mais que perfeita da minha mãe é a sua empada! tanto na versão empadinha ou empadão qnd as pessoas comem é amor na certa.

e quer saber o segredo? a massa! levinha, crocante, daquela q desmancha na boca… e pq old school? bem, ela aprendeu essa receita quando tinha uns 14 anos e trabalhava para uma senhora que fazia salgados pra fora, além disso ela tem um ingrediente que é pouquíssimo usado hoje em dia: a gordura vegetal. mas não faz cara feia não, eu tbm não uso no meu dia a dia não e se o seu preconceito vencer a vontade de experimentar você pode substituir por manteiga, você perde um pouquinho da textura mas nada demais…

se você se permite (e pode) sair um pouquinho da dieta de vez em quando informo: vai valer a pena!!!

então aí vai a receita original: 4 colheres de sopa de gordura vegetal, 4 colheres de sopa de manteiga, 3 gemas, 1 colher de chá de sal e 4 xíc. e meia de farinha de trigo. você vai misturar bem todos os ingredientes até que a massa fique com uma textura que parece uma farofa. para fazer as tampas das empadinhas você deve colocar mais 1 colher de sopa de margarina para a massa ficar mais homogênea e não quebrar na sua mão –  lembra de colocar a gema por cima da tampinha para ela ficar moreninha e linda.

para ajudar coloquei aqui umas fotitas do ponto farofa da massa, como é prático preencher a forminha e o trucão para fazer as tampinhas de maneira rápida!!! tudo com participação especial da mamis…

para o recheio você pode usar a criatividade: molho de camarão, frango, carne, palmito, legumes ou até mesmo na versão queijo (nessa não coloca a tampinha). Lembrando que o molho precisa ser engrossado -seja com maizena ou farinha- para a empada não ficar molenga e desmachar toda…

só para vocês entenderem que fica muito bom, o rafa não come empada em lugar nenhum, mas essa ae ele come, repete e ainda espalha pra todo mundo que é a comida mais gostosa feita pela sogra dele! e então, não vale a pena testar?

Update gigante: depois que publiquei  o post percebi que eu precisava dar uma dica de molho né galeris? maior maldade dar receita pela metade. Mas como falei você pode usar a criatividade e fazer o recheio que der na telha, mas deixou 2 dicas: na de queijo escolha aqueles que derretem melhor e na minha ainda coloquei uma camada de requeijão por cima, pra ficar molhadinha. A outra da foto é de camarão (minha especialidade, rs) faço um super molho de tomate e incluo 2 conchas da água onde fervo o camarão, engrosso com um tantinho de maizena dissolvida em 1 dedo de leite, jogo esse molho por cima da massa e só depois vou colocando os camarões já cozidos, assim eles ficam bem espalhadinhos e ninguém sai em desvantagem, rs…

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

10 respostas em “empadinhas”

Andrea,
essa de queijo tava uma loucura!!! rs…
Gisele,
não precisa untar não!!! essa receitinha da mamis é perfeita!
Clarice,
empada é tudo!!! rs… já até fiz um update especial pra vc!

Camila, massa de empada mexe com meu coração de uma forma que ninguém imagina!
Vou esperar ansiosa a receita de qualquer recheio e preparar minhas forminhas

Beijo.

Oi,

Essa receita não leva leite não?
Pergunto porque vi esta receita no Yahoo, mas acrescentaram uma gema e o leite.
Acho que alteraram a sua receita no Yahoo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile