nhoque de ricota

Eu sou louca por nhoque e há tempos estava na secura por um nhoque caseiro… mas também estou numa fase de buscar novos sabores, novas texturas e fui me aventurar em um nhoque de ricota… e não é que deu certo?m e ficou me dizendo o quanto era gostoso e leve, e fiquei com isso na cabeça até decidir ir para a cozinha e literalmente colocar a mão na massa. e posso dizer? foi o nhoque mais fácil que já fiz até agora! a massa dá ponto rápido, não faz tanta sujeira e usa pouca farinha… enfim, ótimo!!! fiquei pensando que dá até para fazer para um jantar rapidinho…

E eu fiz assim: esfarelei 500g de ricota fresca até ela ficar com pedacinhos bem pequenininhos… juntei à ela 2 ovos inteiros, 100g de queijo parmesão ralado e 1 xíc. de farinha… essa quantidade foi suficiente para eu conseguir deixar a massa bem uniforme, mas pode ser que você precise de um pouco mais ou menos…  a única dificuldade que tive foi na hora de enrolar para cortar… como a ricota não tem a mesma liga do que a batata, por exemplo, em alguns momentos tive que apertar a massa um pouquinho para ela ficar bem firme… aí foi cortar e ir jogando em uma panela cheia de água fervendo… e é aquele mesmo esquemão, nhoque boiou? é hora de tirar…

Para dar um gostinho especial, ainda salteei (isso se escreve assim? rs) meus nhoques em um tantinho de manteiga e ficou delicioso!

Para acompanhar, o molho de cebolas delicioso feito no forno que eu ensinei aqui ó

obs: para quem sentiu falta de sal na massa, informo que não coloquei mesmo não, já que o parmesão já é salgadinho…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

25 comments on “nhoque de ricota”

Vou testar fazer.
Lembra aquele nhoque que vc ensinou, com batata assada?
Cismei de fazer, o gás de casa tava acabando, fiquei com medo de não dar e assei a batata no microondas: 8min de microondas e tive o mesmo efeito que 1h30 de forno. Ficou excelente. :D

encontrei seu site e agora é rotina dar uma espiadinha diária, hoje vou fazer este nhoque….chego estar salivando só de olhar….parabéns e muito mais sucesso em 2013 que venha cheio de sabores…

PÔ, ADOREI ESTE SEU SITE! DIFICILMENTE COMENTO PUBLICAÇÕES OU OUTRAS COISAS, MAS SENTI QUE DEVERIA ELOGIAR ESTA PÁGINA, PELA ORGANIZAÇÃO, PRATICIDADE E SIMPLICIDADE. SÓ SOBRA MESMO O PRAZER DE APRECIAR A BOA GASTRONOMIA ( QUE NA MINHA VISÃO PODE SER O MAIS SIMPLES POSSÍVEL )!!! PARABÉNS!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *