Pão australiano

Eu tenho certeza que você já pensou em fazer pão australiano em casa. Afinal, a gente come em um restaurante famoso e fica com aquele gostinho de quero mais.

Então, vou te contar todas as dicas para fazer o pão perfeito, fofinho e delicioso.

Pão australiano
Delicioso pão australiano super fofinho.

Pão australiano caseiro

Por aqui, nós adoramos fazer pão em casa. E, certamente, precisamos testar uma versão caseira do pão australiano.

Mas você sabia, que assim como o nosso pão francês não existe na França, esse pão também não existe na Austrália. Acredita-se que a famosa rede de restaurantes, inventou essa receita.

Seja como for, sem dúvida, é uma delícia.

Ingredientes essenciais

Sem dúvida, esse pão tem diversas características bastante únicas, como por exemplo: tem a massa mais escura, um cheiro bastante característico e sabor levemente adocicado.

Com toda a certeza isso acontece por causa da junção de ingredientes dessa receita. Como por exemplo:

  • A farinha de trigo integral, traz mais textura para o pão;
  • Da mesma maneira o cacau e açúcar mascavo, ajudam na coloração;
  • E o açúcar junto com o mel, trazem o toque adocicado no sabor.

Como fazer pão australiano

Pão australiano
Yield: 2 baguetes médias

Pão australiano

Fofinho, delicioso e aromático, esse pão australiano é uma receita que você precisa testar!

Ingredients

  • 200ml de água morna;
  • 5 g de fermento biológico;
  • 2 colheres de açúcar mascavo;
  • 2 xíc. de farinha de trigo;
  • 1 xíc. da farinha de trigo integral;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa manteiga derretida;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • Fubá para polvilhar.

Instructions

  1. Comece misturando a água com o fermento, o açúcar e 2 colheres de sopa da farinha e deixe crescer até formar uma esponja;
  2. Depois desse tempo, em uma tigela misture as farinhas, o cacau, o mel, a manteiga e a mistura de fermento;
  3. Sove bem e quando a massa estiver bem uniforme, misture o sal;
  4. Cubra a massa e deixe descansar por 1h ou até que a massa dobre de tamanho;
  5. Então, dê a massa no formato que desejar. Nós fizemos pequenas baguetes. Se quiser, faça pequenos cortes na massa, salpique fubá por toda a massa e leve para assar por mais 1h ou até que dobre de tamanho;
  6. Para assar, pré aqueça o forno em temperatura alta. Quando estiver bem quente, leve seu pão para assar em temperatura alta (230 a 250°) por 10 min e depois mais 20 min em temperatura média (180 a 200°);
  7. Deixe esfriar bem antes de fatiar.

Deixe seu pão com a casca mais fina

Uma das maiores dificuldades de fazer pão em casa é deixar a casca mais fininha e macia. Certamente, a maioria das padarias (e possivelmente o restaurante famoso que vende esse pão) usam um forno de convecção para assar seus pães.

Como não é comum termos esse forno em casa, tendo 2 dicas para você fazer na hora de colocar o pão no forno:

  • Borrife água: Assim que colocar seu pão no forno, borrife bastante água nas laterais e no fundo do forno quente, isso ajudará a criar um vapor que vai deixar sua casca mais macia;
  • Bandeja de gelo: Da mesma maneira, você pode colocar uma bandeja cheia de gelo na prateleira abaixo da forma onde estará seu pão. Dessa maneira, o gelo derretendo também vai criar vapor no forno.

Mais receitas de pão

  • Quer começar a fazer pão com a receita mais fácil de todos os tempos? Com toda a certeza essa versão sem sova é pra você;
  • Agora, se você quer avançar para um tipo de pão de fermentação um pouco mais lenta, você certamente vai amar esse pão de batata;
  • Mas se você quer investir em uma versão de fermentação natural, essa receita de pão rústico é inegavelmente deliciosa.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Pão australiano

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

17 comments on “Pão australiano”

OI Cami! Fiquei com uma dúvida para usar a máquina de pão. No caso eu coloco só o fermento biológico puro ou a mistura com a água e o açúcar? Suas receitas são ótimas!! Abraço

Cami, que maravilha. é um pão muito fácil de fazer. a massa é leve, não dá trabalho nenhum e fica delicioso. fiz na mão mesmo, não tenho máquina pq, na verdade, adoro sovar massa de pão rsrsrsrs.
então, só to escrevendo pra agradecer. ficou melhor do que o pão do outback.
bjs

Oi!! Vi a foto do pão pelo instagram e tive vontade de fazer. Mas fiquei com uma dúvida. São só 5g. de fermento mesmo? Geralmente para 3 xícaras de trigo se coloca 10g (+ ou – 1 colher de sopa).

Cami,
Simplesmente maravilhoso este pão! Faço sempre… Minha máquina de pão tbm é super utilizada. Às vezes penso em como conseguir passar tanto tempo sem uma!!!

Um super beijo!

Menina,

Que receita deliciosa! E olha que substituí a farinha de trigo integral por farinha de castanha de caju. Mesmo assim, ficou leve e muito saboroso.
Única coisa ruim é que não consigo parar de comer… Socorro!!!!

Flor, acabei de fazer. Ficou perfeito! !!! Só não coloquei o cacau porque minha mãe não come. Mas mesmo assum está divino. Fiz duas receitas e já acabou. Bjs e obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *