Macarrão carbonara

Curso + Saudável em 4 semanas

Sem dúvida você já experimentou o macarrão carbonara e pensou como pode algo tão simples ser tão gostoso. Ao mesmo tempo, pode ter ficado com receio de fazer em casa por causa do ovo.

Mas confira esse artigo super completo para fazer um carbonara delicioso e sem erros.

Macarrão carbonara
Delicioso, cremoso e MUITO fácil de fazer. Esse carbonara é a opção perfeita para variar no cardápio do dia a dia.

Como fazer carbonara?

Carbonara é um molho tipicamente italiano que acompanha geralmente macarrão. Feito, basicamente, de bacon ou pancetta, ovos e queijo, traz um sabor delicioso e textura aveludada.

Tem um preparo super rápido, onde seu sabor vem, principalmente, da escolha de bons ingredientes.

Geralmente, o preparo do carbonara é feito fora do fogo e a mistura é adicionada ao macarrão já pronto na hora de servir.

Melhor macarrão para carbonara

É provável, que na maioria das vezes você encontre esse prato sendo servido com o espaguete. Uma massa fina, de grano duro e que pode ser comprada em diferentes espessuras.

Para esse preparo indicamos o número 8, mas, na verdade, você pode optar pelo tamanho que preferir.

De qualquer forma, esse tipo de preparo é bastante versátil, e mesmo ficando melhor com a massa mais fina, também pode ser servido com fettuccine e é possível encontrar versões até mesmo com massas curtas, como o penne por exemplo.

Para conferir mais dicas sobre tipos de macarrão, clique aqui.

Quanto tempo dura o carbonara na geladeira?

Como falei anteriormente, certamente esse é um tipo de preparo que para ficar no ponto perfeito, deve ser servido assim que ficar pronto. Mas, a gente sabe que nem sempre é possível não é mesmo.

Dessa forma, é possível armazenar na geladeira e servir em até 2 dias. Porém, lembre que isso vai alterar não só a textura, como também o sabor.

Dicas para fazer carbonara

Por mais simples que essa receita pareça, é importante ficar atento a algumas dicas, como por exemplo:

  • Bacon ou pancetta: Originalmente, essa receita é feita com pancetta. Como não é ingrediente tão simples de encontrar por aqui, é possível trocar por bacon sem problemas. Mas, é importante você buscar um pedaço com bastante carne;
  • Corte em cubos pequenos: Vai dar errado se o bacon tiver grandão? Não, mas vamos combinar que a experiência não fica tão boa. Por isso, corte sua carne em pedaços pequenos;
  • A escolha do queijo: Como falei anteriormente, o queijo faz parte da base do carbonara. Por isso, escolher um bom queijo é essencial. Não só por sabor. O queijo, junto com a gema, vai ajudar a deixar seu macarrão cremoso;
  • Ovos caipiras: Pode parecer um detalhe bobo, mas eu te garanto que não é. Os ovos caipiras geralmente terem a gema mais laranja e além disso, também tem mais sabor que ovos de granja;
  • Faça seu molho fora do fogo: Sem dúvida, um dos erros mais comuns na hora de fazer carbonara é juntar os ovos na frigideira quente. Isso faz com que os ovos coagulem, deixando uns pedacinhos no seu macarrão. Isso não quer dizer que você não pode comer, ok? Mas, certamente não é textura que se busca nesse preparo. Para evitar que isso aconteça, siga exatamente o modo de preparo como vamos explicar.

Aprenda como fazer macarrão carbonara

Macarrão carbonara
Yield: 2 porções

Macarrão carbonara

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 5 minutes
Total Time: 5 minutes

Delicioso e muito fácil de fazer, esse macarrão carbonara é a receita perfeita para variar no cardápio sem ter muito trabalho.

Ingredients

  • 1 colher de sopa de de azeite;
  • 100 g de bacon;
  • 2 ovos;
  • 40 g de queijo parmesão;
  • sal e pimenta a gosto;
  • 200 g de macarrão.

Instructions

  1. Comece cortando o bacon em cubos pequenos e leve para uma frigideira, junto com o azeite. Em fogo baixo, deixe fritar bem até ficar crocante;
  2. Enquanto isso, cozinhe o macarrão conforme orientações da embalagem - ver notas;
  3. Quando faltar poucos minutos para sua massa ficar pronta, em uma tigela, misture os ovos com o queijo e, aos poucos, adicione até 2 conchas da água do cozimento do macarrão;
  4. Quando o macarrão estiver pronto, jogue sua massa na frigideira com o bacon e, por fim, adicione a mistura de ovos e queijo;
  5. Misture bem para o molho incorporar à massa e emulsificar bem, ficando bem cremoso;
  6. Finalize acertando o sal e adicionando pimenta do reino a gosto.

Notes

  • Escolha uma boa massa de grano duro. Certamente vai fazer toda a diferença no resultado final.
  • O bacon, pode demorar um pouco para chegar no ponto. Caso seja a primeira vez fazendo essa receita temos 2 dicas: usar o bacon em fatias, que frita muito mais rápido, ou então, preparar o bacon antes e antes de finalizar a massa apenas aquecer um pouco para a gordura estar bem líquida.

Mais receitas clássicas com macarrão

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Macarrão carbonara
Loja naminhapanela

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *