tiramisú fácil

Eu confesso que estava com essa receita de tiramisú na minha cabeça há um tempinho… Esse tem sido o doce preferido da vida, no momento, rs… e queria ver como ficaria a ideia que tava na minha cabeça :-) 

Antes de tudo já te aviso, ela não tem quase nada da versão tradicional, é uma adaptação do meu jeito! Mas na essência e no sabor é tiramisú e ponto! E além de mega fácil de fazer, acaba sendo um tiquinho mais barata, já que o tal do mascarpone não é tão fácil de achar e nem muito barato, não é mesmo?

Eu gosto de fazer sobremesas nessa versão individual, mas fique à vontade para fazer um tabuleiro maior! Além disso, na minha versão não foi nada de álcool, por 2 motivos: eu não bebo nadica, então não faço super questão e também não tenho em casa nenhuma das bebidas indicadas… Mas se você não se encaixa em nenhum dos 2 quesitos, pode adicionar um toque de licor de café, amêndoa ou vinho para os mais tradicionais. Na verdade, já comi uma versão feita com cerveja e vou te dizer, tava gostosinho viu?

Bora anotar a receita né?

Para começar vamos fazer o creme de queijo: misture 200g de creme de ricota com 1 colher de sopa de extrato de baunilha* e 2 colheres de sopa de açúcar. Feito isso, dissolva 6 colheres de chá de café instantâneo em 2 xícaras de água bem quente! Então, mergulhe cookies de chocolate nesse café, até eles ficarem bem molhadinhos, mas sem desfazer, ok? Aí é montar alternando biscoito com creme, sendo a última camada de creme e finalizando com chocolate em pó** peneirado.

Essa receita rende 4 unidades se você dividir direitinho. Sirva beeemmm geladinho <3

*Pessoal eu SEMPRE uso o extrato caseiro de baunilha (aqui tem como fazer) e o motivo é simples: o sabor é muito, mas muito melhor do que o artificial… Minha dica é que caso você realmente não queira fazer sua versão caseira, diminua a quantidade de baunilha, já que a artificial tem um gosto mais forte…

** Não, não pode ser achocolatado viu? Você não precisa de mais açúcar por aqui! Mas você pode substituir por cacau :-)

 


Olha isso aqui...


  • Angela Bassi

    Boa pedida para o Natal!Obrigada.