Suflê de batata com queijo

Embora seja uma receita que exija uma dedicação maior que outras que já postamos, esse suflê de batata com queijo vale esse investimento de tempo.

Além disso, você poderá usar essa receita como base para outros sabores que preferir.

Suflê de batata com queijo
Super fofinho e muito delicioso, esse suflê de batata com queijo e alho poró fica simplesmente MARAVILHOSO!

Mas o que é o suflê?

Assim como o Croissant e o macaron, o suflê é de origem francesa e nada mais é do que um prato que tem como base um creme de ovos com farinha de trigo ou maisena, no qual incluímos um ingrediente principal.

Da mesma forma que utilizamos batata e queijo, você pode optar por outros legumes, proteínas, ou até mesmo preparar uma receita doce, com a utilização do chocolate.

Receita suflê de batata com queijo

Suflê de batata com queijo

suflê de batata com queijo

Prep Time: 20 minutes
Cook Time: 1 hour
Total Time: 1 hour 20 minutes

Uma receita de suflê deliciosa

Ingredients

  • 3 batatas grandes;
  • 1 alho poró médio;
  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de leite;
  • 3 ovos;
  • 3 colheres de sopa de farinha;
  • 100 g gramas de queijo ralado;
  • Cebolinha a gosto;
  • Sal a gosto.

Instructions

    1. Antes de mais nada, cozinhe as batatas em uma panela com água, até que elas fiquem bem macias e depois amasse-as bem e reserve.
    2. Em seguida, refogue na manteiga o alho poró picado em cubos, até que fiquem bem transparentes.
    3. Então, desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e misture o leite, 3 gemas e a farinha de trigo e volte com a mistura para o fogo, até que forme um creme bem grossinho.
    4. Agora, retire novamente do fogo e misture o purê de batatas a esse creme, o queijo ralado, a cebolinha picada e sal.
    5. Por fim, misture delicadamente 3 claras em neve, até que a massa esteja uniforme. Depois disso, despeje a massa em um refratário untado e leve ao forno médio por aproximadamente 1h.

Notes

Por mais que essa receita seja incrível, você pode substituir a batata por outros legumes, seguindo essas quantidades: 1 batata média, 1 cenoura, e 1 chuchu e 1 maço de espinafre.

O segredo para um suflê perfeito

De fato o suflê é uma receita deliciosa, mas exige paciência com as várias etapas e alguns cuidados especiais para garantir um bom resultado no final.

Por exemplo, pré-aquecer o forno antes de assá-lo, não abrir o forno antes do tempo determinado na receita, respeitar o tempo e temperatura indicados.

Além disso, depois de pronto espere alguns minutos antes de tirá-lo do forno e tente comê-lo em seguida, para aproveitar a casquinha crocante e a textura incrível dele fresquinho.

Outras receitas com batata

Da mesma forma que esse suflê de batatas com queijo vai te conquistar, separamos outras receitas incríveis que levam batata, esse ingrediente super coringa.

Primeiramente, temos torta de batata recheada com molho a bolonhesa, que tem gostinho de infância.

Por outro lado, se você busca uma opção para café da manhã ou lanche, esse pão de batata baroa é a sua escolha.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

24 comments on “Suflê de batata com queijo”

Camila,

Sei não,viu com essa receitas impossível não tomar gosto por cozinhar de maneira mais especial.

Já fazia de batata,mas agora vou arriscar usando os demais legumes.No caso do queijo como te falei em post anterior uso muito queijo coalho raladinho…fica demais.Essa sugestão do Suflê de Batatas é uma ótima opção de prato para o almoço do Domingo de Páscoa.

bjs

Ai ai ai… Acho que vou mandar canonizar vocês… Mais uma vez acertaram em cheio o que eu procurava… Vou dizer uma coisa: amava cozinhar e de uns tempos para cá (2 anos) perdi completamente o gosto… acho que me faltava receitas novas, sei lá… E agora, graças a vcs, estou voltando, devagar, mas voltando – milagre! rs
Beijos, com carinho

Oi Cami

Fiz hoje esta receita com algumas adaptações e ficou muito saborosa, modéstia a parte!

Refoguei junto com a cebola, folhas frescas de manjericão que deu um toque especial ao souflé…

O difícil foi parar de comer, fez sucesso viu!

Muito obrigada por compartilhar receitas tão gostosas!!!!

Fiz hoje, fica realmente gostoso, meu namorado amou. Ainda coloquei queijado picado em cima. Mas achei que ficou muito acebolado rsrs e na próxima vou colocar uma pitada de sal também. Mas receita super prática e boa, o cheiro também é maravilhoso.

gente…vou arriscar na verdade não sou um chefe mas com esse suflê vou ficar rainha das panelas obrigadão..vai ser sem duvida um presentão de aniversário pro meu pai amanhã de almoço…

Boa noite,

Estava doida atras de uma receita assim acabei de fazer está no forno o cheiro ta otimo, inclui muçarela e queijo branco,,,
espero que fique otimooo, bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *