Feijão Tropeiro

Uma receita tradicional saborosa e com ótimo rendimento

Tenho certeza que esse feijão tropeira vai te conquistar na primeira garfada. Além de muito gostoso, tem um ótimo rendimento. Dessa forma, acabou se tornando uma ótima opção para aquelas refeições em família.

Portanto, nesse post traremos informações que ajudarão no preparo desse feijão delicioso.

A origem do feijão tropeiro

É provável que você já tenha ouvido falar que esse prato é típico de Minas Gerais, mas na verdade, é um prato que ficou muito conhecido em algumas cidades da região sudeste e centro-oeste.

Esse prato possivelmente recebeu esse nome em homenagem aos trabalhadores que transportavam mercadorias entre as regiões sudeste e centro – oeste, que também eram chamados, historicamente, de tropeiros.

Uma vez que as viagens eram longas, essas pessoas criaram diversas refeições que pudessem consumir ao longo desse tempo, sem estragar.

Dessa maneira, em suas paradas, começaram a misturar alguns ingredientes como o feijão quase sem molho, com pedaços de carne seca e toucinho, farinha de mandioca e a couve picada. E dessa maneira, surge a origem desse prato.

Receita Feijão Tropeiro

feijão tropeiro-naminhapanela
Yield: 8 porções

Feijão Tropeiro

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 50 minutes

Uma receita perfeita para refeições em família ou com amigos.

Ingredients

  • ½ kg de feijão carioquinha
  • 2 dentes de alho
  • 2 linguiças calabresas
  • ½ maço de couve
  • Farinha de mandioca
  • Azeite

Instructions

  1. Primeiramente, cozinhe o feijão na panela de pressão, colocando mais água do que costuma para a preparação de outros feijões.
  2. Então, deixe ele cozinhar pelo tempo necessário para que fique macio, mas com a textura consistente. Assim que estiver pronto, escorra o feijão e reserve.
  3. Em seguida, em uma panela grande, refogue os dentes de alho no azeite e junte as linguiças cortadas em pedaços pequenos. Deixe fritar em fogo baixo.
  4. Assim que as linguiças estiverem bem fritas, adicione a couve cortada em fatias bem fininhas. Depois disso, tampe a panela para abafar a couve, para que fique bem macia e cozida.
  5. Por último, coloque o feijão na panela e vá jogando a farinha de mandioca aos poucos, misturando bem e sentindo o ponto certo. O objetivo é que a mistura não fique muito seca.
  6. Desse modo, misture os ingredientes por mais ou menos 5 minutos, com o fogo baixo, para a farinha de mandioca fritar um pouco.

Notes

Ainda que essa receita fique uma delícia como apresentamos,
você pode acrescentar bacon em pedaços, no mesmo momento que estiver fritando a linguiça.

Além disso, você pode colocar um pouquinho de sal na hora de cozinhar o feijão mas eu não achei necessário.



Cuidados no preparo do feijão

De fato, essa é uma receita simples. Por outro lado, indicamos que você fique atento com alguns cuidados no preparo do seu feijão, como por exemplo:

  • Antes de tudo, deixe o seu feijão de molho por algumas horas. Por aqui, costumamos deixar 12 horas. Isso sem dúvida ajudará na digestão, já que ajuda a eliminar os anti nutrientes do feijão;
  • Além disso, lembre de descartar completamente a água onde deixou o feijão de molho e logo após, lave seus grãos antes de cozinhar;
  • Da mesma maneira recomendamos que antes de tampar a panela, deixe seu feijão ferver e nesse meio tempo vá retire a espuma que será criada durante o cozimento. Sem dúvida isso também vai ajudar bastante na digestão.
  • Por último, se atente ao tempo de cozimento. Certamente queremos os grãos cozidos, porém firmes.

Outras receitas diferentes com feijão

Inegavelmente, o feijão é um dos queridinhos dos brasileiros. Por isso, separamos mais algumas receitas com esse ingrediente super versátil e gostoso que sem dúvida vão fazer você se deliciar..

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

6 comments on “Feijão Tropeiro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *