Receitas na air fryer

Nossa lista de receitas na air fryer vai trazer ainda mais variedade, sabor e praticidade para o seu dia a dia. Tenho certeza, que nossas sugestões vão te inspirar a variar no cardápio e preparar verdadeiras delícias.

Como usar a air fryer

Se você já tem uma air fryer é provável que já seja apaixonado. Se ainda está na dúvida, posso afirmar, sem dúvida, que é uma comodidade que vale o investimento.

Antes de mais nada é importante saber que há opções para todos os bolsos. As versões menores e com termostado e timer manuais, possivelmente serão as mais em conta. Em compensação, as versões maiores e com visor digital podem ser mais caras. Clique aqui e confira alguns valores.

Mas antes de decidir qual comprar, deixa eu te contar qual a mágica envolvida nesse equipamento, já que ela não é milagrosa.

Como funciona o sistema da air fryer?

Para cozinhar os alimentos, a air fryer utiliza um elemento de aquecimento, assim como um ventilador interno. Dessa maneira, o ar quente circula em alta velocidade, cozinhando de forma muito parecida a um forno de convecção.

Dessa forma, é possível que o alimento crie uma crosta crocante e dourada, mas sem perder a umidade e deixar de suculento. Ao mesmo tempo, o ar quente fica bastante concentrado em um espaço bem menor do que o de um forno, por exemplo. Dessa maneira, o processo de cozimento também acaba sendo mais rápido.

Agora que você entendeu como funciona confira algumas dicas de como usar a air fryer sem erros:

  • Pré aqueça a air fryer antes de colocar os alimentos: A maioria dos aparelhos conta com luzes que avisam quando o seu equipamento está pronto para uso. Geralmente 5 minutos são mais do que suficientes para que haja o aquecimento;
  • Não exagere na gordura: Sim, é possível preparar alimentos sem adicionar nenhuma gordura. Mas, sinceramente? Nem sempre o resultado é tão bom. Dessa maneira, nossa dica é besuntar o alimento seja com azeite como manteiga, em quantidades pequenas e só então levar para cozinhar;
  • Mexa ou vire os alimentos durante o cozimento: Isso, com toda a certeza, vai ajudar a garantir que eles cozinhem por igual.

Ou seja, se você quer um aliado para preparos mais rápidos, é uma excelente opção.

O que pode ser feito em uma air fryer?

Sem dúvida nenhuma, você pode preparar uma variedade de pratos, como batatas fritas, frango, peixe, legumes e até mesmo sobremesas.

Da mesma forma, você pode usar sua fritadeira para gratinar e assar massas, como bolos e tortas.

O que não pode ser feito na air fryer?

É bem verdade que dá pra fazer quase tudo na sua “fritadeira sem óleo“, mas sem dúvida cozinhar por imersão não é uma boa. Ou seja, nada de cozinhar molhos, arroz, feijão e macarrão.

Além disso, não é recomendado aquecer alimentos que possam concentrar altas temperaturas em seu interior e estourar, como o ovo com casca, por exemplo.

Dá para cozinhar ovo, abrindo o mesmo e colocando em uma tigela untada com um pouco de azeite. Mas é importante tomar cuidado com a temperatura, para a gema não estourar.

Outra dica importante é sobre os refratários e embalagens. Não é possível utilizar plástico, isopor, papelão ou madeira. Em relação a papel, o ideal é usar somente os que especificam que podem ser utilizados dessa forma.

Receitas para airfryer salgadas

Batata rústica

É provável que uma das primeiras receitas que você testou na sua fritadeira foi a batata frita. E sim, é uma ótima forma de preparar a batata. Aqui ensinamos alguns truques e dicas de pontos.

Batata rústica na airfryer

Dadinho de tapioca

Dependendo do ponto da sua massa, pode ser que ele perca um pouco o formato, mas eu te garanto, é uma ótima forma de fugir da fritura por imersão. E você não precisa mudar nada no modo de preparo, basta pré aquecer bem a sua fritadeira antes levar para cozinhar.

Dadinho de tapioca na airfryer

Pão de queijo

Outra receita para fazer sem medo. Fica pronta super rápido e forma uma casquinha super crocante.

Pão de queijo fácil

Nuggets caseiros

Sem dúvida nenhuma você vai amar preparar nuggets em casa. Fica muito mais gostoso e nessa versão, ainda fica MUITO nutritivo.

Hambúrguer caseiro

Dá pra fazer hambúrguer e você vai amar o quanto fica suculento e gostoso. Por aqui, é a nossa opção para os dias mais corridos.

Pizza perfeita

Vai por mim, assim como essa pizza fica ótima na frigideira, na air fryer ela também fica perfeita. E como a massa é fácil de trabalhar, você nem vai ter trabalho para organizar no seu cesto.

pizza na airfryer

Pão de alho

AMA pão de alho, mas não tem uma churrasqueira dentro de casa? Eu tenho certeza que você vai amar o gratinadinho que vai se formar no seu pão.

Pão de alho no forno

Peixe empanado

E esse peixe fica uma delícia não só como refeição principal, como também para petiscar.

Filé de peixe empanado

Espetinho de carne

Não tem churrasqueira em casa? Sem problemas, você certamente vai se surpreender com o resultado desse espetinho feito na air fryer. Isso porque fica suculento e delicioso como deve ser.

espetinho na airfryer

Frango crocante

Confesso que preparar carnes, como frango, bifes e peixes é uma das minhas funções favoritas. Isso porque, geralmente consigo resultados suculentos e deliciosos, que nem sempre fazendo no forno consigo. Esse frango empanado fica crocante por fora e super suculento por dentro. Simplesmente perfeito.

Receitas para airfryer doces

Da mesma maneira que você prepara diversas receitas salgadas, ela também é ótima para preparos doces, como por exemplo:

Petit Gateau de doce de leite

Justamente por causa do controle de temperatura, fazer petit gateau é uma ótima pedida. Em poucos minutos você conseguirá um bolinho cozido por fora e cremoso por dentro, exatamente como deve ser.

Romeu e Julieta cremoso

Assar o creme de queijo, base dessa sobremesa, certamente vai ser mais rápido se você usar sua fritadeira. E eu tenho certeza que você vai amar esse doce simples e delicioso.

sobremesa romeu e julieta

Cocada cremosa

Outra receita que inegavelmente você consegue fazer sua air fryer. Cremosa, deliciosa e fácil de fazer.

Cocada cremosa de forno

Churros

Se você sempre achou que churros só frito eu tenho que informar que não, dá pra fazer assado e vai ficar PERFEITO.

Bolo de nutella

Da mesma maneira que você prepara um bolinho no micro-ondas você pode sim assar na sua fritadeira. E esse bolinho super simples é cheio de sabor e na medida certa para matar aquela vontade de comer um doce.

bolo de caneca de nutella na airfryer

Rabanada

É isso mesmo! Você vai preparar uma rabanada deliciosa crocante por fora e cremosa por dentro. E claro, sem precisar de um montão de óleo.

Rabanada de doce de leite

Receitas saudáveis na air fryer

É provável que ao preparar suas receitas mais saudáveis você pense que usar a air fryer pode ser uma boa opção, afinal, você vai poder preparar suas refeições sem precisar de tanta gordura, não é mesmo?

E sim, realmente é possível diminuir bastante a quantidade de óleo, azeite ou outros tipos de gordura optando por esse modo de preparo.

Confira então, a lista de receitas saudáveis que você pode testar:

Confira todos os nossos especiais de receitas!

Quer mais ideias sobre como variar no cardápio? Nós temos mais de 30 seleção de receitas por temas e datas comemorativas. Certamente você vai poder se inspirar ainda mais para preparar suas refeições do dia a dia.

Confira agora mesmo clicando aqui!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *