Bolo de banana sem glúten de liquidificador

Se você busca uma opção de bolo sem glúten, gostoso e fácil de fazer, você precisa conferir essa receita. Isso porque esse bolo é a opção perfeita para servir no café da manhã ou lanche da tarde e ainda aproveitar aquelas bananas que estão a ponto de estragar.

Bolo de banana sem glúten
Yield: 8 porções

Bolo de banana sem glúten de liquidificador

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 35 minutes

Uma receita de banana de liquidificador sem glúten

Ingredients

  • 2 xícaras de farinha de arroz;
  • 1 xícara de açúcar mascavo ou demerara;
  • 3 bananas prata bem maduras;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1/2 xícara de chá de leite;
  • 1/2 xícara de chá de óleo;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 pitadinha de sal.

Instructions

  1. Bata no liquidificador os ovos com o açúcar, as bananas, o leite e o óleo;
  2. Logo após, acrescente então os ingredientes secos - menos o fermento;
  3. Em seguida, misture o fermento utilizando a função "pulsar" algumas vezes;
  4. Finalize transferindo sua massa para uma fôrma untada e enfarinhada;
  5. Enfim, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos ou até passar no teste do palito.

Essa receita é de uma pessoa muito querida que conheci através do naminhapanela e que preparou ela especialmente para vir para cá!  Se você ainda não conhece o Pitadinha, corre lá para conhecer esse blog delicioso, porque além de ser cheio de receitas incríveis tem um  gostinho de comida de mãe.

Qual a diferença de um bolo sem glúten?

Quando você corta a farinha de trigo, geralmente você tem uma receita de bolo sem glúten. Digo geralmente, porque é importante você olhar o rótulo de todos os ingredientes para confirmar que não tem mesmo glúten.

Com essa mudança tão simples, pessoas que possuam alguma intolerância a esse composto poderão comer sem problemas.

Por isso, você deve substituir a farinha de trigo, porque numa receita de bolo, geralmente ela será o único ingrediente com glúten. Você pode substituí-la por:  farinha de arroz, aveia (existem versão sem glúten) e até mesmo farinha de oleaginosas (como a farinha de amêndoa).

Mas garanto, essa receita é uma delícia mesmo para quem não possui restrições, por isso, corra para cozinha para preparar essa delícia. Não é porque é sem glúten que é sem graça viu?

Bolo de banana sem glúten

Quer aprender a fazer esse bolo de banana sem glúten?

Essa receita é super fácil porque junta ingredientes simples e pode ser preparada no liquidificador. Com isso, se torna uma receita perfeita para a correria do dia a dia.

Além disso, é uma ótima forma de aproveitar aquelas bananas super maduras que você não quer jogar fora, isso porque quanto mais madura estiver sua fruta, mais adocicada ficará a sua receita!

Quer mais receitas sem glúten?

Se você busca opções de receitas sem glúten, com toda a certeza vai amar essa seleção que fizemos:

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

108 comments on “Bolo de banana sem glúten de liquidificador”

Oi, Cami e Ju!
Coisa linda ver vocês juntas! <3

Delícia de bolo… Eu o fiz durante o jogo do Brasil e já o comemos na janta. :)
Fica bem macio, né?
Só que o meu ficou mais "coradinho" por causa do açúcar mascavo.
Aliás, será que dá certo usar adoçante culinário? Qual seria a medida?

Beijoca!

Eu só coloquei 1 xícara de farinha de arroz. Pq bati mais um pouco no liqui antes de pôr a farinha ( dps q colocar a farinha e melhor bater na mao) e deu uma leve espessura, e tbm coloquei 4 castanhas do para e uma colher rasa de farelo de aveia e 4 bananas menor q média.

Adorei a receita. Amo bolo de banana, aliás tudo que vai banana… Já tinha me decidido pela receita do bolo que faz com farinha de rosca ( A-M-O), porém não resisto quando vejo mais uma receita e já quero fazer =)
Beijo meninas e que seja sempre assim, amizade e companheirismo verdadeiro.

Desculpe não saber e que não sei onde comprar farinha de arroz,para mim é novidade. poderia me ajudar onde comprar?
Obrigada Maria Yoshie Yoshikawa

Meu bem é só você pegar o arroz branco e triturar no liquidificador , Eu fiz e deu tudo certo. Você pode até triturar uma quantidade maior se você quiser armazenar em um pote bem fechado para usar em outras receitas para substituir a farinha de trigo que é uma massa que pode fazer indigestão e é mais pesado , já que a farinha de arroz é uma massa mais leve . Espero ter ajudado !

Ola..Maria…farinha de arroz…tem no pao de acucar…marca Urbano…sou alergica a gluten…entao esta farinha é identica a farinha de trigo…otima.

Olá! Conheci o site na segunda e para minha alegria vi este bolo maravilhoso e fiz no mesmo dia. Que textura, que sabor. Com eu não podia esperar usei as bananas não tão maduras e mesmo assim ficou saboroso. Vocês ganharam mais uma fã e já peguei várias outras receitas aqui para fazer. Depois volto para contar. Beijos

Vou testar a receita agora, espero que fique igual ao da foto, gostei da receita pois tenho intolerancia ao glutem e a lactose.

Se vc tiver mais receitas salgadas ou doces sem glutem e sem lactose os intolerantes agradecem rsrsrsrs

bj

Angela

Cami, adorei a receita de bolo de banana sem gluten! Tenho que cortar a farinha de trigo (não o gluten, mas dá quase na mesma, né?) da minha alimentação por questões alérgicas e é sempre uma alegria ver uma receita de bolo fofinho assim! Com banana então nem se fala, adoro! Já guardei aqui comigo. Beijos!

Muitíssimo macio. Receita excelente. Já estou aqui pensando se dá pra fazer outro sabor, sem ser banana, com a base de ingredientes desta massa. Será possível? Muito obrigada.

Oi, sou intolerante a glúten e sempre fico muito feliz quando encontro receitas novas sem ele! Vou tentar fazer o bolo, só gostaria de saber se eu posso trocar o açúcar mascavo por açúcar normal e se seria a mesma quantidade, sabe me dizer? Não gosto do açúcar mascavo :/

Primeiramente muito obrigada pela disponilização de uma receita tão legal! Fiz o bolo e ficou muito fofinho e gostoso. Pena que não tenho como enviar uma foto, acabei de distribuir com os vizinhos! A receita rende muito bem. Um abração!

Rua Pitangui, 4195 – casa 4 – Bairro Esplanada – Belo Horizonte – MG.

Obrigada pela deliciosa receita de bolo de banana sem glúten. Envie-nos mais delicias doces ou salgadas sem glúten.
Beijos.
Dulce.

Ola!gostaria de saber se posso usar um pirex?pois não tenho forma para pão ou bolo inglês .
Aproveito para agradecer a receita, já que atualmente não estou comendo glúten e adoro bolo de banana, mas o que tenho a receita usa farinha de pão. Vejo cada dia mais pessoas abolindo o glúten e cada vez mais aprendo novas receitas.

Olá!!! Fiz o receita do bolo hoje mas como sempre, ( não sei porque adoro por meu toque), dei uma ” mudadinha”, coloquei 5 castanhas do Pará para bater junto com os liguidosv, depois de colocar na forma piquei uma banana de comprido, coloquei em cima da massa, fiz uma misturinha de açúcar demerara e canela em pó e ” joguei “por cima da massa!! Ah! Pus banana nanica pois não tinha da outra; ficou Maravilhoso!!! Delicioso!!!! tudo de bom!!!!!

Fiz esse bolo ontem e simplesmente adorei o resultado!
Super saboroso e fofinho, nem parece bolo sem glutem.
Coloquei rodelas de banana por cima antes de assar e polvilhei canela, ficou ótimo.
Vou guardar essa receita com muito carinho.

oi, adorei o site, gostaria de saber se posso trocar o leite por outra coisa, não posso comer nada que tenha lei e seus derivados. (lactose zero)..

Simplesmente Fantástica Receita, rápida, fácil e fica bem fofinho… só que eu deixei mais saudável ainda…rs pus meia xicara de adoçante e no lugar do óleo um iorgute grego 0% de gordura e açucar. Recomendo à todos…

Meninas, que bolo maravilhoso! Eu estava louca procurando uma receita de bolo de banana com farinha de arroz e essa se saiu perfeita. O bolo, além de lindo ficou delicioso! Muito obrigada pela receitinha! Vou postar a foto no meu Intagram @merciabsilva Beeeeijo! :)

Eu substitui por manteiga ghee derretida, coloquei um pouco menos do que a receita pede e deu certo, não precisei do sal também porque a manteiga já tem. Óleo de cocô também é uma boa opção :)

Estou passando para comentar porque sei o quanto é importante para quem busca receitas sem ingredientes específicos os comentários. Fiz o bolo hoje e ficou maravilhoso!!!!
Obs: caramelizei a forma e coloquei bananas, ficou lindo! A massa rende muito, fiz cupcakes com pedaços de bananas, com uva passa e sem. Obrigada por partilharem a receita!!!!

Olá pessoal,
Vou tentar essa receita amanhã, já tenho todos os ingredientes e estou ansiosa para ver se o meu vai ficar bom.
Estou fazendo uma dieta sem glúten e já tem alguns meses que estou consumindo o arroz integral ao invés do branco.
Alguém sabe de posso substituir a farinha de arroz por outro tipo de ingrediente?
Por exemplo, será que a farinha de linhaça, banana verde, berinjela, seria melhor do que essa?
Obrigada!
Rosangela

Olá! gostaria de agradecer pela receita e pela gentileza de disponibilizar essa receita para quem tem intolerância ao glúten, minha namorada tem intolerância ao glúten, e devido a isso quero preparar um bolo para ela, sem que ela se preocupe com as dores. Obrigado

Tentei fazer, segui tudo igualzinho mas não deu certo! :( O bolo virou uma massa muito espessa, quase não conseguia verter na forma…deixei no forno por bastante tempo sempre olhando com o palito, mas parece que não assava!! Sempre estava cru por dentro, muuito estranho. O que pode ser? Ele fica assim mesmo, bem mais espesso ou fica com uma consistencia de bolo normal antes de assar?
Fiquei super chateada, porque fiz tudo direitinho e usei todos os ingredientes e proporção como na receita, mas não deu certo. Help!! Beijos!

Olá, a massa do meu bolo também ficou muito espessa, adicionei mais leite mas não resolveu muito terminei misturando com a colher. Não entendi o que aconteceu…

Fiz e ficou uma delicia!
Coloquei açúcar de coco e óleo de coco por serem mais saudáveis. Com o restante da massa fiz muffins recheados com mix de castanhas!

Fiz e ameeeeei! Com algumas modificações, usei iogurte natural no lugar do leite porque precisava fazer alguma coisa com um restinho que estava na geladeira antes que estragasse, usei manteiga ghee no lugar no óleo, coloquei pedaços de banana por cima e salpiquei canela… ficou demais!! Não coloquei a pitada de sal por ter usado a manteiga salgada… ficou divino!

Olá! Amei tudo! Obrigada pelas postagens! Estou iniciando uma dieta sem glúten. Sofro com enxaqueca digestiva. Faz 3 que iniciei a dieta e já me sinto outra! Muito grata mesmo. Deus lhe recompense! Grande abraço

Já perdi a conta de quantas vezes já fiz esta receita. Já usei uvas passa, ameixa, frutas cristalizadas, bananas passa, o que achar em casa e sempre deu certo, uma delícia. A mudança que implementei em todas elas foi uso de bicarbonato em substituição a parte do fermento. O bolo fica com aquela tonalidade escura bem bonita. Sempre quando é para as crianças coloco 2 colheres de chocolates na massa e fica super legal.

Oi querida, acabei de conhecer seu site e adorei!
vou tentar fazer esse bolo pra lanchinho do meu filho.. Sera que colocando nas forminhas de muffin ficam boas? Vi que voce fez…
Voce colocou metade na forminha de massa e levou mais ou menos quanto tempo no forno?
Bjs e parabens pelo site.

Andreia

Bom dia, achei muito bacana o site e gostaria de saber se o leite desnatado altera em alguma coisa. Como não tomamos leite integral e estou com a mão da na massa kkk e vou fazer mesmo assim, mas quem puder me dizer se tem alguma alteração ficarei agradecido.

Eu fiz agora esperando assar para provar, mas fiquei surpresa com a massa que leve e fofinha e para servir para mim usei leite sem lactose.

Acabei de colocar o meu bolo para assar. Espero que fique delicioso. Confesso que sem querer coloquei menos canela, mas acho que mesmo assim ficará bom. Depois eu volto para contar. Obrigada pela receita.

Fiz c açúcar Demerara. Depois de colocar a massa na forma, coloquei banana picada por cima, salpiquei um pouquinho de canela e demerara. Ficou crocante por cima e molhadinho por dentro. D E L I C I O S O, amei!

Coloquei meu bolo pra assar agora. Coloquei a mistura da farinha sem glúten ( farinha de arroz, fécula de batata e goma xantana) 2 xícaras. Creio que ficará bom. Depois eu falo como ficou ;) Gostaria de receber receitas de bolo sem glúten, pois meu filho de 10 anos é celiáco. Grata!

Comentei e não ví meu comentario… Obrigada pela receita e ficou ótimo! Fiz umas substituições ovo de codorna bo lugar do de galinha pois só tinha 1 de galinha. É bom usar de 4 a 5 ovos de codorna p 1 ovo de galinha. Só coloquei 1 xícara de farinha de arroz. Coloquei 4 castanhas do para e colher rasa de farelo de aveia. 4 bananas nanicas ( tipo de banana) de peq a média ao invés de 3 bananas. Como o sol voltou vou por em vasilias plásticas na geladeira.

A castanha do para piquei é coloquei no liquidificador. Que aí entra como mais um pouco de farinha. Na hr de colocar a farinha bater c a mão p N queimar o liqui

Adorei a receita ficou ótimo bem fofinho só que eu substitui a canela por chocolate em pó ficou delicioso manda mais receitas sem gluten obrigado

Obrigada por compartilhar….estava com bananas bem maduras na geladeira e não sabia o que fazer com elas.
To testando a receita agora…bolo no forno…o perfume que esta na casa é divino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *