Categories
Acompanhamentos Receitas Salgadas Video Receita

Polenta cremosa de cuscuz

Se você, como eu, também ama receitas com milho, certamente vai amar essa polenta cremosa de cuscuz.

É provável que eu já tenha feito inúmeras receitas com milho, possivelmente por amar esse grão. E dessa vez escolhi o flocão de milho, tão característico da culinária nordestina, como base da receita.

Polenta cremosa
Receita deliciosa de polenta cremosa feita com flocão de milho.

O que é flocão de milho?

O flocão de milho é a base do cuscuz de milho nordestino. Bem diferente do cuscuz paulista, ele é mais soltinho e geralmente é preparado no vapor.

A escolha deste ingrediente para essa receita, com toda a certeza trouxe uma textura bem diferente da polenta feita de fubá.

Além disso, essa receita, quando esfria continua cremosa.

Polenta cremosa

Sem dúvida, polenta é uma dessas receitas que confortam a alma. Além disso, pode ser acompanhada de diversos preparos e é uma opção prática para o dia a dia.

É uma receita bastante típica da culinária italiana e da região do sul do Brasil, mas, certamente, com essa versão feita com flocos de milho, adicionamos um toque regional.

O ponto certo da polenta

Para falar a verdade, não existe um ponto correto, já que você pode adaptar ao seu gosto. Dessa maneira, a receita base que compartilho aqui, rende um creme mais firme. Caso deseje sua polenta um pouco mais cremosa, vá adicionando um pouco mais de água até chegar na textura que prefere.

Minha única dica é não deixar líquida demais, ou seja, adicionar muito líquido, uma vez que foge completamente da proposta da receita.

Confira a receita da polenta cremosa de cuscuz

Polenta cremosa
Yield: 4 porções

Polenta cremosa de cuscuz

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 25 minutes

Uma polenta super cremosa e saborosa feita de flocão de milho.

Ingredients

  • 2 xícaras de caldo de legumes ou água;
  • 1 xícaras de flocão de milho;
  • 1 colher de sopa de requeijão;
  • ½ xícara de cebolinha fresca picada;
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Instructions

  1. Em uma panela coloque o caldo de legumes ou água para ferver;
  2. Quando começar a borbulhar, diminua o fogo e o flocão de milho mexendo bem para não empelotar;
  3. Em seguida, adicione o requeijão, acerte o sal e adicione a pimenta do reino;
  4. Caso você ache a polenta muito firme, adicione um pouco mais de água/caldo e deixe ferver;
  5. Logo após, retire do fogo, adicione a cebolinha picada, misture bem e sirva bem quente.

Para acompanhar a sua polenta

Nessa versão que compartilhamos aqui, preparamos uma versão simples de molho de frango. Para isso, depois de fazer um refogado simples, adicionamos nosso frango desfiado e finalizando com molho de tomate e temperos.

Porém, inegavelmente, essa receita vai ficar uma delícia acompanhada de outros tipos de molho, como por exemplo:

Da mesma maneira, você pode optar por combinar com cogumelos refogados. Certamente é uma combinação deliciosa e certeira.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

43 comments on “Polenta cremosa de cuscuz”

Cami… ke deliciaaa…
com um molho de calabresa deve fica divino heim…
apimentadinho… huuummm…
genti… minha vida na cozinha é outra depois que conheci o naminhapanela…
olha só… dando até pitado na receita dos outros… rsrsrsrsrsr

bjuuusss
Fee

Cami, esta “polenta” aqui no nordeste, especialmente no interior também é chamada de “quarenta”! Diziam os mais antigos que era uma das únicas comidas possíveis de serem feitas na década de 40 quando uma seca muito severa atingiu todo o Nordeste. Naquela época o fubá era misturado apenas com água e sal devido a escassez de outros alimentos e era o que salvava muitas pessoas da fome total pois dava “sustança”. Com o tempo foi adquirindo mais sabores. Hoje faço a minha com tudo o que tiver disponível na geladeira: verdurinhas cortadinhas, calabresa, charque… As vezes acrescento uns pedacinhos de queijo coalho no finalzinho… Ou seja, “quarenta” aqui em casa sempre aparece, seja pra matar a fome rápido, feita só na água temperadinha acompanhada de ovos mexidos, seja incrementadona. Mas juro, sempre que faço lembro que essa comida salvou meus antepassados e me emociono agradecendo a Deus por hoje ela ser uma das muitas opções de pratos disponíveis na minha cozinha…

Poxa, sempre tive a curiosidade de saber o porquê de “quarenta”. Obrigada pela informação, é uma bonita história de sobrevivência. Eu não sabia o que era quarenta, antes de me mudar para o Tocantins.

olá, estou conhecendo esse blog agora e adorei ver essa receita.
como recifense que mora em Minas, tenho de perguntar: posso substituit o flocão por farinha de milhos comum pra fazer cuscuz convencional?
aqui em Ouro Preto só temos UMA marca de cuscuz e flocão é praticamente impossivel aqui…
abracos

Cami, será que fica bom fazê-la em caldo de frango ou carne (dependendo do acompanhamento) em substituição a água? Vou arriscar no final de semana.
Continuo visitando seu blog d i a r i a m e n t e !!! Ele me abre o apetite (como se eu tivesse alguma dificuldade, rsrs).
beijos

muito boa essa receita lembra mesmo o quarenta aqui em Alagoas,hoje no café da manhã fiz um cuscuz com flocão de milho da marca coringa independente de marca qualquer uma fica boa com charque picado transformei em estrogofe , molhei a massa com um pouco da água escaldada do charque, primeiro deixe a água esfriar um pouco e ponha pouca água para não ficar muito salgada e complete com água do filtro, espero de não ter complicado a receita esse é meu geito gosto de inventar não sou cozineiro minha espousa aprovou.

Hum…já pra cozinha fazer minha polenta/ang ,nao sei só sei que to indo fazer hehehe…seguindo sua receita…fommmmmeeeeeeeeeeeee!!!kkkkkkkkkkkkk

Hum…já pra cozinha fazer minha polenta/ang ,nao sei só sei que to indo fazer hehehe…seguindo sua receita…fommmmmeeeeeeeeeeeee!!!kkkkkkkkkkkkk

É uma receita ótima, eu sempre molho o flocão corto fatias de banana da minha preferência uso mas a banana da terra com queijo coalho. É faço várias camadas por cima na última camada eu ponho requeijão e cozinha todos na minha casa adoram ! Bjs cami

Achei o que procurava: coloquei água pra esquentar pra fazer polenta, fui no armário pegar fubá, não tem, mas tem Flocão, tem requeijão, tem calabresa. Vocês salvaram a minha janta . Vou fazer AGORA! Abraços!

Quando si mangia la bella polenta
La bella polenta si mangia così
Si pianta così, la cresce così
Fiorisce così, si smissia così
Si taglia così, si mangia così

Oh, oh, oh

Bella polenta così

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *