polenta cremosa de cuscuz

eu sou viciada em milho e isso já não é mais novidade para ninguém que segue esse blog. e volta e meio fico inventando receitas que levem esse ingrediente e tá aí mais uma polenta cremosa feita com farinha de cuscuz. vou nem disser que o rafa mesmo não gostando de polenta comeu 2 pratões.

eu fui pra cozinha pensando… putz, isso vai virar uma gororoba que nem eu vou conseguir comer… ledo engano, ficou delicioso e com uma textura bem diferente da polenta feita de fubá. outro detalhe é que quando esfria não fica tão dura quanto a versão de fubá… enfim, bom, bom, mas que bom…

bora pra receita? numa panela ferva 2 xíc. de água com um tantinho de sal. quando começar a borbulhar, diminua o fogo e adicione 1 xíc. de flocão de milho. mexa bem até toda a farinha começar a se dissolver.  misture ao creme 1 colher de sopa de requeijão, acerte o sal e se você achar que está muito grosso, adicione um tantinho a mais de água. deixe esse creme borbulhar um tantinho, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. desligue o fogo e adicione um tanto de cebolinha picadinha.

não pode demorar muito pra servir não, pq ela vai ficando cada vez menos cremosa. e para quem não sabe como é esse tal de flocão de milho, um aviso, não é o mesmo que se faz o cuscuz paulista não tá? (dá uma olhada aqui no que é).

ah e para acompanhar fomos de peito de frango desfiado no molho de tomate levemente apimentado… e tava bom! e já decidi qual é a minha receita de polenta perfeita!

 

23 comentários
  • Fernanda Dias
    agosto 18, 2011

    Cami… ke deliciaaa…
    com um molho de calabresa deve fica divino heim…
    apimentadinho… huuummm…
    genti… minha vida na cozinha é outra depois que conheci o naminhapanela…
    olha só… dando até pitado na receita dos outros… rsrsrsrsrsr

    bjuuusss
    Fee

    • cami
      agosto 23, 2011

      com molho de calabresa deve ficar perfeiittoooo!!! e pô dar pitaco à vontade! eu adoro!

  • Patricia Menezes
    agosto 18, 2011

    Cami, esta “polenta” aqui no nordeste, especialmente no interior também é chamada de “quarenta”! Diziam os mais antigos que era uma das únicas comidas possíveis de serem feitas na década de 40 quando uma seca muito severa atingiu todo o Nordeste. Naquela época o fubá era misturado apenas com água e sal devido a escassez de outros alimentos e era o que salvava muitas pessoas da fome total pois dava “sustança”. Com o tempo foi adquirindo mais sabores. Hoje faço a minha com tudo o que tiver disponível na geladeira: verdurinhas cortadinhas, calabresa, charque… As vezes acrescento uns pedacinhos de queijo coalho no finalzinho… Ou seja, “quarenta” aqui em casa sempre aparece, seja pra matar a fome rápido, feita só na água temperadinha acompanhada de ovos mexidos, seja incrementadona. Mas juro, sempre que faço lembro que essa comida salvou meus antepassados e me emociono agradecendo a Deus por hoje ela ser uma das muitas opções de pratos disponíveis na minha cozinha…

  • suzana libardi
    agosto 18, 2011

    olá, estou conhecendo esse blog agora e adorei ver essa receita.
    como recifense que mora em Minas, tenho de perguntar: posso substituit o flocão por farinha de milhos comum pra fazer cuscuz convencional?
    aqui em Ouro Preto só temos UMA marca de cuscuz e flocão é praticamente impossivel aqui…
    abracos

    • cami
      agosto 23, 2011

      suzana,
      eu sempre fiz a polenta com fubá e tbm fica uma delícia, só q ela fica com a textura diferente dessa e endurece mais rápido… mas fica gostoso igual!

  • Daiane
    agosto 18, 2011

    Nossa, cada dia eu babo nessas suas receitas…adooooroooo!! E são super simples, nada de bicho de 7 cabeças! hehehe.
    Com certeza farei. =)

    • cami
      agosto 23, 2011

      daiane,
      temos q ter tempo pra tudo né? então nada de receitas super complicadas :-)

  • Cid@
    agosto 18, 2011

    Nossa que belezura de receita, não sou fã de polenta, mas essa vou confessar que muito me atraiu…rsrs

    Parabéns pela receita Cami.

    bjuss

    • cami
      agosto 23, 2011

      sério cid@, eu sou alucinada, aff…

  • Leo
    agosto 18, 2011

    Adoreiiiiiiiiiii, excelente ideia!!!!

    Vlwwwwwwww muiiiiiiiitooooooooooo

  • tathiane
    agosto 20, 2011

    Oiii…parece delicioso!!!

    O flocao eh o mesmo que milharina??

    • cami
      agosto 23, 2011

      a milharina ainda é um pouquinho mais fina, mas é isso mesmo!!!

  • Cristina
    agosto 21, 2011

    Só não faço agora, porque é tarde e não tenho flocão em casa, já coloquei na lista de compras…hummm, sei que vou adorar!!
    bj

    • cami
      agosto 23, 2011

      fica muito gostoso… me surpreendeu demais!

  • Kaciana
    setembro 22, 2011

    Cami, será que fica bom fazê-la em caldo de frango ou carne (dependendo do acompanhamento) em substituição a água? Vou arriscar no final de semana.
    Continuo visitando seu blog d i a r i a m e n t e !!! Ele me abre o apetite (como se eu tivesse alguma dificuldade, rsrs).
    beijos

    • cami
      outubro 3, 2011

      Clarooo, vai ficar uma delicia.. eu particularmente gosto mais de caldo de frango ou legumes para fazer polenta..

  • José Francisco
    agosto 30, 2012

    muito boa essa receita lembra mesmo o quarenta aqui em Alagoas,hoje no café da manhã fiz um cuscuz com flocão de milho da marca coringa independente de marca qualquer uma fica boa com charque picado transformei em estrogofe , molhei a massa com um pouco da água escaldada do charque, primeiro deixe a água esfriar um pouco e ponha pouca água para não ficar muito salgada e complete com água do filtro, espero de não ter complicado a receita esse é meu geito gosto de inventar não sou cozineiro minha espousa aprovou.

    • cami
      setembro 4, 2012

      se a esposa aprovou é pq deu super certo!!! <3

  • Ramon
    outubro 10, 2013

    nossa estou comendo agora muito boa receita é bem rapidinho de faser e fica muita gostosa parebéns

  • Môny Santos
    abril 3, 2014

    Hum…já pra cozinha fazer minha polenta/ang ,nao sei só sei que to indo fazer hehehe…seguindo sua receita…fommmmmeeeeeeeeeeeee!!!kkkkkkkkkkkkk

  • Môny Santos
    abril 3, 2014

    Hum…já pra cozinha fazer minha polenta/ang ,nao sei só sei que to indo fazer hehehe…seguindo sua receita…fommmmmeeeeeeeeeeeee!!!kkkkkkkkkkkkk

deixe seu recadinho ;)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *