Categorias
Pães

pão tipo australiano

ôôô cami, explica melhor esse título aí, tipo australiano, como assim? pois bem amiguinhos, essa delicinha ficou com um Q daquele pãezinhos do outback, mas não igual. e nem sei se lá na Austrália o pão é assim mesmo, rs… é tipo o nosso francês, que amores posso dizer, acho que não tem na França não, rs..

mas a verdade é que o que importa mesmmoo é que ele fica mais do que gostoso, fica com um cheirinho adocicado, bem leve e fofinho e com gostinho de quero mais!

e ó, fiquei achando que ele ficaria perfeito se você assasse tipo briochinhos, dá só uma olhada nessa receita antiga que mostra como fazer!

por aqui preparamos a massa na máquina de pão, que tá sendo mega utilizada, mas não desanima se não tiver uma dessas por aí não! você vai fazer uma mini terapia (e um tiquinho de exercício) dando aquela sovada, mas nada demais!

bora começar acordando o fermento de leve? então misture 1 copo (200ml) de água morna, 5g de fermento biológico em pó e 2 colheres de açúcar mascavo. deixe quietinho para dar uma crescida. uns 20 minutos devem ser suficientes.

após esse tempo, em um bowl misture 2 xíc. de farinha de trigo, 1 xíc. da farinha de trigo integral, 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de cacau em pó, 1 colher de manteiga e a mistura de fermento. agora amores é sovar a massa e pode transferir sua massa para uma bancada com um tanto de farinha. a ideia é ela ficar levemente úmida, mas soltando da mão.

deixe crescer por cerca de 1 hora, coloque-as no formato que você deseja assar e deixe dobrar de tamanho!

na hora de assar, um super truque que sempre usamos é pré aquecer o forno e antes de colocar os paezinhos pra assar, borrifar água nas paredes do forno, assim cria um vapor e a casquinha do pão tende a ficar mais fininha. por aqui 25 min de forno em temperatura média foi suficiente.

PS: vc tem máquina de pão? então você vai colocar todos os ingredientes de uma vez na ordem: farinha, açúcar, mel, água, manteiga, cacau e fermento. e aí escolhe se só vai fazer a massa, ou vai assar nela tbm ;-)

PS2: esse pão com uma manteiga derretendo, ó deus!!!

PS3: por aqui deixamos o pão esfriar e guardamos em um saco plástico na geladeira e vamos comendo ao longo da semana, esquentando na sanduicheira e fica perfeito!

PS4:  geralmente peneiramos a farinha integral e usamos os grãos mais grossinhos para colocar por cima do pão!

(essa coisa de ps é muito coisa de adolescente que cresceu lendo capricho, rs…)

 

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

17 respostas em “pão tipo australiano”

OI Cami! Fiquei com uma dúvida para usar a máquina de pão. No caso eu coloco só o fermento biológico puro ou a mistura com a água e o açúcar? Suas receitas são ótimas!! Abraço

Cami, que maravilha. é um pão muito fácil de fazer. a massa é leve, não dá trabalho nenhum e fica delicioso. fiz na mão mesmo, não tenho máquina pq, na verdade, adoro sovar massa de pão rsrsrsrs.
então, só to escrevendo pra agradecer. ficou melhor do que o pão do outback.
bjs

Oi!! Vi a foto do pão pelo instagram e tive vontade de fazer. Mas fiquei com uma dúvida. São só 5g. de fermento mesmo? Geralmente para 3 xícaras de trigo se coloca 10g (+ ou – 1 colher de sopa).

Cami,
Simplesmente maravilhoso este pão! Faço sempre… Minha máquina de pão tbm é super utilizada. Às vezes penso em como conseguir passar tanto tempo sem uma!!!

Um super beijo!

Menina,

Que receita deliciosa! E olha que substituí a farinha de trigo integral por farinha de castanha de caju. Mesmo assim, ficou leve e muito saboroso.
Única coisa ruim é que não consigo parar de comer… Socorro!!!!

Flor, acabei de fazer. Ficou perfeito! !!! Só não coloquei o cacau porque minha mãe não come. Mas mesmo assum está divino. Fiz duas receitas e já acabou. Bjs e obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile