Chipa ou pão paraguaio

chipas são pãezinhos de origem paraguaia q lembram um pouco o nosso pão de queijo, já que levam como base o polvilho e o queijo. pelas minhas pesquisas, aqui no brasil ele é bem famoso no Mato Grosso do Sul e agora aqui em casa tbm, rs…


na procura por essa receita achei várias versões, mas escolhi a mais fácil, afinal o naminhapanela é pra isso, comidas facinhas… desta forma, não sei essa é a mais original, mas fica boa demais e perfeita para comer no café da manhã e no lanchinho da tarde… hhuuummmm….
oh e nem vem pensando, ah mas fazer pão é difícil e blá, blá, blá… não leva fermento, não precisa sovar e nem crescer, o q deixa o processo todo mais fácil e rápido.

em uma tigela grande, misture bem 125g de manteiga (umas 4 colheres de sopa bem cheias), 250 ml de leite, 350g de queijo branco (minas ou ricota) ralado em ralo fino, 3 ovos, 40g de sal (1 colher de café bem cheia). Aos pouquinhos vá adicionando 500g de povilho azedo (ou doce) até a massa desgrudar da mão. A receita original parava aí, mas a minha não deu liga não, então completei com 2 xíc. de farinha de trigo polvilhada. Como já falei, muitas vezes o clima de cada cidade pode deixar a massa com o ponto diferente. Prova para ver se está bom de sal e se necessário coloque mais um pouquinho.
aqueça o forno a 200° e em um tabuleiro untado com manteiga e vá dispondo suas chipas em formato de meia lua, deixando um espaço entre elas. agora é só esperar meia hora ou até que eles comecem a ficar douradinhas para comer essas gostosuras…
1 coisa bem importante! essa receita rende muiitttooo, deu pra 4 tabuleiros grandes e tive q dar de presente e congelar. Por isso se vc não quer ser exagerada, como eu faz metade da receita, se for para menos gente. E para congelar é facinho, leve a massa já no formato de meia lua, organizadas no tabuleiro, ao congelador e depois de umas 3h vc já pode colocar em um saco plástico e só retirar direto para o forno…

43 comentários
  • Fernando
    outubro 28, 2010

    Porra, eu sou VICIADO em chipa.
    Milhas de distância melhor que qualquer pão de queijo.
    Pena que eu estou sem forno em casa.
    =/

  • Ângela
    outubro 31, 2010

    Coisa mais delciosa do planeta! Comi pela primeira vez quando meu tio que mora em Campo Grande as importou para São Paulo e cai de amores por elas.
    Em Campinas, a 90km de SP capital, tem uma padaria que faz uma versão doce recheada de goiabada que é deliciosa!

    • cami
      outubro 31, 2010

      Angela,
      é delícia demais mesmo…essa com goiabada deve ficar TUDO, huummm

  • Elizabeth Bacarin
    dezembro 3, 2010

    Também gosto muito de chipas, moro em Cuiabá.
    Fabrico chipas para vender a vários anos.
    Tb faço recheadas de goiabada, leite condensado, carne de sol, frango catupiry, temperada de oregano etc.
    Experimente trocar o queijo por mussarella bem curada e faça uma versao tipo empada sem tampa, ai sua criatividade vai por os melhores recheios. sucesso, depois me conte.

    • cami
      dezembro 4, 2010

      Beth,
      Manda sua recetinha q juro q te dou todos os créditos, rs… fiquei só imaginando ela com goiabada, meu deus, deve ser tudo de bom!!!

      • elizabeth bacarin
        julho 1, 2011

        não acreditei quando vi hoje pelo google que ja fazem 6 meses que fiz o comentario sobre a chipa.
        vou mandar a receita. mas não vai demorar tanto tempo assim pra eu entrar novamente.

        • cami
          julho 6, 2011

          ô elizabeth, vou esperar ansiosamente por isso!

  • edilene
    dezembro 13, 2010

    aqui em cuiaba tem uma panificadora no bairro porto que tbm tem chipa recheada com goiabada,pensa num trem que é gosssstosooo!é essa tal de chipa recheada.hummmmmm

    • cami
      dezembro 14, 2010

      Edilene,
      Só pra me maltratar, já fiquei imaginando ela recheada hhuuummmm

    • elizabeth bacarin
      julho 1, 2011

      esta é a panificadora que tem a minha chipa de goiabada. durante anos foi eu quem fiz as chipas.

  • nega
    fevereiro 19, 2011

    vou pasar uma receita de sapa paraguia vc vai costar 500 crm de fuba 500crm de quijo ralado vai molhando com leite nao deixa amaç dura corta uma cebola grande sal agosto uma colher de fermentomeio copo de olho coloca na forma um tada depois corta fatia de quijo cola em cima e coloca pra asar espero que costen que deus abençoe

    • cami
      fevereiro 22, 2011

      Nega,
      me explica essa medida vai… o que é 500 crm???

  • simone
    março 4, 2011

    COMI CHIPA PELA PRIMEIRA VEZ NA CIDADE DE DOURADOS MS CAI DE PAIXÃO……MAIS PENSEI SÓ VO COME DE NOVE QUANDO FOR LÁ…..MORO EM SÃO PAULO….E PRA MINHA SURPRESA ENCONTREI CHIPA NO EXTRA…É ISSO MESMO…ACHO QUE ELES TROUXERAM DE LÁ DE DOURADOS PORQ A MAIS OU MENOS 6 MESES O EXTRA ABRIU UMA LOJA LA….ADOREI…..

    • cami
      junho 6, 2011

      eu tbm já vi chipa no extra, mas depois de fazer em casa, acho dificil comer a de lá, rs…

  • Fernanda Pereira
    junho 4, 2011

    Eu seeeeeeempre venho aqui, roubo todas as suas dicas e saio de fininho sem comentar e tal…Feio eu sei…Desculpa

    Mas hoje passei aqui pra pegar a receita da mousse de limão com copinho de chocolate e não sei pq caí na parte de pão de queijo… Fui descendo a tela e não acreditei quando vi receita de chipa. Ai fiquei feliz toda vida. Mas ó, chipa é chipa e fim, não tem essa de pão paraguaio não…rs.

    Sou paulista criada aqui no MS e como chipa desde sempre e sua receita tá toda maravilhosa mas só não deu liga de cara pq o queijo usado é queijo caipira e não o branco…rs. Com o branco ou a ricota fica mais saudável, mas ainda não é a chipa…rs. Tente o caipira…aí sim, vai ser amor eterno…ehehehehe

    Vou te deixar aqui uma receita de sopa paraguaia que vai super funcionar. As medidas são rústicas, como toda receita tipicamente paraguaia, lá eles cozinham assim. Aposto que vc vai gostar bastante. Aqui a gente come sopa paraguaia que nem salgado (esfiha, coxinha, pastel). Vende nas lanchonetes, são feitas em versões mini para festinhas e fazem o maior sucesso em tempos de semana santa. Anota aí

    Sopa Paraguaia

    4 copos de água
    2 copos americanos de óleo (socorro)
    1 cebola picada
    1 colher sal
    4 copos leite
    6 ovos
    2 pratos fundo de queijo ralado
    20 colh sopa farinha de milho ou milharina
    2 colh sopa fermento

    coloque os 4 primeiros ingredintes na panela e ferva, depois junte os outros e mexa tudo. Coloque em forma untada e asse.

    beijos

    • cami
      junho 6, 2011

      fernanda,
      pode roubar a vontade e quando quiser deixar um recadinho eu vou gostar muito…
      ótimas dicas e devidamente anotadas… e essa sopa já está na minha listinha para quando esfriar um pouquinho…

    • Iracema
      setembro 21, 2011

      Parece ótima esta receita.Vou fazer.
      Obrigada!

  • Ana Paula Vono
    junho 10, 2011

    AMO MUITO pão de chipa!!!
    Vende aqui no Sonda Supermercados, pertinho de casa!

    Huuuum! Não passo vontade não!!!

  • sylvia cheleiro
    junho 17, 2011

    Estou chegando hj por aqui e estou encantada com o que estou vendo, vou fazer a chipa mas estou com uma duvida, vc diz que pode usar qq um dos dois polvilhos, vc sabe qual o melhor? Qual dos dois vc usou?
    A Fernanda deu uma dica para usar queijo caipira, que queijo é esse?
    Obrigada e muitos parabéns pelo site, isso aqui é muito chique!

    • cami
      junho 22, 2011

      Sylvia,
      brigada :-)
      olha eu usei o polvilho azedo, geralmente uso esse…
      pelo q vi esse queijo é mais típico no sul, por aqui nunca vi não…

  • Adela Escobar
    julho 1, 2011

    Oi, só queria dizer que a “sopa paraguaia” não é líquida, é mais uma torta de milho e queijo, com cebola, no paraguay comemos sempre como acompanhamento ou sozinho mesmo, a “sopa paraguaia” tem uma “prima” chamada “chipa guazú” onde não se usa a farinha de milho e sim o milho ralado que fica delicioso também, e a chipa no inverno acompanha um bom “cocido quemado” que seria o chá mate feito da erva do chimarrão, queimada no carvão com açúcar, hummm…

    • cami
      julho 6, 2011

      menina q interessante… adoro aprender essas coisas com vcs…

  • Mellany
    julho 16, 2011

    Nossa, a receita rende tanto assim? E a farinha de trigo não atrapalhou a receita não??

  • elizandra antunes
    julho 17, 2011

    ADOOOOOOROOOOOO CHIPA, MORO NO VALE DO PARAIBA , INTERIOR DE SÃO PAULO E POR AQUI TEM VARIAS PADARIAS QUE TEM CHIPA E ADORO UMA QUE VAI SALSINHA NO MEIO É SIMPLISMENTE MARA. ESTOU INDO DE FÉRIAS COM A MEUS FILHOS PARA CASA DO TIO PIM E LÁ VOU FAZER NO FORNO DO FOGÃO A LENHA .DÁ PRA IMAGINAR UM CAFÉ COM LEITE UM FRIOZINHO E MUITA CHIPA QUE VAI RENDER ESTA RECEITA.

    • cami
      julho 19, 2011

      Elizandra de deus, que tortura essa agora… me maltratou valendo…

  • Lucas
    julho 24, 2011

    Adorei saber como se faz a chipa!! Moro em São Paulo e nas padarias daqui é comum as encontrar. Já encontrei recheada com queijo, com goiabada, frango com catupiry todas são muito boas!

    Adorei o blog já esta nos meus favoritos.

    Bjs

    • cami
      julho 26, 2011

      Lucas,
      Tô sonhando com essa versão com goiabada!

  • Jussara
    julho 31, 2011

    Parabéns pelas receitas, estou adorando, principalmente porque estou achando umas receitinhas sem glutem. Me interessei muito pela chipa, mas não posso acrescentar a farinha de trigo, poderia substituí-lá por outro ingrediente. Bjs.

    • cami
      agosto 3, 2011

      Você pode tentar dar o ponto todo com o polvilho. eu usei a farinha por causa do clima extremamente úmido daqui que não permitiu que só com o polvilho a massa ficasse no ponto certo… então como não tinha mais polvilho, completei com a farinha.

  • chirle
    agosto 9, 2011

    Bom dia,
    gostaria de saber se em vez de colocar o trigo se for necessário poderia colocar fecula de batata, ou farinha de arros ou mesmo fecula de aipim.
    obrigada.

    • cami
      agosto 9, 2011

      Chirle,
      Tenta dar o ponto todo no polvilho mesmo… por aqui só usei a farinha porque não tinha mais polvilho :-P

  • Iracema C B de Lima
    setembro 21, 2011

    Adoro estas receceitas. A praticidade e a forma simples de descrevê-las, ajuda muito. Nós que estamos sempre correndo estas receitas falicitam a nossa vida. Fico horas anotando ou imprimindo.
    Também adoro chipas, moro no litoral e aqui encontro nos supermercados e padarias. Faço questão de fazer esta receita. Quanto a polêmica do queijo, para simplificar seria o queijo fresco curado (queijo de minas) aquele mais durinho. que é usado também para fazer o pão de queijo. Obrigada e continue com este sucesso de receitas. Bjs.

    • cami
      outubro 3, 2011

      Depois vem me contar o que você achou tá?

  • diney
    novembro 29, 2011

    Ola, sou paulista e moro em Dourados/MS, pertim do PY, e as melhores chipas que ja comi aqui são aquelas feitas com o queijo artesanal curado, como é dificil achar esses queijos nas grandes cidades, uma dica seria fazer a chipa com o queijo da Serra da Canastra, que é um queijo intenso e saboroso, este queijo pode ser comprado neste site http://www.alimentosustentavel.com.br/lojan.html que entrega no Brasil todo.
    Um abraço e otimo site o seu.

  • Ingrid
    junho 24, 2012

    Oi, sou sul-matogrossense e de chipa eu entendo…rssss. Inclusive quando vou ao Paraguai(pais vizinho) percebo uma diferença da chipa deles.
    A sua receita esta boa, mas o grande segredo da chipa e queijo caipira curado, a chipa do paraguai é acrescida de uma pitada de erva -doce….espero ter contribuido.

    • cami
      junho 27, 2012

      é ingrid, aqui em Recife é muito difícil encontrar esse queijo… espero um dia poder provar a receita original ;-)

  • elizete soares de oliveira
    dezembro 3, 2012

    Eu sei fazer chipa paraguaia!!!!11 As receitas que li não estão certas, não pode usar trigo na massa, vou passar a receita certa. ( 500g ou 1 600g de polvillho docê o azedo´não serve. 400g de nata 350 de queijo minas curado ou se não tiver coloque 3 pacotes de queijo ralado ou pode por mais. 3 ovos inteiros. 1 colher de sopa de fermento de fazer bolo, não pode usar fermento de fazer pão. MODO DE FAZER misture todos os ingredientes se ficar mole coloque mais polvilho, porque as vezes fica mole tem que ficar firme. deixe o forno ligado 15 minutos, enrole na mão e coloque para assar até ficar dourado pronto, é só comer com um bom café forte ou chá, leite com chocollate bem quente. EU AMO CHIPA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ingrid
    março 20, 2013

    Para fazer a chipa pode substituir o queijo curado por mussarela, fica uma delicia! E sempre use polvilho doce….e usar farinha de trigo é um crime…rssss….experimente sem trigo…bjos

  • Nilva
    junho 24, 2013

    Olá pessoal! Sou paulistana e há 4 anos moro em Bonito, Mato Grosso do Sul…e posso afirmar que entendo tudo de (comer!) chipa e sopa paraguaia! Aqui na minha cidade toda tarde voce recebe no seu portão a visita de pessoas vendendo chipa quentinha para o lanche da tarde…são pessoas que fazem isso desde sempre, geralmente aprenderam com os familiares antigos que aprenderam com outros mais antigos…garanto que é uma delicia!!! Quanto a sopa, como já postaram antes, na verdade não é uma sopa liquida, é uma especie de torta…deliciosa!!! e essa “sopa” tem uma prima chamada Chipa Guazu, tão gostosa quanto!
    Ah, o queijo caipira voce só encontra no interior…é aquele queijo caseiro, artesanal, feito com o leite cru….super saboroso! E é parte fundamental no sabor da verdadeira chipa, não dá para substituir por mussarela, não! Fica bom para quem não conhece o sabor da verdadeira! Abraços a todos!!!

  • Carol
    dezembro 12, 2013

    Fiz, mas faltou queijo e acho que pus muita farinha de trigo…. Quem sabe na próxima.

  • ivanete martins
    abril 27, 2014

    amo comida paraguaya,e quem respondeu q fica melhor a sopa com milho verde,sabe o que diz,e q nao vai trigo na chipa tbm,e quem sabe a receita pra fazer o creme que vai na empanada de jamon y queso? adoro,é uma delicia,mas nao sei fazer o creme,eu creio q seja de maizena e leite com queijo,e depois coloca os kubos de presunto.a receita do cocido é assim,coloque 3 colheres de erva de chimarrao e 3 colheres de açucar numa vasilha que possa ir ao fogo,ai pega a brasa acesa e joga dentro e mistura bem,vai sair um cheiro delicioso de açucar e erva,meche bem e joga agua quente o qto quizer,se prefere mais forte,menos agua,ou mais fraco,mais agua,coe e adoçe,com leite é maravilhoso,e ai vc come com a chipa e a sopa das receitas acima,bjim

  • ivanete martins
    abril 27, 2014

    Ah sim,nao expliquei direito,faça um creme da maizena e o leite,qdo estiver ainda no fogo,acrecente o queijo,qdo tirar do fogo,ai coloque os cubos de presunto,sal e pimenta a gosto,creio q seja assim,se alguem fizer,me diz como ficou….

deixe seu recadinho ;)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *