O que comer na Alemanha?

Está com viagem marcada e não sabe o que comer na Alemanha? Nós te ajudamos. Nessa lista, vamos te contar não só os pratos típicos que você não pode deixar de provar, mas também daremos dicas de onde beber as melhores cervejas.

E o melhor, vamos compartilhar dicas de 4 cidades que passamos para você ter diversas opções e preparar o seu roteiro sem erros.

O que não deixar de comer na Alemanha?

A culinária alemã é, certamente, bastante característica. Com pratos típicos bastante conhecidos, se você gosta de embutidos e carne de porco, é provável que vá adorar!

Mas para não perder nada, preparamos uma lista das comidas que você precisa experimentar, como por exemplo:

Joelho de porco

Com toda a certeza, é um dos pratos mais típicos e conhecidos pelo mundo. Chamado de Eisbein, o joelho de porco pode ser encontrado com a pele crocante, assim como com ela apenas cozida. Confessamos que a primeira versão nos agradou mais;

Salsichas

Possivelmente, também é uma das primeiras coisas que vem a sua mente quando falamos de culinária alemã. Chamada de würst pode ser encontrada com diferentes tipos de carne e formatos. Sem dúvida, nossa versão favorita a currywürst servida com um molho de catchup com curry e batatas fritas. Provem, é delicioso.

Schnitzel

Nada mais é do que uma carne à milanesa servida perfeitamente. Geralmente são bifes finos e gigantes. Além disso, podem ser de diferentes tipos de carne, como por exemplo, vitela, porco além de ser possível encontra na versão de frango também;

Pretzel

Além da versão adocicada, que acabou se tornando moda aqui no Brasil, há também a versão salgada. É bem comum ser vendido nos biergärtens para acompanhar as cervejas. Mas já aviso logo, não curtimos muito não, achamos seco demais!

Chucrute

Chamado de Sauerkraut, o chucrute nada mais é do que uma salada de repolho fermentado. Se você nunca comeu, pode estranhar um pouco o sabor bastante característico, mas sem dúvida é um dos acompanhamentos mais tradicionais;

Kebab

Calma, você não leu errado. E sim, o kebab não é alemão. Mas vai por mim, você vai achar diversos restaurantes vendendo essa delícia. E foi em Berlim que comi o melhor que já provei na vida;

Flammkuchen

Cansou de tantos embutidos e carnes? Aposte nessa massa bem fininha, que lembra uma pizza, porém no lugar do queijo leva creme fraiche e diferentes recheios. Mas a versão mais original leva bacon, cebolas e o creme;

Berliner

O pão doce lembra muito o nosso sonho, porém o recheio fica por dentro do pão. Existem opções com diversos sabores, até mesmo variando de acordo com a estação do ano. Uma ótima pedida pra começar o dia;

Strudel

É provável que você também já conheça essa sobremesa tipicamente alemã (mas inventada na Áustria) que é feita de massa folhada e maçãs.

Mais delícias para provar na Alemanha

Sem dúvida os pães alemãs são uma delícia. Por isso, não deixe de visitar as padarias típicas. Além disso, você vai encontrar diversas opções de acompanhamentos feitos com batatas, desde saladas à bolinhos, e claro, as versões fritas. Caso esteja muito frio, não deixe de experimentar o goulash.

Outra coisa, os chocolates também são uma delícia. E não posso deixar de falar das mostardas MARAVILHOSAS.

O que beber na Alemanha?

Vai ser difícil não falarmos de cerveja por aqui. Nas 3 vezes que estivemos no país pudemos explorar bastante a tradição cervejeira alemã.

Se você ainda não conhece, saiba que existe a lei da pureza alemã, que dita que as cervejas devem conter somente água, malte e lúpulo. Se você ama os estilos Weiss, German Pilsner, Munich Helles, Altbier, Kölsch, certamente vai aproveitar bastante as inúmeras cervejarias tradicionais, assim como biergärtens espalhados pela cidade.

Mas, fique sabendo, que hoje em dia já é possível encontrar outros estilos de cerveja. Por exemplo, em nossa ida a Munique pudemos experimentar uma versão de IPA na tradicional cervejaria Paulaner.

Onde comer e beber em Berlim

Antes de mais nada gostaria de dizer que Berlim é uma cidade deliciosa para se visitar. E certamente, uma das maiores cidades da Alemanha. Sem dúvida, você consegue fazer um roteiro intenso de pontos turísticos de museus que não pode deixar de conferir.

Em relação a comida e bebida não seria diferente. São diversas opções espalhadas pela cidades que vão desde locais tradicionais como também bares e restaurantes mais modernos. Além disso, fique sabendo que Berlim é conhecida como uma das capitais mais veganas do planeta.

Beber cerveja em Berlim

Se você quer começar pelos clássicos, te indico começar pela Hofbräu Wirtshaus Berlin, um restaurante gigantesco onde você não só vai beber canecas gigantes de cerveja, como também vai experimentar comidas típicas alemãs.

O que comer na Alemanha
Em Berlim você vai beber tanto as receitas clássicas, como também alguns outros tipos que fogem da lei da pureza alemã, como IPA.

Além da famosa HB, indicamos também:

Onde comer em Berlim

  • Para beber bons cafés, indico o Silo Café, o Elemenza Coffee Roasters e o Coffee & Cookies;
  • Aos domingos, uma feira deliciosa acontece no Mauerpark. Lá, além de encontrar uma feira de antiguidades vai poder aproveitar as barracas de comidas e bebidas;
  • Se você ama hambúrguer, precisa incluir o Burgermeister. Super famoso (e delicioso) fica bem pertinho do parque onde estão os pedaços do muro que sobraram;
  • Para comer o famoso currywürst aposte no Curry 36, com vários pontos na cidade vai oferecer uma comidinha rápida e com preço honesto;
  • E o melhor Kebab da vida (e arrisco dizer, um dos melhores sanduíches que já comi), conseguimos no Bagdad, um restaurante que você pode nem dar atenção se passar na frente, mas que é delicioso.

Onde comer e beber em Munique

É provável que você conheça Munique por causa do seu evento mais importante: a Oktoberfest. Nós não nos arriscamos (ainda) a pegar a cidade lotada para conferir a festa, mas arrisco dizer que você vai aproveitar bastante a cidade mesmo fora dessa data.

Sem dúvida, uma das minhas cidades favoritas na Alemanha. E nós temos super dicas para você aproveitar, assim como nós!

O que comer na Alemanha
Em Munique você vai poder fazer um tour entre as cervejarias mais clássicas da Alemanha.

Tanto para aproveitar as cervejas mais clássicas como para experimentar a culinária típica, indicamos os seguintes lugares:

E não deixe de passar no Biergarten Viktualienmarkt, uma super praça onde você vai encontrar restaurantes e barraquinhas de comida e cerveja.

O que comer na Alemanha
Na Viktualienmarkt você vai encontrar um grande biergarten com diversas opções de comida e bebida.

Colonia e Dusselford: a história por trás das cervejas Altbier e Kolsh

Se você é um apreciador de cerveja, é provável que já conheça a rivalidade entre as cidades onde se produzem a Atbier e a Kölsch.

Antes de mais nada é importante você saber que ambas são cidades com menos atrações turísticas, por isso, na minha opinião, 1 dia para cada uma já será suficiente para você tirar a prova e decidir, afinal, qual dos 2 tipos de cerveja é o melhor.

O que comer e beber em Colonia

Sem dúvida, entre as 2 cidades foi a minha favorita. Aqui, você vai beber a cerveja tipo Kölsch, que é caracterizada por ter fermentação alta, ao mesmo tempo que é super leve e deve ser consumida fresca (ou seja, após alguns dias depois de finalizar a fermentação).

Deixo aqui algumas dicas para montar seu roteiro gastronômico pela cidade:

  • Para beber a tradicional Kölsch indicamos o Brauhaus Em Kölsche Boor, Peters Brauhaus, Hellers Volksgarten (principalmente se o dia estiver bonito e menos frio), Früh e Max Stark. Em todos os lugares, além da cerveja, você pode aproveitar também a culinária local;
  • Ama uma friturinha? Teste o Frittenwerk;
  • Quer começar o dia com um super café da manhã? Inclua o ST. LOUIS Café que possui porções ENORMES que vão te deixar saciado para encarar uma super caminhada pela cidade;
  • Mas se quer dar um tempo de comidas pesadas, nós amamos o Rich N Greens com seus bowls e burritos deliciosos e super frescos.

Museu do chocolate em Colonia

Mas Colonia não tem só cerveja e comida alemã para você se deliciar. Que tal visitar o museu da chocolate da Lindt? Um passeio rapidinho mas divertido onde você ainda vai comer alguns chocolatinhos de graça! No site deles você pode conferir os valores e horários de funcionamento.

O que comer e beber em Dusseldorf

Assim como Colonia, essa é uma cidade onde os pontos turísticos ficam mais concentrados, e 1 dia inteiro por aqui já devem bastar para você conhecer um pouco de tudo. Aqui, você vai experimentar a Altibier, que continua sendo uma cerveja leve, mas mais maltada.

Confira abaixo algumas indicações de lugares para você conhecer:

  • Uerige Hausbrauerei: Quer beber a autêntica Altibier, vá nesse bar. Quando fomos, em Maio, demos sorte de participar de um evento na área externa com shows de jazz e foi delicioso. No local você também pode comer comida típica alemã;
  • Holy Craft Beer Bar: Buscando mais variedade de cerveja, além das clássicas? Esse bar pode ser uma ótima opção pra você!
  • HeimWerk Altstadt: Sem dúvida uma das maiores surpresas da nossa última viagem. Comida deliciosa, atendimento perfeito e preço super justo.

Devo dar gorjeta na Alemanha?

Em todos os lugares que passamos, a cobrança de um percentual extra para o atendimento não existe. Na verdade, o que soubemos é que o mais normal é arredondar a conta para e que não há um percentual mínimo indicado para a gorjeta.

Só fique ligado, já que ao fazer isso no cartão, o valor pode acabar não sendo direcionado para o garçom. Por isso, sempre confirme ou então, dê o valor em dinheiro.

Mais dicas para uma viagem para a Alemanha

  • Transporte: Uma das coisas que mais chamou nossa atenção na 1ª viagem para a Alemanha foi que não há necessidade de validar seu ticket de transporte nas estações ou trams e ônibus. Mas é essencial que chegando na cidade você compre o passe que mais se adeque ao seu tipo de viagem, e valide o mesmo. Isso porque, você pode ser parado por um fiscal para conferência e caso não esteja com seu ticket válido pode levar uma super multa;
  • Câmbio: Desde a nossa 1ª ida ao país já era comum diversos lugares aceitarem pagamento somente em cartão. Nossa sugestão é abrir uma conta em um desses bancos internacionais (até porque o câmbio é mais favorável) e levar somente uma pequena quantia em éspecie;
  • Deslocamento entre cidades: Todas as vezes que fomos para a Alemanha nos deslocamos de trem entre as cidades. Mas, se você quer realmente economizar e não liga de ficar mais tempo no percurso, confira as opções de trem. Em relação a avião, pode sim ser uma opção interessante de ser conferida, mas calcule o tempo extra de deslocamento e burocracia normais em qualquer aeroporto;
  • Idioma: Se você não fala alemão, relaxa! Em todos os lugares que fomos sempre conseguimos nos comunicar com o inglês. E foi bastante fácil entender quando eles falavam a língua também. Mas, por cortesia, sempre tentamos aprender algumas expressões básicas como bom dia, boa noite, obrigada, por favor e desculpa! Vai por mim, isso faz toda a diferença.

Mais dicas de viagem

Loja naminhapanela

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *