tutu mineiro

minha mãe é de uma cidadezinha quase na divisa Rio / Minas e por isso tem uma quedinha pela culinária mineira. eu e minha irmã crescemos com essa influência e volta e meia aparecia um tutu para acompanhar a comidinha nossa de todo dia.

foi a 1ª fez que acompanhei o preparo desse prato de pertinho para poder dar os detalhes para vocês e percebi que ele rende muito… e o melhor dá para fazer com aquele pouquinho de feijão que você fez no dia anterior e queria dar uma cara diferente. mas se a idéia é fazer para uma almoço de família, coloca água nesse feijão queridos, porque com certeza o pessoal vai querer repetir…

você vai começar fazendo o seu feijão de todo dia, mas se você não tem costume de colocar salgados, vale a pena abrir uma exceção dessa vez, para dar aquele gostinho especial. para servir 4 pessoas (com sobra, o que é mais do que normal na nossa família) usamos 1/2k de feijão preto que foi devidamente cozido com um pedaço de linguiça calabresa, um pedacinho pequeno de bacon e outro de carne seca – aqui vou deixar a critério do gosto de cada um, já que acada um gosta de temperar o feijão de um jeito.

feijão cozido é hora de refogar com bastante alho e um fio de azeite. agora que o feijão tá prontinho e gostoso para ser comido exatamente assim, é hora de você tirar do fogo e  bater tudão, os salgados e o feijão, transformar em um delicioso caldo. Volte esse caldo para a panela, e ainda fora do fogo vá adicionando aos poucos a farinha de mandioca até o ponto que você desejar, já que você pode querer ele mais líquido ou então bem durinho. volte ao fogo e sempre mexendo, deixa levantar fervura… nesse ponto se vc achar que ficou mole demais, você pode colocar um pouco mais de farinha, salpicando aos poucos para não empelotar, ou adicionar um tantinho de água se você achou que ficou muito grosso.

pessoal tem q servir assim que sai da panela hein…e para quem pode, ainda rola salpicar uns pedacinhos de bacon por cima ou torresminho, mas nós como somos pessoas lights (cof, cof) fomos de couve mesmo…

então para finalizar a refeição mais mineira que esse blog já teve, amanhã tem os segredos para fazer uma couve delícia!

preciso dizer que esse tutu acompanhou esse delícia lombinho?

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

7 comments on “tutu mineiro”

Nós aqui tambem adoramos um tutu, como boa mineira, mas na regiao em que fui criada colocamos ao inves de farinha de mandioca, farinha de milho com biju, o tutu fica menos cremoso e mais consistente.

Eu amooooooo comida mineira, tenho uma amiga de Poços de Caldas e sempre que posso to lá.. Comi um Tutu feito com vinho tinto fica PERFEITO, o melhor que comi até hj!

Meu marido adora tutu mas nunca fiz e vou me aventurar. Mas antes preciso tirar uma duvida:
Você cozinhou o feijão, calabresa,bacon e carne seca tudo junto numa panela de pressão? Se sim, por quanto tempo mais ou menos?
Brigadinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *