Bolo de chocolate fácil

Com toda a certeza, depois que você fizer esse bolo de chocolate fácil e perceber o quanto ele é gostoso, vai querer fazer sempre.

Com o sabor e a textura bem densa, é perfeito para ser servido com muita calda.

bolo de chocolate fácil - naminhapanela.com

Essa receita estava perdida em umas anotações antigas da minha mãe e não resisti a testar. Depois de algumas adaptações para deixar o resultado ainda mais gostoso, consegui um bolo leve, mas que ao mesmo tempo segura uma boa dose de calda para ficar bem molhadinho.

Como fazer o bolo de chocolate perfeito

Para mim, fazer bolo de chocolate nunca foi uma tarefa fácil, já que o chocolate tende a deixar a massa mais ressecada. Confesso também, que não sou muito fã de bolos muito açucarados, onde o sabor de chocolate não aparece.

Então, depois de muitos anos fazendo alguns testes (e errando algumas vezes, rs…) descobri que para fazer um bom bolo de chocolate algumas dicas são essenciais, como por exemplo:

  • Você precisa escaldar o seu chocolate em pó. Isso provocará uma reação química que liberará os sabores e aromas do chocolate, deixando seu bolo com mais cor e sabor;
  • Não use achocolatado. Eu sei, toda a família tem uma receita clássica com esse ingrediente, essa mesma usava. Mas será justamente ele um dos responsáveis por um bolo doce demais e com pouca quantidade de chocolate;
  • Uma pitada de bicarbonato para deixar uma cor ainda mais viva. Sim, vai ter bicarbonato além do fermento, já que esse ingrediente aqui entra para ajudar na cor bem escura do seu bolo.

Além disso, siga as dicas que são aplicáveis para qualquer bolo: escolher ingredientes de qualidade, peneirar os ingredientes secos, aquecer bem o forno antes de assar o bolo e untar bem a forma.

No caso do bolo de chocolate, você pode trocar a farinha por chocolate em pó na hora de untar a forma.

Qual a melhor cobertura para o seu bolo?

Como falei antes, prefiro meu bolo com mais sabor de chocolate do que açúcar. Por isso, para o meu bolo decidi fazer uma ganache de chocolate amargo, que fiz derretendo 300 g de chocolate junto com 200 ml de creme de leite fresco.

Mas você pode optar por usar o chocolate na versão meio amargo ou ao leite, ou até mesmo preparar um brigadeiro mais mole – como esse aqui. O mais importante aqui é preparar uma calda mais líquida para que você possa molhar bem a sua massa.

Como a massa é mais densa, quanto mais calda, mais gostoso seu bolo ficará.

Confira a receita do bolo de chocolate perfeito

Bolo de chocolate fácil
Yield: 1 bolo médio

Bolo de chocolate fácil

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 35 minutes
Total Time: 45 minutes

Fofinho, delicioso e com ingredientes simples, esse bolo de chocolate é perfeito para deixar seu dia melhor.

Ingredients

  • 2 ovos;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • ½ xícara de óleo;
  • ¼ de xícara de chocolate em pó;
  • ¼ de xícara de cacau em pó;
  • 1 xícara de farinha de trigo.
  • 1 xícara de água quente;
  • ½ colher de sopa de fermento para bolo;
  • 1 colher de chá de bicarbonato.

Instructions

  1. Comece dissolvendo o chocolate e o cacau na água quente até formar um calda uniforme. Além disso, separe as claras e bata em ponto de neve;
  2. Em seguida, numa batedeira ou mesmo na mão, misture as gemas, com o açúcar e a manteiga e bata bem até formar um creme fofo;
  3. Logo após, adicione a calda de chocolate e o óleo, misture bem. Finalize adicionando a farinha, o fermento e por último a clara em neve, misturando só o suficiente para todos os ingredientes estarem incorporados.;
  4. Leve para assar em forno pré aquecido em temperatura média e em forma untada com manteiga e chocolate em pó, por aproximadamente 35 min ou até que ao espetar um palito o mesmo volte limpo.

Confira mais receitas de bolo de chocolate

  • É próvavel que essa seja a receita mais diferente que você já tenha visto, mas esse bolo de chocolate amanteigado também fica uma delícia;
  • Para quem não consome ingredientes de origem animal, esse bolo de chocolate vegano, é a escolha mais que perfeita;
  • De fato, essa receita de bolo de caneca, é perfeita para quem quer uma versão mais rápida.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

22 comments on “Bolo de chocolate fácil”

Olá!
Gostaria de saber qual a medida da xícara usada nessa receita… Se puder dizer quantos gramas de cada ingrediente, seria ainda melhor. :)
Obrigada!

Oi,Cami.Tudo bem? Tô testando como vc no início receitas de bolo de chocolate. Gostaria de fazer um bolo que ficasse molhadinho e fofinho. Eu não sou fã de bolo com óleo. Gostaria de saber qual o melhor óleo para para o bolo?

Pode fazer esse sem erro! Molhadinho e super fofinho. Eu me apaixonei por ele e bolo de chocolate nem é meu favorito da vida. Eu geralmente uso o óleo de girassol ou milho… Que são os que tem menos ranço de óleo :-P

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *