Gersal

Um tempero saudável e delicioso

Com toda a certeza você precisa incorporar o gersal no seu cardápio, esse tempero delicioso e saudável, feito com o gergelim e o sal marinho.

Então, separamos nesse post algumas informações para que você um pouco mais o gersal, seus benefícios e com o que ele pode ser servido.

Benefícios do gersal para a saúde

Certamente você já deve ter visto o gergelim ser utilizado como tempero na culinária japonesa, ou até mesmo como tempero para pães.

Mas, você conhece seus benefícios para a nossa saúde?

Por exemplo, ele é opção para acrescentar nutrientes a refeição, por conter alto teor de cálcio, além de proteínas, vitaminas fibras; minerais. E por que utilizar o sal marinho?

Porque além de possuir minerais importantes para a nossa saúde (como o iodo), ele também ajuda a regular a nossa pressão sanguínea. Um super tempero, não é mesmo?

Receita gersal

Gersal

Gersal

Um tempero simples, mas super gostoso e saudável

Ingredients

  • 50g de gergelim branco
  • 10g de gergelim preto
  • 1 colher de chá (rasa) de sal marinho

Instructions

    1. Primeiramente, toste em uma panela, em fogo baixo, o gergelim branco e o preto.
    2. Em seguida, quando eles já estiverem bem tostadinhos, adicione o sal marinho e misture bem.
    3. Então, retire do fogo e processe essa mistura no mixer (tomando cuidado para o pó da mistura não voar da panela) ou liquidificador.
    4. Por fim, quando estiver na textura de uma farinha grossa, prove para confirmar se a quantidade de sal está a seu gosto. Caso esteja, guarde em um pote fechado.

Notes

De fato o sal é uma delícia, mas tome cuidado para não exagerar na dose! A ideia aqui é deixar o gosto do gergelim ser o protagonista.

Como conservar o gersal?

Para que seu gersal dure por mais tempo, é importante seguir algumas dicas que separamos para você.

Antes de tudo, é importante guarda-lo em um pote de vidro, hermeticamente fechado e longe de fontes de luz.

Além disso, nossa sugestão é guarda-lo na geladeira, pois fora dela ele terá uma vida útil menor, em torno de uma semana.

Onde usar o gersal?

Por mais que os temperos clássicos, como o azeite, vinagre, sal e pimenta, sejam maravilhosos, separamos aqui algumas receitas nas quais você pode complementar com o gersal.

Em primeiro lugar, essa salada crocante de folhas ou até mesmo nessa salada caprese com parafuso.

Se bem que o gersal também fica incrível até mesmo com essa pipoca perfeita!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

23 comments on “Gersal”

Como assim?!? Gergelim é uma bomba??? O Gergelim é uma benção para saúde, isso sim.
A respeito do gersal, adorei a dica, fiz e aqui em
casa fez o maior sucesso!!! Parabéns

Será que se eu usar apenas o gergelim branco e sal, fica gostosinho tbm?
é que tenho em casa, e o preto é mais difícil de achar…
(e só eu em casa que gosto)

olá,depois q minha mãe sofreu um AVC todos me falaram para ela tomar o sumo do Gergelim preto… como faço isso??? :/ vou preparar o gersal e experimentar,bjsss

fácil assim … vou fazer com certeza !
um dia joguei gergelim preto na minha hortinha pra ver se acabava com umas formigas … elas não levaram todos , alguns brotaram e eu pude curtir a flor e colher as sementes :) recomendo ! semeie algumas e veja que delicadeza de flor

Eu adoro gersal!!!! Eu faço assim:
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo, depois de quente coloque 1/2 colher de sal marinho para dourar por mais ou menos 1min (só para tirar a umidade do sal). Reserve.
Coloque 1/2 xícara de gergelim branco em fogo baixo por mais ou menos 5 min., mexendo sempre, até dourar e começar a estourar as sementes como pipoca (não deixe queimar pra não amargar).
Ainda quente coloque num pilão junte o sal e triture com sicador deixando algumas sementes inteiras. Deixe esfriar e coloque em vidro seco feche bem e use sempre que quiser. É uma delicia, super saudável e nutritivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *