Arroz piamontese fácil

Uma receita deliciosa e super simples

Certamente essa receita vai te conquistar pela praticidade e pelo sabor incrível desse arroz piamontese feito em casa.

Para que seja um sucesso por aí também, criamos um post com várias dicas que te ajudarão a preparar a melhor receita desse arroz maravilhoso.

A escolha do arroz

Sem dúvida o arroz é o protagonista dessa receita.

Por isso, temos duas dicas que ajudarão a deixar a sua receita ainda mais incrível.

Primeiramente, dê preferência ao arroz parbolizado, pois a textura ficará bem melhor com esse tipo.

Além disso, dê preferência ao arroz do dia anterior, porque assim o risco de ter um arroz à piamontese molengo diminui bastante.

Se acaso não tiver arroz pronto, prepare um arroz bem soltinho e sequinho (o parbolizado ajuda nisso também).

Receita arroz piamontese

Arroz piamontese fácil

Arroz piamontese fácil

Uma receita simples e super gostosa.

Ingredients

  • 2 xícaras de arroz cozido
  • 1 cebola grande cortada em cubos
  • 1 colher de manteiga bem cheia
  • 2 xícaras de leite
  • 100g de queijo muçarela
  • 50g de queijo parmesão
  • 200 ml de creme de leite
  • Sal e Noz moscada a gosto

Instructions

    1. Antes de mais nada, refogue a cebola na manteiga até que ela comece a ficar macia e transparente.
    2. Em seguida, adicione o arroz e misture bem.
    3. Então, cubra o arroz com o leite e quando começar a borbulhar adicione os queijos e o creme de leite.
    4. Por fim, ajuste o sal e adicione noz moscada a gosto.

Dicas importantes para um arroz perfeito

Se acaso essa for a primeira vez que você está fazendo essa receita, separamos algumas informações que são importantes para te ajudar.

Por exemplo, se você gosta de deixar o seu arroz com aquele puxa puxa do queijo, tente misturar um queijo mais duro, como a mistura de muçarela com parmesão.

Posteriormente, outra dica é servir o seu arroz piamontese assim que ficar pronto, para manter a textura cremosa.

Mas, se você não puder servir assim que estiver pronto, ou se sobrou e precisou guardar na geladeira, basta adicionar um tantinho de leite e ele voltará a ficar cremosinho.

Por fim, não deixe de fora a noz moscada, mesmo que não seja fã dela, pois ela dará um toque todo especial para a sua receita.

Confira também a versão em vídeo da receita

O que fazer para acompanhar o seu arroz piamontese

Inegavelmente, esse arroz pede um acompanhamento especial.

Então, nossa dica é focar em opções de carnes, como a almôndega recheada ou o bolo de carne com queijo e cebola caramelizada.

Contudo, se você busca outra opção que não seja com carne moída, sugerimos esse filé de mostarda dijon e cerveja preta ou essa fraldinha no molho tinto.

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

189 comments on “Arroz piamontese fácil”

minha mulher está fazendo o aRROZ BASEADO NA SUARECEITA ESPERO Q FIQUE BOM POIS É MINHA PRIMEIRA VEZ Q VOU COMER DEPOIS EU COMENTO SE FICOU BOM

Geeente !!!!! eu fiz e ficou maravilhoso… aqui em casa todos gostaram, fiz com medalhão de bacom com frango. parabéns para vc’s !!! o que seria de mim sem essas receitas maravilhosas…rs…. bjos.

Vou fazer mais tarde,mas só uma perguntinha,tenho arroz pronto de hoje cedo,posso usar ele e fazer do mesmo jeitinho ou tem alguma dica?

bjinhos

É superfácil mesmo e não adianta mostrar talento, a família vai sempre abusar, rs. Sou a cozinheira das festas aqui de casa, mas eu a-do-ro.

faço esse arroz integral e ao invés de champignhom eu uso palmito e fica marrrrrravilhoso! e também uso tanto o queijo como o requeijão e a manteiga light. é 1000. experimente, voces n vão se arrepender e ainda podem repetir sem culpa. amooooooooooooo!

Uma colega me falou sobre esse arroz a piamontese ela falou q é uma delicia, vou fazer e depois comento como ficou……

Vou fazer essa noite…
Fiquei de levar “o que comer” em uma festinha na casa de umas amigas… vou arriscar !!
Ouvi dizer que acrecentando um pouquinho de vinho branco dá um sabor diferente …
Vamos ver se vai dar certo …
Depois eu digo o resultado ..
Valeu pela receita!!!

JÚNIOR
BRASÍLIA-DF

MENINA ESSA RECEITA É D++++, ADOREI!
VELHO FICA UM SABOR UNICO, MAGNIFICO…. FIZ UM JANTARZINHO AQUI EM CASA COM UM AMIGO ( rsrsrsrs) ELE ACHOU DIVINOOOO! BRIGADÃO MESMO, AMEI O SITE!!!!!!!!!!!!!
BJAO

Gente, vou fazer terça feira para comemorar 4 anos de casamento, espero q meu marido goste rsrs
Vou fazer com carne assada!!
Depois venho contar…

cami, eu adoro arroz à piamontese e sempre como na rua. mas ja tentei fazer 2 receitas que deram completamente erradas. =/
será que eu consigo fazer a sua?
to com medinho de tentar! ;~ haha
eu achei com a cara tããão boa, que vou criar coragem e deixar a vontade falar mais alto que o medinho!
obrigada pela receita! (:

nanda,
não tenha medo!!! se ficar molenga demais é só colocar mais queijo, se ficar duro demais, nada que um pouquinho mais de leite não resolva! vc vai ver que vc não vai se arrepender!

Eu sou apaixonado por essa receita! Eu dou uns incrementos nela. Como gorgonzola,coloco bem no final, fica delicioso com o gosto marcante que o gorgonzola tem! Ou também, antes de botar o leite, eu às vezes coloco presunto também!
Tá de parabéns o blog!

Fiz no meu aniversário e ficou mto bom… acrescentei champion e salsinha, só pra dar um destaque verdinho…

Deu briga pra levar ‘marmita’ pra casa….rssss

Adoro arroz à piamontese, vou fazer sua receita para experimentar. Gosto muito com damasco, só não sei em que momento ideal para colocá-lo? Você sabe?
Adorei o site.

Meninaaaaaaaaaa, oq foi essareceitaaaa…pára o mundo….a galera aki de casa me fez de cozinheira depois da receita…..rsrsrsrsrs…. AMEI DEMAIS…VEIO NA HORA CERTA, POIS O MARIDÃO AMA DE PAIXÃO E FOI MAIS UMA PRA FAZER AKELE AGRADO! OBRIGADA PELA MARAVILHOSA RECEITA…BJOKAS

Gente, resolvi testar essa receita no feriado e um pouco improvisado com o que tinha em casa (arroz integral de anteontem, e não tinha nenhum outro queijo a não ser gorgonzola). Meu marido amou, e realmente ficou fantástico recomendo super.
No caso não usei nada de sal pois o gorgonzola já é bem salgadinho.

Moça bonita da panela, me dá um help!

“para essa receita usei 2 xícaras e meia de arroz (medindo ele crú ainda) e refoguei com bastante alho poró e um fio de azeite e não coloquei sal, pq deixei para salgar na hora da mistura. arroz pronto? reserve!”

O arroz tem que estar pronto? Cozido, como se fosse servir ou você só refoga e ele cozinha no leite?

Bjs e obrigada! :)

Seu blog tem um belo layout!!! Curti muito!

Mas arroz a piamontese é com arroz arbóreo.
E em inglês, não é “confort” e sim “coMfort”.

Por favor entenda como uma crítica construtiva, porque é.

Att
Guilherme

guilherme, já aprendi q comfort é com m, só não tive tempo de mudar em todo o site… e claro q entendo como crítica construtiva, afinal todo mundo erra não é mesmo?
realmente nunca comi arroz a piamontese com arroz arbóreo em toda a minha vida, mas tenho certeza que deve ficar uma delícia!

Sabe, na minha opinião nem é questão de exagero é de paladar e tb de bom gosto… o arroz a piamontese é mtooo mtooo bom, saboroso, delicioso.
Agora em todo restaurante q fui então fizeram errado, pq não era c arroz arbóreo =P
Enfim né.
Parabéns pelo blog!! abç!

O meu irmão adóra, depois que fomos em um hotel com a família ele conheceu o arroz a piamontese, e agora quer que façamos para ele … IREI FAZER (=

Bom dia…

Amei a receita… vou prepará-la com certeza.

Fiquei com uma dúvida: Depois que a gente coloca o leite, deixa levantar fervura e abaixa o fogo deve-se esperar secar ou já pode colocar os queijos, a noz moscada e o creme de leite em seguida?

Bjos… parabéns pela receita e pelo site!!!

Oi Cami,

Que lindos vc e o Rafa na tv. Por coincidencia eu queria muito fazer esse arroz no final dessa semana e acabou que não tive tempo. Mas fiquei super feliz de ver vocês fazendo na tv, e parece ser a coisa mais simples do mundo. Me deu um medinho porque aqui em Minas eu nunca ouvi falar sobre arroz a piamontese. Mas no próximo domingo, vou eu mesma pra cozinha me arriscar. Bjos!!

Oi! Brigadão por essa receita fantástica, salvou meu domingo (e olha q minha fama é d péssima na cozinha). Isso foi incrível! Só deixei a cozinha sem acesso, mas tudo bem, valeu a pena!
Kenia Cristina – Jataí- Goiás

Blz Danilo!
Não temos um miniestúdio, ainda rsrsrs. Aproveito bastante luz natural e quando não tem luz natural uso alguns flashes remotos. A câmera é uma canon60D e sempre uso foco manual.
Segue a nossa fanpage que as vezes rola umas fotos de making off.
E o arroz a piamontese realmente é uma delícia, estamos ficando famosos com ele rsrsrsrs.
Abraço.

Ai.. fiz esse prato fds mas nao ficou puxa-puxa que nem sua foto.. ficou uma massinha.. o gosto tava ótimo mas não sei o q fiz de errado segui direitinho..! =(

pri, mas isso depende do queijo… às vezes uma mussarela é diferente da outra… de vez em quando o meu tbm não fica puxa, puxa :-/

eu gosto muito de cozinhar,mas esse arroz só como quando vou no restaurante que um amigo meu é cozinheiro lá o arroz de la é divino mas,vou experimentar esse

Usamos a receita pro nosso dia dos namorados, ficou extraordinário, e para “acompanhar” fizemos um filet mignon ao molho madeira e batatas douradas com lemon-pepper e azeite, simplesmente divino! Muito obrigado pelo post. Deixou nosso primeiro dia dos namorados mais especial ainda! =)
No início confesso que estava com um pouco de medo pela quantidade de leite, mas com paciência(da Mari) e deixando ferver bastante fica perfeito. Parabéns!

Boa tarde,

Acabei de fazer a receita, porém não sei o que deu errado porque não ficou puxa-puxa como o seu… o queijo ficou meio “coalhado”.
O que será que aconteceu, gostaria tanto de acertar!

renata, a textura do queijo vai depender muito da marca do queijo… já teve vezes que o meu ficou assim puxa puxa, mas teve vezes que ficou só cremoso…

Ficou uma delícia, só acrescentei o champinhom laminado, aqui em casa se não tiver champinhom eles dizem que não é igual ao do restaurante.

Meu Deus e meu Pai!!!! Menina, esse site é divino. Descobri esse fim de semana e estou amando tudo isso!!!

Sábado mesmo eu fiz essa receita. Sou de Brasília e só conheci o arroz piamontese quando viajei pra Fortaleza há dois meses, acredita? Como eu não sabia o nome eu demorei pra achar a receita. Maaaaaaaaaas descobri o site de vocês e tô emocionada (sem exagero… tá… tem um pouco de exagero, kkkk), consegui fazer o arroz seguindo timtim por timtim sua receita e ficou maravilhoso meu marido amou, casei tem um ano e não sei fazer coisitaas diferentes ainda, ele meio que ficou surpreso, graças a vocês.

O bom do site é que vc explica muito bem o modo de preparo, dá dicas e tudo mais, outras receitas que encontro na internet são muito sintéticas e acabo errando alguma coisa por falta de explicação.

Agora quero tentar o pudim de doce de leite, bolo de caneca, tomate recheado, e mais um monte de outras coisas gostosas que achei por aqui…hummmmm.

Beijo gente!

– de uma leitora apaixonada, kkk.

meninaa seu marido não vai querer te deixar nunca nessa vida, rs… esse arroz a piamontese podia ser arroz segura marido, né? rs…

cara shou de bola fiz o arroz conforme a receita e para acompanhar medalhao de file migno ao molho madeira e batata palha nem te conto showwwwwwwwwwwwwwwwww. valeu

ADOREI A RECEITA!!!!
É sucesso garantido!!

Aliás, parabéns pelo blog. Está maravilhoso e as receitas além de saborosas estão muito bem explicadas.

Obrigada pela dedicação. Continue postando vou voltar aqui sempre!! ; )

Olá, gostaria muito de fazer esse arroz a piamontese, é super facil e pratico neh, mais gostaria de saber, precisa de usar 1 caixa de creme de leite? pq eu nao gosto de leite e neim de creme de leite, ai como ja vi o leite, pode ser meia caixa de creme de leite? sera q da certo e fica com o mesmo gosto? Bjus

amore, isso pode alterar na textura… mas assim, eu não gosto nadica de gosto de leite e te garanto, não fica com gosto não… ainda mais se vc caprichar no queijo…

Olá meu nome é Alessandra e conheci esse arroz qdo fui viajar para Natal RN e realmente é maravilhoso e gostaria de tentar fazer a receita…só que lá comemos com camarão…vc teria alguma sugestão de como fazer acrescentando o camarão???

Obrigada

Beijao

hum.. este arroz é tudo de bom! estava louca pra fazer porque sempre que como fora ele é o primeiro da lista.. hj vou fazer um salmão com ml de maracujá.. será que rola? ahh mas so pelo arroz ja vale a pena.. bjus e parabens pelo site.. é ótimo!

olá Cami, noooosssaa aaadooroo arroz a piamontese, aqui não tem, só fazendo, fiz pra um italiano e o diacho do homi não larga mais do meu pé… kkkkk amo cozinhar e tá de parabéns seu blog… beijuuu óh tenho uma receita de carne de paneeeela, geeentee… na boa, só na rede depois do almoço… rs

Ameeeeeiiiii a receita!!! Além de super fácil parece ser mto gostosa! Vou fazer hj no almoço para meu namorado….acho q ele vai amar!!! Só preciso dobrar a receita!!!…rsrsrsrs……Brigadaa…..Bejão

Boa tarde…. nem li as críticas todas… pq não precisa. Amooooo esse arroz e nunca fiz. Catei sua receita e vou fazer um jantar para minha big parentada.
Pergunta:::: Esta receita serve quantas pessoas????

Ah, a respeito do arroz arbóreo… pelo que sei ele é o arroz que se usa para risotos. Mas…. não sou cheff nem nada….

Parabéns pelo Blog… Amo cozinhar em casa e copio zilhões de receitas.

Você serviu acompanhando com o quê? Sinto vontade de fazê-lo, mas não sei com o que casá-lo. P.s: Seu blog me ajuda tanto, mas tanto na vida de cozinheira e mãe de recém-nascido! Está marcada em minha vida pra sempre, rs.

Beijocas!!!

Sabe que eu nunca tinha ouvido falar nessa receita. Há um tempo atrás, meu marido um dia comentou que era seu prato preferido nos restaurantes. Busquei na internet uma receita, sem nunca ter experimentado. Segundo ele, ficou maravilhoso! eu também gostei muito, apesar de não ter parâmetros para comparação. Desde então, já há mais de 6 anos, eu faço. Mas vou testar na semana que vem (num jantar com as amigas) a sua receita, esta noz moscada deve dar um toque bem especial… depois te conto! obrigada!!! Beijinhos.

Muito bom mesmo. Eu e minha família amamos arroz a piamontese. Agora não preciso mais pagar caro pra comer. Muito facinho de fazer. Meu filho de 2 anos e meio comeu e repetiu.

Olá, uma dica p esse arroz ficar ainda mais gostoso é colocar no lugar de requeijão cream cheese philadelphia, champignon e camarão, fica tipo um risoto de camarão á piamontese!
beijinhos!

Foi a única versão de receita que achei sem champignon e com arroz sem ser árboreo (…?…nem sei o que é isso!)… rs
Vou testar pq o orçamento é curto para inserir alguns ingredientes mais caros, apesar de que com eles deve ficar muito mais gostoso. hehe
Abraço. :)

Ótima a sua receita, utilizei todos os ingredientes mas nào fiz na panela, eu quis gratinar, então misturei todos os ingredientes, coloquei num refratário de vidro, cobri com parmesão ralado e levei ao forno para gratinar.
Não sei se ficou igualmente maravilhoso, mas como sou preguicosa… rss ficou muito bom.

As receitas são maravilhosas.
Mas gostaria de fazer uma pergunta sobre o inhoque de mandioquinha : o amido de milho pode ser substituído por outra farinha como por exemplo a de aveia, farinha de biomassa de banana verde, farinha de arroz…?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *