lombinho à mineira

se tem uma coisa q minha mãe faz que não tem quem não coma, é o tal do lombinho à mineira… até eu q sempre fujo da carne de porco não resisto quando ela faz essa delícia e é lógico que eu peguei a receita para passar para vocês…

de tão gostoso que fica imaginava logo que era algo super complicado, então lá fui eu com um bloquinho pra cozinha para anotar tudinho que mamis fazia… ela começou um dia antes tirando o pedaço de carne do congelador para ele pudesse descongelar bem devagar na geladeira.

no dia seguinte ela fez pequenos furos com uma faca na carne inteira e temperou com bastante, bastante limão.  foram mais ou menos 2k de lombinho, temperados com 3 limões e 1 colher de chá de alho picado e uma boa pitada de sal. o tempero já é feito na assadeira que vai ao forno, e agora vc vai deixar descansando na geladeira por mais ou menos umas 4h (de preferência embalado em papel filme para não deixar cheiro na geladeira, nem ele pegar gosto de nada que você não queira).

então você vai pré aquecer o forno, colocar 1 dedo de água no tabuleiro e levar ao forno já bem quente em temperatura média. o único segredo é não deixar a água secar e ir regando de vez em quando.depois de mais ou menos 2h no forno ele vai começar a ficar mais moreninho por cima, aí chegou a hora de você virar a peça para que ele possa dourar embaixo também… e tá pronto minha gente, é isso mesmo, só isso…

ok, não é uma receita super rápida, mas ninguém pode dizer que dá um trabalhão danado…e tenho certeza que na primeira garfada você vai perceber que valeu bastante a pena e vai ganhar altos elogios…

ahhh não jogue fora o molho que fica no tabuleiro não, ele é perfeito para regar a carne, você pode colocar o tabuleiro em cima de uma das bocas do fogão e deixar ele engrossar um pouquinho e se ainda quiser jogar umas cebolas picadas para dar um toque a mais…

e a próxima receita vai ser tutú. vcs sabem o que é? é o acompanhamento perfeito para essa deliciosa carne…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

5 comments on “lombinho à mineira”

Meninas,
esse lombinho é tão gostoso, tão gostoso q até eu q não como carne de porco come e repito :-P
concordo totalmente com a Juju, tem q ser bem molhadinho para desmanchar na boca.
Lili,
vou te mandar um email.

Hummmm, tenho um pedaço na geladeira, vou fazer desse jeitinho com certeza. To com água na boca aqui.

Agora vc me tira uma dúvida?
Eu vi aquela sua receita de “Sonho salgado” e me deu água na bocaaa aquela Carne Assada. Vc fez ela daquele mesmo jeito com vinho e bacon ou foi na panela de pressão? Sou loucaa pra aprender a fazer carne assada na panela de pressão com batata, mas não sei fazer. Ja tentei mas ficou uma porcaria rs ( a batata desmanchou, a carne ficou branca rrs), se foi na panela de pressão, posso abusar e pedir pra vc postar a receita ou simplesmente me enviar por e-mail??

Muito Obrigada!

Beijosss!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *